Página 60 de 68

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 21 abr 2024, 13:06
por Nonnus
Eu não tenho nada apontar ao concessionário, alias são 5 estrelas. Ainda ontem quando cheguei para ir buscar o carro estava lavado e aspirado, coisa que não tinham de fazer porque na realidade o carro apenas lá esteve estacionado a espera que a Nissan o fosse buscar.

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 22 abr 2024, 23:35
por telelecas
Muito interessante este diário de bordo do leaf, pena a situação da troca de bateria não esteja a correr bem, mas muita informação útil :)

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 03 mai 2024, 15:50
por Carlos1957
Não sei se será verdade o só haver três oficinas para mudar as baterias, fez em Março um ano a bateria do meu tekna 30 kwh 2016 foi substituída dum dia para o outro, com carro de cortesia Qashqai, na Litocar da Guarda

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 08 mai 2024, 17:06
por fabiolamas
Boa tarde, tenho acompanhado a evolução(ou estagnação), deste problema, e outros similares que andam por aqui...e agora estou com o mesmo problema (mais ou menos), o meu leaf está com 157.700kms e faz 8 anos no próximo dia 24 de junho, neste momento está com 67.11 de SOH, e deverá morrer na praia...
Alguém que tenho conseguido ter garantia nestas circunstâncias??

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 08 mai 2024, 22:17
por Nonnus
Enquanto não cair a barra a Nissan não torna o carro elegível para troca da bateria ao abrigo da garantia. Se a barra cair depois dos 160000km, ou dos 8 anos a Nissan vai-se esquivar.

O administrador deste forum conseguiu há muitos anos (Leaf de 24) com que a Nissan paga-se metade da bateria depois do carro já ter ultrapassado os limites da garantia, mas isso foi numa altura em que a Nissan não tinha tantos casos de avarias como agora.

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 08 mai 2024, 22:41
por fabiolamas
Para dizer a verdade, acho estranho ainda não existir uma ação internacional sobre este tema, as baterias morrem muito perto do prazo de validade, umas ligeiramente antes, outras ligeiramente depois... Isto é mais certo do que o prazo de validade dos iogurtes!

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 09 mai 2024, 12:08
por fabiolamas
Eu estive ontem no concessionário, onde me disseram exatamente o que já aqui foi referido, ou cai a 9ª, ou não há nada a fazer ... O responsável pela garantia disse-me também, que têm 6 ou 7 carros à espera de solução há cerca de um ano!

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 09 mai 2024, 13:49
por frankesousa
fabiolamas Escreveu: 09 mai 2024, 12:08 Eu estive ontem no concessionário, onde me disseram exatamente o que já aqui foi referido, ou cai a 9ª, ou não há nada a fazer ... O responsável pela garantia disse-me também, que têm 6 ou 7 carros à espera de solução há cerca de um ano!
o Teu carro para além do SOH baixo já apresenta algum dos sintomas aqui relatados neste DB bem como no meu (viewtopic.php?f=56&t=7220&start=210#p153184) em que a % de bateria cai abruptamente nas subidas e recupera depois na próxima descida?

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 14 mai 2024, 19:42
por fabiolamas
frankesousa Escreveu: 09 mai 2024, 13:49
fabiolamas Escreveu: 09 mai 2024, 12:08 Eu estive ontem no concessionário, onde me disseram exatamente o que já aqui foi referido, ou cai a 9ª, ou não há nada a fazer ... O responsável pela garantia disse-me também, que têm 6 ou 7 carros à espera de solução há cerca de um ano!
o Teu carro para além do SOH baixo já apresenta algum dos sintomas aqui relatados neste DB bem como no meu (viewtopic.php?f=56&t=7220&start=210#p153184) em que a % de bateria cai abruptamente nas subidas e recupera depois na próxima descida?
Boas, o meu ainda não faz isso, ele consome MUITO nas subidas, mas não recupera nada de fora do normal...

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 09 jun 2024, 16:33
por Nonnus
Hoje foi dia de um novo teste a autonomia do Leaf.

Quem tem andado com o carro nestas últimas semanas tenho sido eu a fazer casa - trabalho - casa e tenho feito a semana toda e ainda me sobra cerca de 40%. O que me levou a pensar que possivelmente com estas temperaturas o carro conseguia fazer casa - trabalho - casa com a minha mulher.

Hoje fomos testar fazer os 50km dentro dos limites de velocidade.

Na ida apenas gastou 20% e o máximo que vi de diferença entre células foi 213mV. Na vinda gastou cerca de 30% e houve uma diferença de 380mV.

Quando chegamos a minha mulher disse-me que queria ver o comportamento do carro abaixo dos 50% então fizemos mais 14km. Aqui chegou haver uma diferença 525mV e chegamos a casa com 17% com uma diferença de 317mv entre células.

Conclusão, fizemos ~64km. Com uma temperatura ambiente de 22º as células degradadas não perdem tanta energia e consegue-se usar o carro a velocidades normais para cerca de 70km.