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Re: ID 3 (1st)

Enviado: 09 out 2020, 23:03
por mjr
O preço é o fator principal sem dúvida.

Mas a principal desvantagem dos travões de tambor é que pelo facto de ser um sistema fechado a dissipação de energia é mais lenta. Isso significa que após várias travagens fortes seguidas ou a descer uma montanha estes possam sobreaquecer e perder poder de travagem (bastante) mais facilmente que os travões de disco. O que a VW diz sobre o facto de os elétricos não terem tanto esse problema é absolutamente verdade, a prova disso é que a maior parte dos VEs fazem bem mais de 100k km com os calços dos travões de disco como novos. O meu Leaf 24 tem quase 170k e os calços estão muito longe de necessitar ser substituídos e o Leaf 24 nem sequer tem grande poder de regeneração como os VEs mais recentes!

Eu não me importaria nada em no eixo traseiro ter travões de tambor num carro onde a regeneração é realizada nesse eixo. Ou seja, 99% das vezes, mesmo em descidas acentuadas, todo o trabalho de desaceleração será realizado pelo motor e não pelos tambores. Quando for necessário travar a sério eles estarão bem fresquinhos e com a performance máxima.

Além disso o que o Bruno disse é bem verdade, nas travagens de emergência o trabalho é todo dos travões da frente. Quem anda de bicicleta percebe facilmente porquê.

Re: ID 3 (1st)

Enviado: 10 out 2020, 09:23
por Nerusonu
BrunoAlves Escreveu: 09 out 2020, 20:26 Em relação à travagem e aos tambores, não discutindo que os discos são melhores, numa travagem a fundo grande parte da massa do carro desloca-se para a frente. À frente é que é necessário excelente poder de travagem. Honestamente este celeuma todo com os travões de tambor atrás não me faz grande sentido.
Na larga maioria dos carros menos desportivos (sobretudo ICE onde a relação de peso é muito maior para a frente) acredito que ter discos atrás é puramente estético.

Quando surgirem os testes de segurança essa dúvida deve ser dissipada.
Acho que o fully charged vai levar o ID3 para uma pista, logo se tirara as conclusões

Re: ID 3 (1st)

Enviado: 10 out 2020, 11:23
por Nonnus
Eu levantei esta questão dos travões de tambor porque parece-me a mim que é um retrocesso, é usar uma tecnologia ultrapassada num carro recente. Por exemplo, os carros a combustão que hoje em dia trazem tambor atrás são os carros lowcost (clios, Micras etc), carros com 900cc e 3 cilindros que não são conhecidos pelas suas performances, mas sim pela sua utilidade no dia a dia. Neste caso até posso aceitar o uso dos tambores. Tirando estes exemplos que dei, a maioria dos carros a combustão têm discos as quatro rodas, penso que as marcas não andam enganadas a dotar os carros com este sistema de travagem. Como já foi dito, e eu até aceito essa explicação, no caso do id3 o motor esta no eixo traseiro o mesmo local onde se encontram os tambores, mas estamos a falar de um carro elétrico que tem uma massa muito maior que um carro a combustão das mesmas dimensões e com 200cv, que pode levar alguns a querer em certas ocasiões tirar proveito dessa performance. O que pode acontecer, como também já foi escrito, é que a certa altura os travões atrás deixem de ser eficazes nestas condições. Podem dizer, mas desde quando é que o id3 é um carro para essas aventuras! Ter um carro com 200cv e não poder tirar proveito dele em certas ocasiões deve ser frustrante (digo eu!).

Se me perguntarem se era isso que me fazia não comprar um id3. Eu respondo, não, não era porque o carro tem muitas outras valias que eu dou importância, e não acredito que em condições normais o carro tenha problemas de segurança como já foi dito aqui. Em todo o caso isto não invalida de eu achar que o carro ter discos as quatro era uma mais valia.

Re: ID 3 (1st)

Enviado: 10 out 2020, 11:32
por Arad79
Mais grave é o id4 também ter tambores. Maior, mais pesado, mais caro...

Re: ID 3 (1st)

Enviado: 10 out 2020, 15:29
por mjr
Não sei qual é a relevância de um teste em pista para aferir se algo é adequado para uma condução em estrada pública. Que façam um teste a descer os Alpes ou parecido, isso sim seria o limite de uso numa situação em estrada pública.

A principal razão para colocar travões de disco atrás é porque são mais bonitos e acham que o carro vende melhor assim. Com jantes que tapam praticamente o travão completamente esse efeito desaparece e então tomam a decisão mais racional.

Re: ID 3 (1st)

Enviado: 10 out 2020, 16:53
por OCasal
Um carro de quase 50k € com tambores... :hand: ah e tal mas tem TMS, o pessoal já aceita tudo.

Quanto à mim é estética, é segurança, é tudo o que mais interessa. Não abdico disso só para carregar mais rápido com o calor :naughty:

Re: ID 3 (1st)

Enviado: 10 out 2020, 21:40
por BrunoAlves
mjr Escreveu: 10 out 2020, 15:29 A principal razão para colocar travões de disco atrás é porque são mais bonitos e acham que o carro vende melhor assim
Isto. Não sei se alguém leu a parte que, em travagem de emergência, grande parte do peso (tipo 3/4!) se desloca para a frente.

Re: ID 3 (1st)

Enviado: 11 out 2020, 03:56
por Nonnus
Acho que não é só por ai, não podemos simplificar tanto.

Vamos pegar no exemplo que o mjr deu da bicicleta. Tens uma bicicleta com travões de calços de borracha ao aro (os tradicionais) em condições normais vai fazer parar/abrandar a bicicleta, mas em condições extremas vão acusar fadiga e não servem o propósito. No entanto tens uma bicicleta com travões de disco por cabo e a diferença é notória, ainda é mais notória é se tiveres com um sistema hidráulico, porque não há perdas de pressão que existe no cabo de aço. Isto apenas para dizer que não é só uma questão estética, existe de facto diferenças de performance nos diversos sistemas.

No caso dos carros ainda é mais complexo porque de a 30 anos para cá os travões não servem apenas para travar o carro quando se pisa o pedal de travão. Sistema como controlo de tração, ESP, etc, fazem uso dos travões para manter o carro dentro da trajetória quando o condutor por algum motivo abusa do veiculo. Nestas situações se houver fadiga num dos sistemas travagem (4, um em cada roda, 2 por eixo) vai falhar todo o sistema. Não é por a caso quando se vai a inspeção o poder de travagem é medido em todas as rodas, isto serve para aferir se o carro quando trava esta a travar por igual em cada eixo.

Volto a dizer, o facto do id3 ter tambor a atrás não quer dizer que o carro não seja um carro seguro em condições normais. Agora não podemos dizer que é apenas estético e porque vende mais, porque existe de facto diferenças entre os sistemas.

Se o Fully Charged vai levar o carro para uma pista será interessante ver até que ponto o sistema de travagem consegue aguentar até acusar fadiga. Lembrem-se que em pista as travagens não são feitas apenas em linha recta, são muitas vezes feitas em apoio (ESP, controlo de tração).

Re: ID 3 (1st)

Enviado: 11 out 2020, 11:06
por FullElectric
Não vale a pena tapar o sol com a peneira
É obvio que a razão da VW é apenas redução de custos, ou melhor maximizar o lucro com o carro
Aquela explicação oficial que deram só come quer quer.
E não vamos por aí em afirmar que é apenas uma questão estética, a performance dos travões de disco é substancialmente superior
Por aquela explicação oficial da VW, o Porsche Taycan também podia e deveria vir com travões de tambor no eixo traseiro... Seria o mesmo carro???

Re: ID 3 (1st)

Enviado: 11 out 2020, 14:55
por mjr
Não me parece justo comparar um desportivo com um carro de uso geral. O Taycan está preparado para a pista, onde qualquer carro comum com travões de disco normais atrás irá perder poder de travagem a meio da primeira volta.

Para quem vai a 150km/h na AE e tem de fazer uma travagem de emergência tanto faz ter travões de disco ou tambores atrás, ambos vão ter a mesma performance. Na verdade quem irá ter 80% do trabalho serão os travões da frente... como acontece em qualquer carro, especialmente com as suspensões mais macias adaptadas para o conforto.

Por várias razões eu nunca compraria um ID3 (começa logo por ser um VW), mas o facto de usar tambores atrás seria completamente irrelevante na minha decisão.