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Re: Preço da bateria de substituição 30kwh
Enviado: 16 jan 2020, 10:26
por fernandinand
frankesousa Escreveu: 16 jan 2020, 00:46
...
Dá para fazer, claro, mas na minha opinião nunca será uma solução viável para este problema
Diverte-te!
https://www.youtube.com/watch?v=9q5v4sdx-Sc
Re: Preço da bateria de substituição 30kwh
Enviado: 16 jan 2020, 10:34
por Erbium
OCasal Escreveu: 15 jan 2020, 18:55
Ou foi simplesmente novamente confusão da Nissan. Resta aguardar pela resposta do apoio ao cliente.
Caetano Power...

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh
Enviado: 16 jan 2020, 12:41
por rimsilva
Como já alguém disse, comunicação social com eles....
Infelizmente das marcas, não é de esperar muito, preços ainda muito elevados e mudança de politicas com o passsar dos tempos.
Se se recordam, partilhei aqui em fevereiro de 2017, um orçamento para upgrade de bateria de um i3, mas hoje a BMW já não tem esse programa, com a justificação da pouca procura....
Continua a achar que o futuro está no aparecimento de novo mercado paralelo às marcas, de empresas especializadas em baterias.
Re: Preço da bateria de substituição 30kwh
Enviado: 16 jan 2020, 17:13
por frankesousa
Isso é bricolage (eu faria pessoalmente

) mas está longe de ser uma solução viável.
Tem claros problemas de segurança, é um serviço "home made", poe o carro meio "maluco", com alguma probabilidade passados 50k km as células estarão todas derretidas, talvez nem controlo de temperatura tem (rapidgate).
Resumindo, tem tudo para correr mal. É mesmo só "solução" para curiosos e pessoas "da área" não para "pessoas normais"
Re: Preço da bateria de substituição 30kwh
Enviado: 16 jan 2020, 22:07
por RJSC
frankesousa Escreveu: 16 jan 2020, 17:13
Tem claros problemas de segurança, é um serviço "home made", poe o carro meio "maluco", com alguma probabilidade passados 50k km as células estarão todas derretidas, talvez nem controlo de temperatura tem (rapidgate).
O BMS é o mesmo do pack de 24kWh. Lá em termos de limitar a potência de carregamento por a temperatura aumentar até deve fazer o trabalho bem de mais...
A minha dúvida é se os conjuntos de células não saltam do sítio num acidente.
Re: Preço da bateria de substituição 30kwh
Enviado: 17 jan 2020, 10:00
por FiwiPITO
Acredito que se for uma coisa bem feita, com uma boa estrutura dentro daquilo que fez o gajo do video em cima não existirão problemas; Mas obviamente nenhum de Nós poderá nunca confirmar isso;
Sobre as Células em particular não vejo problema, por ex. as Células usadas no Video são do melhor que existe;
O Funcionamento da Bateria Será normal no Meu entendimento, a única diferença, é que se for um leaf de 24kW com bms de origem Ele vai pensar que vai fazer X kms, e vai fazer Y, mas no Gessometro vai aparecer os kms +/- reais, pelo menos provavelmente não na Primeira viagem, mas nas próximas a BMS vai-se ajustar à Bateria...Em todos os vídeos que tenho visto é o que acontece, a BMS ajusta-se à bateria;
Isto é uma Bateria 2S2P por Modulo; e Passa no Fundo a ser uma Bateria 2S4P - Dobra-se a capacidade para 48kW, a voltagem da Bateria para que não existam duvidas é a mesma;
PS - Se tiver a dizer alguma asneira corrijam-me por favor;
Re: Preço da bateria de substituição 30kwh
Enviado: 17 jan 2020, 10:16
por frankesousa
Concordo plenamente, e as células podem ser boas, mas têm sempre os seguintes problemas:
- Não parece muito seguro fisicamente
- Não foram feitos quaisquer testes mecânicos, estudos mecânicos nem tão pouco testes de impacto do carro
- Não saberá muito bem o que acontece quando as células aquecerem a sério
- Os carros são desenvolvidos durante anos por equipas inteiras de engenheiros não é porque gostam de perder tempo

Resumindo, claro que é possível, mas não com Diy.
E se por acaso alguma empresa estivesse na disposição de fazer todos esses estudos e produção especifica para cada carro o custo final não ia agradar a ninguém!
Re: Preço da bateria de substituição 30kwh
Enviado: 17 jan 2020, 11:16
por Nonnus
frankesousa Escreveu: 17 jan 2020, 10:16
- Os carros são desenvolvidos durante anos por equipas inteiras de engenheiros não é porque gostam de perder tempo

Este ponto diz muita coisa. Basta ver o exemplo da VW que num pack maior teve de retirar um banco, nada disto acontece por acaso.
É verdade que em muitos casos as marcas não fazem mais porque não querem, não tem interesse porque põe em causa outros interesses que podem dar mais dinheiro.
Também é verdade que existem muitos "curiosos" que fazem coisas em casa que melhoram um produto. Mas neste aspecto, por um bateria adicional na mala de um carro, ou noutro local qualquer sem haver um estudo do que pode correr mal, não é grande ideia. Vamos supor que se faz uma alteração dessas e o carro vai a inspecção. O peso por eixo não vai ser igual ao que esta homolgado, como é que isso depois se processa?
Lembro-me por exemplo no meu primeiro Renault Megane comercial, que estava de origem, que tinha uma capacidade de carga de 650kg, dos maiores na altura, a certa altura da vida do carro fui a inspecção e o carro chumbou, porque o livrete não correspondia as capacidades do carro. Tive que pedir a Renault Portugal um documento para fazer a alteração do livrete. Na altura também me foi dito pela Renault, que todos os proprietário tinham sido notificados desta alteração, como o meu carro foi comprado em segunda-mão nunca cheguei a ser notificado.
Isto tudo para dizer que, isto de por mais 500kg (numero aleatório) num carro, não é como nós pensamos, podemos estar a por em causa toda a parte estrutural do carro. E agora pensado nisto mais afundo, pode ser um dos motivos porque a NIssan não quer fazer upgrades de baterias.
Re: Preço da bateria de substituição 30kwh
Enviado: 17 jan 2020, 11:24
por FiwiPITO
Nada Apontar em todos os Pontos que Tocaram
Edit: No Entanto não gosto muito da ideia de ficar com um Pisa-Papeis ao Fim de 10Anos.
Re: Preço da bateria de substituição 30kwh
Enviado: 17 jan 2020, 14:27
por RJSC
Nonnus Escreveu: 17 jan 2020, 11:16
Isto tudo para dizer que, isto de por mais 500kg (numero aleatório) num carro, não é como nós pensamos, podemos estar a por em causa toda a parte estrutural do carro. E agora pensado nisto mais afundo, pode ser um dos motivos porque a NIssan não quer fazer upgrades de baterias.
Esse argumento não cola. A Nissan bem o tentou utilizar, mas o carro com pack de 24kWh ou 30kWh é exatamente o mesmo. Pelo menos upgrade de 24 para 30 tinham que fazer.
Eu se estivesse desempregado (e com dinheiro) já tinha feito o mesmo que o ucraniano ao meu Leaf MK1.
Mas precisando todos os dias do carro para ir trabalhar, não dá para desmontar.