EVDASH APP Monitorizaçao atraves de OBD

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
EVUber
Registado: 10 nov 2021, 22:35
Data de Aquisicao: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 69kWh

Re: EVDASH APP Monitorizaçao atraves de OBD

Mensagem por EVUber »

O evdash pro Beta já vai na versão 1.3.8 (928)
Todos os dias teem versões para testar, cada vez mais actualizadas..

Uma das funções bastantes úteis é o consumo em viagem + autonomia restante em tempo real ..

Estes 2 parâmetros trabalham em conjunto para em determinada viagem mostrar o consumo que estamos a efectuar já com a regeneração calculada e obtermos a autonomia restante ao segundo..

Por exemplo durante de semana um consumo de 12kWh/100km no meio urbano, nao se vai traduzir no mesmo consumo em AE em determinado percurso..(chega de usar o adivinhometro e a calculadora para saber a real autonomia em viagem )

Nessa imagem vemos um percurso de 45km desde a partida, consumo de 9.6kWh, SOC restante 25.1kWh e energia utilizada 4.3kWh ja com regeneração calculada.

Se optarmos por conduzir com um consumo maior, autonomia desce ao segundo, e vice-versa

Imagem

Aqui temos em cima da esquerda para direita

1 -SOC + SOH
2- Autonomia estimada 217km + 20.5kWh restante
3- consumo da viagem 9.4kWh/100km desde a partida ( 45km) que influencia a autonomia estimada
4- mapa celulas
5- temperatura modulo
6- consumo instantâneo
7- velocidade gps

Aqui temos em baixo da esquerda para direita

8- diferença voltagem instantanea
9- voltagem bateria conforme SOC
10- temperatura interior/exterior
11- regeneração e consumo da viagem
12- temperatura motor e RPM
13- bateria 12V
14- TPMS

Imagem

Imagem
pms
Registado: 03 ago 2025, 18:23
Data de Aquisicao: 01 ago 2023
Capacidade bateria: 150 Ah

Mensagem por pms »

Como já mostrei no DB do Atto 3, o cálculo de autonomia do carro é excessivamente optimista.

Então tenho acabado por recorrer a esta estimativa de autonomia do evDash, que demora um pouco a arrancar (acho que precisa de alguns km até começar a acertar os cálculos, e no início, por causa da precisão do contadores de kWh e Km, pode dar consumos elevados) mas estabilizam em viagens maiores/mais longas.
  • Também ainda não tenho o estado dos pneus/TPMS. (Tenho enviado algumas sessões de remote tuning esporádicamente, mas a IA ainda não chegou lá, se é que é comunicado sequer. Tenho usado o que o Car Scanner ELM OBD2 reporta como baseline do que é possível.)
  • Já fiz algumas sessões com notas sobre o estado das portas, mas a IA também ainda não conseguiu apanhar essa.
  • Só me aborrece não conseguir retirar as voltagens das 126 células—tanto no evDash como no Car Scanner ELM OBD2, o que a ECU reporta são 10 'módulos virtuais', e depois comunica 20 registos de '20 células', que na prática são 10 pares seguidos (para 10 'módulos virtuais') com: voltagem mínima do módulo, voltagem máxima do módulo. Depois dá também a temperatura mínima e máxima dessa forma (10 pares de temperatura mínima e máxima para os 10 'módulos virtuais'. E depois acoplado a estes dados dá também o número da célula a que estes dados dizem respeito (voltagem e temperatura), em cada probing. Tenho andado a pesquisar algumas coisas sobre o VDS2100, a ferramenta oficial de diagnóstico da BYD que só é fornecida a concessionários e oficinas, para tentar ver se consegue dar o mapa completo das células, mas ainda não consegui confirmar. Começo a desconfiar que não e que constroi o mapa completo de uma forma que também já me lembrei—fá-lo iterativamente ao longo do uso/variação das células.
  • O Lubos entretanto colocou na/actualizou a tabela de compatibilidade para indicar os parâmetros que foram efectivamente observados num determinado modelo ("measured") e os modelos aos quais a leitura é inferida pela marca/plataforma/etc ("sibling data"): https://www.evdash.eu/evdash/vehicles. E para a BYD parecem andar utilizadores também a capturar com Dolphins, Sealion 7, e um com Seal U DM-i PHEV, que parece estar bem mais atrasado—tanto que ainda está a usar o perfil genérico.
Imagem
BYD Atto 3 / MY22-24 / Comfort / Ski White / 2023 / Importação da Alemanha
60.5 kWh / LFP Blade Battery / AC 11kW / DC 89kW
Diário de Bordo - EV Database

Associado UVE
pms
Registado: 03 ago 2025, 18:23
Data de Aquisicao: 01 ago 2023
Capacidade bateria: 150 Ah

Mensagem por pms »

@EVUber na Toyota parece que é você que está a acumular dados (ou então mais utilizadores com um bZ4X semelhante). Apenas o bz4X 64kWh tem 29/30 parametros efectivamente observados, e os outros todos muito menos. Só o bZ4X de 2026 se aproxima. E o RAV4 está solitário a capturar o perfil para os híbridos.

Os restantes acabam por ter suporte por inferência/semelhança.

Imagem

E sobre os pneus, no perfil do bZ4X tem, de facto, lá uma nota.

Imagem

Bolas. Se calhar o perfil do Atto 3 vai pelo mesmo caminho.

Onde se vê um panorama de facto praticamente completo, é na plataforma e-GMP/Hyundai/Kia, mas é compreensível, porque o Lubos teve uma Kia e-Niro e agora tem um Hyundai Ioniq 6 creio. :P
BYD Atto 3 / MY22-24 / Comfort / Ski White / 2023 / Importação da Alemanha
60.5 kWh / LFP Blade Battery / AC 11kW / DC 89kW
Diário de Bordo - EV Database

Associado UVE
Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”