O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3704
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus »

O flagelo das subscrições:

https://www.youtube.com/watch?v=VpfGwFmvBq4
Última edição por Nonnus em 06 nov 2025, 16:25, editado 1 vez no total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3704
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus »

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3704
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus »

Segundo consta o Continente vai mudar o método da facturação. Vai passar a ser ao kWh deixando assim de cobrar por tempo como até aqui.

Mais uma vez fica demonstrado que o Continente cobrava por tempo não com intuito de cobrar mais, mas por tudo o que aquilo que o Continente não queria aderir.

Vendo os comentários nas redes sociais é gritante a falta de conhecimento das pessoas.
eles estão a mudar porque agora também vão ter pontos rápidos e como é óbvio interessa-lhes é cobrar o maior dos dois (logo, kW/h).
Não penso que fique a menos de 0.40€, a Tesla e a myAtlante andam nos 0.45€....
Isto demonstra que as pessoas nunca conseguiram converter o preço por tempo, em kWh e, nunca perceberam que o kWh fica muitas vezes abaixo dos 0.30€.

Se não conseguiram no Continente saber quanto pagavam onde só havia a componente tempo, imaginem na rede mobi.e onde tinham a componente tempo + kWh + egme.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9981
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por mjr »

O Continente sempre disse que preferia cobrar por energia, apenas não o fazia por estar fora (opção estratégica) da rede da ME e por isso não podia cobrar energia (a Tesla cobrava "fees"...). Pensava que seria mais rápida a transição. Não sei que preço vão cobrar, a minha expectativa é que ande ela por ela ao preço que cobravam antes passando para kWh o preço da parte superior do patamar de potência.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3704
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus »

mjr Escreveu: 13 nov 2025, 09:16 Pensava que seria mais rápida a transição.
Também eu. Pensei que ia haver um desenvolvimento significativo na infraestrutura no curto prazo.

A APP indica que vai haver mudanças em breve com carregadores rápidos e ultra rápidos. Vamos ver...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9981
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por mjr »

https://www.uve.pt/page/rede-continente ... arge-2025/

Resumindo:

. Normal (até 22 kW) – 0,35 €/kWh

- Rápido (até 120 kW) – 0,41 €/kWh

- Ultra-Rápido (até 350 kW) – 0,55 €/kWh

Descontos: 0,10€/kW.h em cartão Continente.

Parece-me um aumento de preços generalizado e piores condições na promoção, mas com cobrança por kW.h. Estão a alinhar-se com o mercado após a fase inicial de penetração... como esperado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3704
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus »

Também me parece.

Mesmo com os 0.10€ de desconto em cartão e supondo o uso até 120kW vai ficar a 0.31€, já carreguei mais barato.

Temos de ter em consideração que passa dos 50kW para até 120kW, se calhar na maioria das lojas deixa de haver os de 50kW.

Os de 350kW será uma novidade...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9981
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por mjr »

Os 0,41€/kWh corresponde a carregar a 39,5kW no antigo tarifário. Se calhar é a média que tinham antes, vejo tantos Uber a ir até 100%…

Mas para power users como nós está manifestamente mais caro.

O preço com desconto só deve ser comparado com o preço com desconto anterior, e aí só começa a compensar para carregamentos muito longos, perto de uma hora. Ora no modelo anterior claro que os tempos de carregamento eram mais curtos, porque o benefício era por tempo.

Ou seja, deixa de haver incentivo à rotatividade dos postos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3704
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus »

mjr Escreveu: 25 nov 2025, 08:20
O preço com desconto só deve ser comparado com o preço com desconto anterior,
Era essas as contas que estava a fazer, tendo em consideração o valor em cartão. Se a memória não me falha, á última vez com ~3.50€ em cartão ficou em 0.22€ o kWh.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Avatar do Utilizador
civic
Mensagens: 2213
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal

Mensagem por civic »

Este desconto parece-me bem mais facil de conseguir, nunca consegui carregar e utilizar o desconto como estava antes, pois o que fazia era chegar a um Continente e colocar a carregar, o desconto só vinha no fim das compras onde eu pegava no carro e saía, agora tens sempre desconto de 10 centimos, parece-me bem melhor ou estou a ver mal o filme?
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
Responder

Voltar para “Carregamento”