Também noto isso entre o i4 e o LEAF.

..Nunca pensei ter saudades do Leaf, mas neste aspecto, confesso que gostava mais dos valores "extra consumos" mais baixos.
Por outro lado enquanto o miudo hoje estava no treino de noite, deu para baixar e aquecer o banco, ao mesmo tempo que metia a série que ando a ver na Disney+ em dia enquanto fazia frio, e que frio, lá fora. Tudo se paga.
Julgo que o Bjorn (?) tinha comentado há muito tempo que o Taycan fazia muito bem a separação do carregamento lento e do resto, conseguia manter-se "a dormir" enquanto carregava e que por isso aproveitava melhor o carregamento.
Era bastante bom que em carregamentos lentos (carrego sempre a 10A em casa) fosse possível o carro "adormecer" quase por completo. Já li algures pelos Reddit ou afins que a carregar o carro terá sempre um consumo em redor de 250w, o que em 7 a 8horas de noite, todos os dias, faz diferença.
Essa é uma realidade, nos Tesla e não só: o "teste da tomada" para estes carros tem muito pouco significado na prática.
Já tinha percebido que existe um desfasamento grande entre o que se carrega e a capacidade da bateria.
E por falar em desencontro, quanto será a capacidade reservada não utilizável do Model 3?
Por curiosidade, os dados que obtive por aqui são diferentes do calculado por alto anteriormente:
https://tesla-info.com/guide/tesla-battery-capacity.php
Many people want to know about the level of degradation of their battery. There are two ways to calculate this without plugging in specialist computer equipment, one uses some basic information fromt he energy screen, and the second is via the API. This method does the latter, you provide a token that enables us to talk to the car, we will collect the required data, calculate the usable battery capacity, and compare you cars to similar cars.
Após carregamento a 100% antes de sair no domingo:
Car Ausländer is being assessed
Car has reported
Range : 267.76 miles
Estimated Range : 338.33 miles (based on recent driving efficiency)
Current state of charge : 99 %
Current useable state of charge : 98 % (gives Adjusted figures if different to State of Charge)
Energy added last charge: 48.62 kwh
Range added last charge: 198.5 miles
Calculated efficiency: 244 wh/m (Energy added/Range added)
Calculated Battery Capacity: 65.99 kwh (range x efficiency / state of charge)
Calculated Max Range: 270 miles (range / state of charge)
Calculated Real World Range: 345 miles (Estimated range / state of charge)
Calculated Battery Capacity (adjusted): 66.66 kwh (range x efficiency / adjusted state of charge)
Calculated Max Range (adjusted): 273 miles (range / adjusted state of charge)
Car identifies as: K model3 - 74d (Do not worry if this looks odd, cars like a Model Y LR might be called a 74d by Tesla)
Temperature is 15 C. If this low, especially below zero, it can reduce the reported battery capacity.
Results explained
We have calculated your rated efficiency as 244 wh/m based on the "rated miles added / energy added" during your last charge. The longer the last charge, the more accurate this is likely to be. If you have low values then the charge was likely to have been so brief the results will be inaccuate due to rounding etc.
Based on this figure, the usable battery capacity 65.99 kwh after 85009 miles and calculated from the "available rated range * rated efficiency / state of charge"
The Average battery capacity for similar cars is 68.29 kwh (2.30kwh above your value) taken from the results reported by multiple cars.
The Average battery capacity for similar cars and with a similar mileage is 67.56 kwh (1.57kwh above your value) This represents a more realistic comparison as it is mileage adjusted.
Face aos consumos/alcance até agora, 66 não será de todo.
Próximo passo será configurar o Teslalogger a correr com um RaspberryPi. No final do dia eu sei que a maioria destes dados são irrelevantes, mas existe um lado meu que gosta disto, principalmene para tudo o que fuja das viagens do dia a dia.
