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Re: Diário de bordo - 2Rs

Enviado: 26 ago 2024, 16:49
por renateves
BrunoAlves Escreveu: 26 ago 2024, 16:15 Esse BMS é que precisava de um reset... :mrgreen:
Consigo fazer isso pelo LSPro?!

Re: Diário de bordo - 2Rs

Enviado: 26 ago 2024, 17:16
por BrunoAlves
Não, e ainda bem senão era só BMS martelados por esse país fora :mrgreen:
Tem de ser com o software interno da Nissan (acho que se chamava Consult). Alguém eventualmente o terá por aí, mas eu nunca sequer o vi.

Re: Diário de bordo - 2Rs

Enviado: 26 ago 2024, 18:36
por civic
Para mim esse carro nunca fez ciclos grandes e a estimativa do BMS está muito longe da realidade, tenta fazer 1 ou 2 ciclos completos para ver a reação do SoH. ;)

Re: Diário de bordo - 2Rs

Enviado: 26 ago 2024, 22:20
por renateves
Segue então o gráfico com um dos SOCs mais baixos e com a voltagem mínimo a menor:
SOC 7.944
SOC 7.944
Legenda: SOC a 8% e a debitar 52Ah da bateria

Logo no momento a seguir no log:
SOC 7.943
SOC 7.943
GraficoCelulas SOC8v2.jpg (49.26 KiB) Visto 7088 vezes
Legenda: SOC a 8% e a debitar 2Ah da bateria

Re: Diário de bordo - 2Rs

Enviado: 26 ago 2024, 22:29
por renateves
BrunoAlves Escreveu: 26 ago 2024, 17:16 Não, e ainda bem senão era só BMS martelados por esse país fora :mrgreen:
Tem de ser com o software interno da Nissan (acho que se chamava Consult). Alguém eventualmente o terá por aí, mas eu nunca sequer o vi.
Pois, visto por esse prisma... era só carros com baterias novas. Já hoje em dia vejo alguns que dá para desconfiar!
civic Escreveu: 26 ago 2024, 18:36 Para mim esse carro nunca fez ciclos grandes e a estimativa do BMS está muito longe da realidade, tenta fazer 1 ou 2 ciclos completos para ver a reação do SoH. ;)
Sim, não custa nada tentar. Também estou curioso por ver a velocidade de carga em PCR.

Re: Diário de bordo - 2Rs

Enviado: 26 ago 2024, 22:37
por Nonnus
Se esses 3.8V forem reais existe muita energia nesse pack, tens de arranjar maneira de gastar energia toda até aparecer a tartaruga e depois carregar a 100%, isto é a solução caseira. Ou então levar o carro a Nissan para eles tentarem perceber esse comportamento.

As células tem pouca diferença de tensão entre elas e a tensão mostrada até agora é alta. O meu carro chegou a ter esse comportamento só que eu forcei o aparecimento da tartaruga depois fiz um carregamento a 100% e começou a bater mais certo.

Concordo com o civic, esse BMS esta marado porque provavelmente toda a vida do carro fez ciclos de descarga/carga muito pequenos e o BMS não sabe quanta energia tem o pack.

Começo a desconfiar que o problema desse carro não é degradação, ou pelo menos uma degradação tão acentuada como a mostrada. Ou então está-nos a escapar qualquer coisa. :think:

Re: Diário de bordo - 2Rs

Enviado: 26 ago 2024, 23:19
por renateves
Não percam o próximo episódio: afinal não está roto nem cansado! :naughty: Está apenas adormecido
:lol:

Re: Diário de bordo - 2Rs

Enviado: 27 ago 2024, 11:19
por mjr
Nunca vi tal coisa!

Eu sugiro descarregar a bateria até à tartaruga na garagem, ligando o aquecimento no máximo com as janelas e portas abertas. Depois carregar até 100% medindo a energia colocada. Se não der para medir, contar o tempo de carga até 90% e depois até 100% (os últimos 10% costumam demorar mais...), para ter uma ideia do estado real da bateria. Tudo indica que está MUITO melhor que o reportado!

É possível que ele melhore logo o SOH numa percentagem significativa com esta operação.

Re: Diário de bordo - 2Rs

Enviado: 28 ago 2024, 20:55
por renateves
Hoje fiz um pequeno teste... não foi de descarga mas sim de carga:
:arrow: SOC Inicial: 49% (no mostrador do conta kms)

:idea: Após quase 4h a 6A:
Carga de quase 50%
Carga de quase 50%
Bateria - Carga quase 50%.jpg (93.54 KiB) Visto 6819 vezes
:arrow: SOC Final: 96% (no mostrador do conta kms) # LSpy: 93%

Volts min: 4.069
Volts avg: 4.074
Volts max: 4.079

:!: Conclusão com medidas de merceeiro... estará nos 50% de SOH! :think:

Re: Diário de bordo - 2Rs

Enviado: 28 ago 2024, 21:22
por BrunoAlves
Não podes concluir isso, porque o SOC inicial pode ser totalmente errado e a 6A o rendimento do carregamento tem de ser muito baixo.

Tem mesmo descarregar até se desligar (não esquecer print do LS quando isso acontecer) e depois carregar (de preferência a 16A, mas se não puder que seja a 10A) até encher.