Re: Miio vs outros CEMEs
Enviado: 01 ago 2022, 22:08
Kia?
Fórum de discussão sobre a Mobilidade Elétrica e Parceiro privilegiado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
https://www.clubeletricos.com/
Kia?
Esta entrada da Miio em França mostra bem a falência do modelo português. Milhões e milhões do erário público, protocolos proprietários, reinvenção da roda, a última bolacha do pacote.
Chega uma pequena empresa portuguesa ao mercado francês, pufffffff acesso a 50.000 postos. Lá se foi o cartão único♂
Andamos há anos a ouvir "Espanha, Espanha" para justificar o modelo. Afinal chega-se a um mercado mais maduro e bem se vê que a interoperabilidade existe e bem. 50.000 postos online, preços conhecidos, estado e disponibilidade, tudo o que parecem fazer crer que só há cá.
Pois é, há muita gente que quer passar essa ideia de que lá fora são todos uns "atrasados" e afinal quando se vai a ver até estão bem, mesmo tendo seguido uma estratégia diferente da nossa.Nonnus Escreveu: 02 ago 2022, 00:21 Acho que a pergunta que se deve fazer a miio é o quanto é difícil recolher essa informação em tempo real dos carregadores de outros países sem o uso de uma EGME ao estilo português?
Em discussões anteriores tantas vezes se falou na necessidade da mobi.e para mostrar a mais valia da mesma para este fim, e não sei como a miio consegue apresentar carregadores espanhóis e franceses![]()
Tinha ideia que até ai fomos pioneiros, a ver pelas muitas vezes que foi mencionado (até pela própria CEO da miio) que o nosso modelo é cobiçado lá fora.rimsilva Escreveu: 02 ago 2022, 14:55 Não tarde nada começam as conversas em "aspiral" de que o meu modelo é melhor que o teu e de quem copiou quem, se calhar até neste aspecto vão dizer que somos pioneiros, mesmo quando outros já o faziam lá fora, mas com bases diferentes.
Pois isto quase que dá uma história do tipo do capuchinho vermelho no caso da miio.rimsilva Escreveu: 02 ago 2022, 14:55 Só em Portugal é que teve de se tornar CEME para oferecer o mesmo serviço que fornecia lá fora, para evitando que os clientes Portugueses fossem clientes de 2ª, mesmo que a app não pudesse ser usada e fosse substituida pelo cartão maravilha!
Nonnus Escreveu: 02 ago 2022, 18:38
Tinha ideia que até ai fomos pioneiros, a ver pelas muitas vezes que foi mencionado (até pela própria CEO da miio) que o nosso modelo é cobiçado lá fora.
Mas essa entidade não custou e continua a custar milhões ao erário público Francês e Espanhol. Essa entidade opera em vários países com a mesma plataforma, igual para toda a gente. Não é uma reinvenção da roda que existe cá em em mais lado nenhum.t3lmo Escreveu: 02 ago 2022, 09:55A Miio só chegou a +300 postos em Espanha (e +3000 em breve) e os +50.000 em França porque se ligou a uma única entidade: Gireve.
Da mesma forma que os eMSP europeus acedem aos +2600 postos em Portugal porque se ligaram na EGME nacional.