Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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mjr
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr »

Artigo 26.º[...]1 — Os pontos de carregamento situados em locais privados destinados ao acesso público de utilizadores de veículos elétricos são instalados, disponibilizados, explorados e mantidos por operador licenciado nos ter-mos do artigo 15.º, estando obrigatoriamente ligados à rede de mobilidade elétrica através da entidade gestora da rede de mobilidade elétrica
Não temos nenhum utilizador jurista?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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migle
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por migle »

Bem, eu não sou.
Mas nessa frase, a expressão "destinados ao acesso público", sintacticamente, pode referir-se tanto aos "locais privados" como aos "pontos de carregamento".

Claro, que nessa lei há muitos outros artigos, no princípio, onde se refere "locais privados de acesso público".

PS: Tinha graça introduzir uma vírgula nesse artigo e, de repente, já podia entrar a Ionity e a Tesla nas áreas de serviço.
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mjr
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr »

Pois... mas depois o juiz iria analisar o "espírito da lei". Enfim... se calhar metade dos processos em tribunal são devido a leis mal feitas com interpretações dúbias.

Já agora:
Artigo 46.ºInfrações graves
Constitui contraordenação punível com coima entre € 300 e € 3000 ou entre € 4000 e € 40 000, consoante seja aplicada, respetivamente, a pessoa singular ou a pessoa coletiva:

c) A ausência de integração na rede de mobilidade elétrica, pelo respetivo operador de pontos de carregamento, de pontos de carregamento localizados em pontos com acesso a uma via pública ou equiparada;
Do código da estrada:
Via equiparada a via pública: via de comunicação terrestre de domínio privado aberta do trânsito público.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric »

mjr Escreveu: 12 set 2019, 23:35 Pois... mas depois o juiz iria analisar o "espírito da lei". Enfim... se calhar metade dos processos em tribunal são devido a leis mal feitas com interpretações dúbias.

Já agora:
Artigo 46.ºInfrações graves
Constitui contraordenação punível com coima entre € 300 e € 3000 ou entre € 4000 e € 40 000, consoante seja aplicada, respetivamente, a pessoa singular ou a pessoa coletiva:

c) A ausência de integração na rede de mobilidade elétrica, pelo respetivo operador de pontos de carregamento, de pontos de carregamento localizados em pontos com acesso a uma via pública ou equiparada;
Do código da estrada:
Via equiparada a via pública: via de comunicação terrestre de domínio privado aberta do trânsito público.
A garagem da minha casa é um local com acesso a uma via pública
E tenho um ponto de carregamento na garagem...
Levando à letra a aberração que é essa lei, não sei se ria se chore
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mjr
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr »

Sim, deveria ser "acesso incondicionado" ou coisa semelhante. Enfim. Na prática acho que um juiz iria pelo senso comum e consideraria o mais óbvio, ou seja, locais com acesso incondicionado, ainda que apenas uma parte do dia, a uma via pública são de acesso público. Um parque de estacionamento é de acesso público se qualquer pessoa lá poder entrar dentro do horário de funcionamento. Se só certas pessoas tiverem acesso a esse espaço já será de acesso privado.
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BrunoFonseca
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca »

kony76 Escreveu: 12 set 2019, 11:37
mjr Escreveu: 10 set 2019, 08:39
rnlcarlov Escreveu: 10 set 2019, 07:40

E Espanha ser caro é relativo. Rede IBIL e Endesa upa upa. Easycharger e Iberdrola são 30c/kWh. Cá não fica menos que isso salvo alguns pcrs de cidade subsidiados, e o me carro carrega rápido para aproveitar a tarifa da prio. Com rapidgates e ioniq2019gates, estes preços de Espanha não são maus.
30c/kW.h é um bom preço, mas cá consegues mais barato em alguns locais, especialmente nas cidades e/ou com a tarifa bi-horária em vazio. Na AS Estarreja fica mais barato que isso, mas em todos os da Galp fica mais caro. De facto é um bom preço.
Recebi hoje ume mail da iBil, com uma promoção de 42% nas tarifas para o Outono.

Imagem

!!!!

Se estas são as tarifas com 42% de desconto...
Interessante terem tarifas distintas para PCR e PCN.
Em Portugal os CEME não o fazem.
Ainda me lembro em Outubro de 2018 falarmos nos preços que iram ser aplicados nos PCR e dizer-se que para os PCN teria que ser mais barato, algo entre o custo de carregar num PCR e em casa.
Na realidade, e juntando aqui os OPC, acabamos por ter PCN mais caros do que PCR.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por t3lmo »

Tudo depende do CEME que escolheres. Um dos meus, ChargeNow, tem preços diferentes entre PCR e PCN, inclusivé alguns grátis.
Mais disparidades poderão vir a surgir pelo efeito de concorrência.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca »

t3lmo Escreveu: 13 set 2019, 00:35 Tudo depende do CEME que escolheres. Um dos meus, ChargeNow, tem preços diferentes entre PCR e PCN, inclusivé alguns grátis.
Mais disparidades poderão vir a surgir pelo efeito de concorrência.
Em Portugal???
Erbium
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Erbium »

BrunoFonseca Escreveu: 13 set 2019, 00:27Interessante terem tarifas distintas para PCR e PCN.
Em Portugal os CEME não o fazem.
A Prio tem:
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BrunoFonseca
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca »

Erbium Escreveu: 13 set 2019, 08:58
BrunoFonseca Escreveu: 13 set 2019, 00:27Interessante terem tarifas distintas para PCR e PCN.
Em Portugal os CEME não o fazem.
A Prio tem:
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Pois tem, com o absurdo de um CEME cobrar ao minuto... pensei que vendessem energia.
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