Ricardo Escreveu: 09 jul 2018, 13:13
Gostei do ponto do caramelo, dá uma imagem bonita. E agora a sério. Podemos criticá-los? Quem aqui é que vai atirar a primeira pedra? Façam lá uma introspecção séria e digam assim.
Ricardo,
Permite discordar e lançar esta questão e argumentos.
Que construtor/marca associas a paixão automóvel?
Que construtor/marca associas a fiabilidade?
Que construtor/marca associas ao lançamento do primeiro veiculo de passageiros com tração integral?
Que construtor/marca associas ao melhor 4x4 do mundo?
Que construtor/marca associas aos híbridos?
Que construtor/marca associas a venda massiva de elétricos?
Claro que todas estas questões terão respostas diferente, mas se a amostra for suficientemente grande, verás que as respostas tenderam para uma marca ou mesmo modelo especifico.
E esta reputação, este histórico fazem parte da marca. E não fugindo muito ao tópico este rapidgate ficará sempre na historia da Nissan, ou melhor do Nissan Leaf, apesar da NV-200 sofrer do mesmo mal. No entanto, ficará também para sempre na história como a marca que vendeu o 1º BEV para as massas, pode não ser o mais tecnológico, mas consegui que fosse acessível a todos.
Isto tudo para dizer o que, ao contrario de nós particulares, as empresas necessitam desta reputação, deste passa palavra, destes dados históricos para (sobre)viver.
Parte grande das nossas compras são emocionais em vez de racionais, e é neste campo que os dados históricos e reputação associados a um bom marketing faz toda a diferença.
Não me queria alongar, mas esperar pelo ponto de caramelo, apenas fará destes construtores/marca apenas mais um
player no mercado, rapidamente cai no esquecimento. A Tesla,
e.g., nem que desapareça no futuro, ficará sempre como a empresa mais empreendedora no mundo automobilístico para os 1º carros elétricos. Quem é que se lembra que os 1ºs carros da Auto Union (hoje Audi) eram elétricos, creio que só os mais aficionados. Agora a Tesla, já escreveu a sua pagina na história, foi com eles o ponto de rotura, seguidos na Nissan com a massificação.
Resumindo, às vezes as empresas precisam de "se atirar para fora de pé" e isso que lhes dá uma vantagem competitiva que tão precisam.
Desculpem se me dispersei um pouco, mas a Nissan apesar das dificuldades, avançou, onde mais ninguém ainda hoje se sente confortável e venceu, apesar dos erro e não ser um veiculo perfeito, tem milhares de seguidores, além de ter contribuído como mais nenhuma marca/construtor para uma melhoria incrível do nosso planeta.