788km e 7 Carregamentos Rápidos
Sinto-me obrigado a explicar o porquê. Dois filhos meus foram operados às amígdalas/adenóides/tímpanos em Lagos com um otorrino muito conhecido por um tratamento que evita a operação (mas não no caso deles). Com este tempo, estamos todos constipados e um deles estava com uma otite que estava a custar a desaparecer. Na terça-feira passada telefonámos e o médico disse para o levarmos no dia seguinte.
Estava no trabalho, durante a manhã, tinha carregado de noite apenas a 80% e fiquei a saber que me teria de deslocar essa noite para Faro para no dia seguinte me deslocar a Lagos e voltar para cima, para o resto da família.
Seriam 263km a fazer essa noite, depois dos 75km do dia de trabalho, e 450km no dia seguinte.
A escolha recaiu necessariamente no Ioniq. Foi com imprevistos deste tipo que tivemos no passado contas mensais de gasolina na casa dos 380€, fora as portagens.
Se eu conseguisse atingir o PCR de Alcácer do Sal estava garantido. Estava com 41% de SoC de modo que deixei o carro a carregar no posto de 7,4kW aqui perto e carregou até aos 65% enquanto fiz as malas.
Foi um grande excesso de CRs. O PCR de Lagos ainda não existe, e Faro/Lagos/Faro pela A22 são 180km nada favoráveis, então substituí por paragens no PCR de Loulé nos dois sentidos. Depois, como ia chegar perto da meia noite, não quis dar-me ao trabalho de meter o carro na garagem dos meus pais, então tive de carregar também no PCR de Loulé antes de chegar a Faro, o suficiente para saber que conseguia voltar ali no dia seguinte.
Se não fossem essas duas coisas, teriam bastado 4 CRs. Com tempo mais quente e mais experiência, tentaria os 180km de Alcácer a Loulé sem carregar.
O percurso foi este. Atenção para as temperaturas muito baixas na viagem de ida, realizada entre as 20h30 e as 24h (~3h30').
- Casa / ASL — 59km — 65% a 27% (38%) — ~18,0kWh/100km — temperatura 2-4°.
- ASL / AJT — 79km — 80% a 29% (51%) — ~18,0kWh/100km — temperatura 2-4°.
- AJT / LLE — 102km — 80% a 7% (73%) — ~20,0kWh/100km — temperatura 6°.
- LLE / Faro — 23km.
- Faro / LLE — 28km.
- LLE / Lagos / LLE — 132km.
- LLE / Faro / LLE — 49km.
- LLE / AJT — 102km — 86% a 19% (67%) @130km/h — 19,0kWh/100km.
- AJT / Casa — 139km — 88% a 5% (83%) — ~16,7kWh/100km.
Não tirei muitos números. Os consumos parciais são calculados com base na percentagem de SoC antes e depois, à excepção do troço Loulé/Aljustrel, que foi medido pelo CB. Nesse troço, já que fui obrigado a parar em Loulé e eram só 102km até Aljustrel, aproveitei para seguir a 130km/h (~125,8km/h reais), o que deu 19,0kWh/100km com climatização.
Há troços que assustam sempre. A saída de Aljustrel para sul é uma subida lenta, de forma que os consumos andam nos 22-23 e não percebemos porquê. Com a chegada à serra, os valores melhoram drasticamente. O mesmo para voltar. Obtive 19,0 mas não muito antes de parar ainda estava com média de 20,0.
Os totais ficam sempre registados no CB.
