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Re: "Charging station" 16A por ~~90€
Enviado: 16 jun 2016, 00:10
por fjma
marcopns Escreveu:fjma Escreveu:
Obrigado marcopns.
E para ligar directamente, pois se comprar é para fixar na garagem, é preciso basicamente o quê?
O quadro apenas tem um pequeno disjuntor neste momento, pois é
feeded do quadro principal que vem do apartamento.
Esse disjuntor é de quantos amperes?
20A?
Neste caso que tipo de ligação/peça precisaria para ligar a este quadro/disjuntor?
Será que isto aguenta estar a carregar a 16A e fornecer energia ao motor do portão e à arca frigorífica que tenho na garagem?
HellMaster Escreveu:E parece que já não está disponível de novo
Mas aparentemente ele só vendeu 2 dos mais de 10 que dizia ter... bom, pode ser que apareçam de novo.
margarett Escreveu:O cabo é muito pequeno para ligar ao meu quadro ou à minha CEE32. Para ficar, sugeria meter-lhe uma CEE16 macho na ponta daquele cabo e depois fazer/comprar uma pequena extensão com CEE dos 2 lados (macho/fêmea). Evitar ligadores a todo o custo

Bruno, o cabo parece ser ligado ao PCB por simples conectores de aperto por parafuso... na parte superior ligeiramente à esquerda, na foto das entranhas. Teoricamente, poderás sempre substituir o cabo orifinal de pequenas dimensóes por um que tenha comprimento suficiente para chegar ao teu quadro

Se realmente dá para abrir o bicho parece-me fácil substituir os cabos de ligação por uns mais compridos, de modo a que cheguem ao quadro...
Re: "Charging station" 16A por ~~90€
Enviado: 16 jun 2016, 01:08
por BrunoAlves
O diferencial é de 25A nominais (o diferencial não corta por curto-circuito como os térmicos!), os térmicos são de 10A (lâmpada ou motor do portão) e 16A (tomada da arca frigorífica?)
Deves instalar um terceiro disjuntor térmico de pelo menos 16A (20 era melhor) onde poderás ligar o EVSE. Tem também atenção ao disjuntor que tens no quadro do apartamento a alimentar esse.
Em relação ao consumo, depende do que tens a vir do quadro do apartamento. Se lá tiveres os 20A, deve dar à justa.
Re: "Charging station" 16A por ~~90€
Enviado: 16 jun 2016, 11:14
por fjma
margarett Escreveu:O diferencial é de 25A nominais (o diferencial não corta por curto-circuito como os térmicos!), os térmicos são de 10A (lâmpada ou motor do portão) e 16A (tomada da arca frigorífica?)
Sim, queria dizer 25A e referi, por engano, 20A.
Tenho de confirmar se o motor do portão
consome do de 10A.
Sim, a arca está na tomada, logo no de 16A.
margarett Escreveu:
Deves instalar um terceiro disjuntor térmico de pelo menos 16A (20 era melhor) onde poderás ligar o EVSE.
Sim, queria fornecer ao futuro VE os 16A, pelo que por um de 20A parece-me uma boa opção.
margarett Escreveu:
Tem também atenção ao disjuntor que tens no quadro do apartamento a alimentar esse.
Em relação ao consumo, depende do que tens a vir do quadro do apartamento. Se lá tiveres os 20A, deve dar à justa.
Mas os 20A darão para ter o VE a 16A, a arca e o motor do portão a funcionar tudo ao mesmo tempo?
Vou verificar o que sai do quadro principal para a garagem.
Obrigado a todos pelos esclarecimentos!
As minhas desculpas pelo pequeno hijack do tópico, mas na realidade o EVSE aqui referido deverá ser o ideal para suprir as minhas necessidades.

Re: "Charging station" 16A por ~~90€
Enviado: 16 jun 2016, 11:39
por BrunoAlves
fjma Escreveu:
Mas os 20A darão para ter o VE a 16A, a arca e o motor do portão a funcionar tudo ao mesmo tempo?
Em princípio sim. Nem que não abras (normalmente) o motor do portão com o carro a carregar. Se usares o temporizador do carro para aproveitar o bi-horário o carro vai carregar enquanto dormes e nessa altura não precisas do portão
Em relação à arca, não há stress. Os equipamentos frigoríficos consomem pouco.
Imagina ~~200W (que já te custa mais de 20€/mês de electricidade, não deve ser mais), é ~~1A.
Re: "Charging station" 16A por ~~90€
Enviado: 16 jun 2016, 13:16
por fjma
margarett Escreveu:fjma Escreveu:
Mas os 20A darão para ter o VE a 16A, a arca e o motor do portão a funcionar tudo ao mesmo tempo?
Em princípio sim. Nem que não abras (normalmente) o motor do portão com o carro a carregar. Se usares o temporizador do carro para aproveitar o bi-horário o carro vai carregar enquanto dormes e nessa altura não precisas do portão
Pois, mas ou se carrega a partir da meia noite ou nada feito. Tenho bi-horário a partir das 22h e daí até deitar há alguma probabilidade em ir à garagem, pois a despensa da casa é lá

Tenho de confirmar a potência do motor...
Esse disjuntor térmico depois ligará internamente ao de 25A, correcto?
Onde posso adquirir uma coisa destas a bom preço e de qualidade? (Sem contar com Merlins e afins...)
margarett Escreveu:
Em relação à arca, não há stress. Os equipamentos frigoríficos consomem pouco.
Imagina ~~200W (que já te custa mais de 20€/mês de electricidade, não deve ser mais), é ~~1A.
20€??? Dasse... pensava que fosse menos! Tenho uma média de consumo de 60€ por mês... Se realmente são esses valores e tendo mais um frigorífico siria qe até estou a gastar pouca electricidade fora esses dois consumidores 24/7.
Re: "Charging station" 16A por ~~90€
Enviado: 16 jun 2016, 14:03
por BrunoAlves
Pois, mas ou se carrega a partir da meia noite ou nada feito
É o que eu faço, tenho o carro programado para começar a carregar às 00h10 (não vá o relógio dele ser diferente do da EDP

porque o meu bi-horário é só a partir da meia noite).
Até o carro estar a carregar não consome nada. Por isso podes tranquilamente deixar o EVSE ligado já na tomada assim que chegares a casa e fazeres a tua vida normal. Vais à garagem quantas vezes quiseres que está tudo bem porque o carro ainda não está a consumir. À hora programada, ele começa a carregar quando tu já lá não vais
Esse disjuntor térmico depois ligará internamente ao de 25A, correcto?
Sim. Em princípio os disjuntores que lá estão devem estar interligados (a fase) com um "pente"

Ou trocas o pente por um com mais um contacto, ou fazes um "shunt" desse pente para o teu novo disjuntor (o pente é melhor opção sem dúvida) com fio de pelo menos 2,5mm^2
Onde posso adquirir uma coisa destas a bom preço e de qualidade? (Sem contar com Merlins e afins...)
Em qualquer casa de material eléctrico. Mas o Leroy não é nada má alternativa. Um térmico de 1 pólo é baratucho
http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos ... 25064.aspx
Em relação ao consumo da arca, depende do tipo, da classe energética, do tamanho, etc. 200W de potência média pode ser muito porque ela não está sempre a trabalhar, vai trabalhando de acordo com o termostato. Mas o que te interessa é quanto é que ela consome quando está a trabalhar.
(por isso sim, se calhar os 20€/mês é exagerado)
Re: "Charging station" 16A por ~~90€
Enviado: 16 jun 2016, 17:17
por marcopns
Os disjuntores têm curvas de disparo e toleram excessos durante algum tempo. Nao haverá problema nenhum em ligar tudo ao mesmo tempo, os 30 segundos que o portão demora a abrir não são suficientes para fazer disparar o disjuntor e uma arca não deve consumir mais de 2 amperes.
Eu tenho um disjuntor de 25A na garagem e há dias liguei os 2 carros e a mota tudo ao mesmo tempo 10A + 10A + 9A e ainda abri e fechei o portão. Durante 40 minutos, nada aconteceu, depois pensei um bocadinho, fiz contas e fui por a mota a carregar a 5A com receio que o disjuntor desligasse a meio da noite.
Re: "Charging station" 16A por ~~90€
Enviado: 17 jun 2016, 00:42
por BrunoAlves
Re: "Charging station" 16A por ~~90€
Enviado: 20 jun 2016, 22:43
por marcopns
Já recebi o evse. Funciona como é suposto. Vou colocar uma cee16 para poder transportar para qualquer lado.
Por 80€ não se pode pedir mais.. aliás, 80€ não dá nem para comprar a mennekes incluída
Re: "Charging station" 16A por ~~90€
Enviado: 20 jun 2016, 23:13
por fjma
Boa!
Acho que vou querer apanhar uma destas assim que reaparecerem
