Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2699
Registado: 29 jan 2015, 21:10
Data de Aquisicao: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?

Mensagem por alexmol »

E que tal esta inspecção ao pack?

https://www.youtube.com/watch?v=sB67oxGTM8c

Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9984
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?

Mensagem por mjr »

O Leaf Spy não faz o mesmo, mas com muito melhor apresentação dos dados?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9984
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?

Mensagem por mjr »

O Leaf Spy lê as informações diretamente do LBC, através do barramento CAN. Suponho que este dispositivo faça o mesmo, mas com ligação direta ao LBC. Até acho que já vi SC do LS ligado diretamente a uma bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?

Mensagem por Erbium »

RNM Escreveu:Pequeno update:
depois de muitas horas a 100% SOC, já tenho a bateria equilibrada.

Os restantes "queixosos" têm novidades?
Podes explicar esse "procedimento"? É que acho que vou precisar...
Ontem após a maior descarga que lhe fiz desde que o tenho o panorama era este:
Imagem

Esta célula 49 sempre este um pouco abaixo das restantes ontem notou-se mais.
Após carga a 100% ficou assim:
Imagem

Como sugeres que faça para a equilibrar?
RNM
Mensagens: 949
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de Aquisicao: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?

Mensagem por RNM »

Sugiro o mesmo que eu fiz, carregar até 100 % e deixar MUITAS horas o carro parado.
Basicamente o oposto do recomendado para maximizar a longevidade da bateria.

Se decidir fazer isso, faz no inverno, sem que a bateria esteja a 30 ºC! :)
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6638
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?

Mensagem por BrunoAlves »

Já na altura fiquei com esta dúvida RNM, deixa-me esclarecer-me :P
Dizes deixar a 100% com o carro ligado à tomada ou não? É que parece-me mais ou menos irrelevante isso, o carro ao fim de algum tempo (1h ou lá o que é) da carga parada desliga o carregador.
Por outro lado, julgava que o balanceamento só acontecia em carga (acima dos 80% ou lá o que era) ou com o carro ligado.

Como é que fizeste?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
RNM
Mensagens: 949
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de Aquisicao: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?

Mensagem por RNM »

Deixar o carro ligado viola a garantia. ;)

Carregar a 100%, desconectar o EVSE e deixar o carro sossegado. That simple.
Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?

Mensagem por Erbium »

RNM Escreveu:Carregar a 100%, desconectar o EVSE e deixar o carro sossegado. That simple.
Ok e com temp de baterias abaixo de 30ºC? A minha garagem mesmo no verão costuma estar abaixo disso...
E carregar lento a 6A? Ou é indiferente?
RNM
Mensagens: 949
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de Aquisicao: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?

Mensagem por RNM »

Erbium Escreveu:
RNM Escreveu:Carregar a 100%, desconectar o EVSE e deixar o carro sossegado. That simple.
Ok e com temp de baterias abaixo de 30ºC? A minha garagem mesmo no verão costuma estar abaixo disso...
E carregar lento a 6A? Ou é indiferente?
Temperatura quanto mais baixa, melhor. Para mim, sempre abaixo dos 20 ºC.
A de carga de carga é indiferente, o que importa é carregar a 100% e deixar o carro "descansar".
Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?

Mensagem por Erbium »

Ok.
E quando dizes muitas horas tens de ideia de quantas foram? Têm de ser seguidas?
O carro desligado a 100% o que faz para que aconteça este balanceamento?
Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”