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Re: QUESTOES ZOE R210

Enviado: 09 dez 2015, 10:35
por Orlando
Lunas Escreveu:Como se mede?
As casas têm ligacao terra.
Compras aqueles aparelhos de medir a energia, que eles também fornecem a informação.
O carro chega a iniciar carga ou nem isso faz?

Re: QUESTOES ZOE R210

Enviado: 09 dez 2015, 11:12
por FullElectric
Desde o início, quando o Lunas aqui colocou o problema dele, disse isso
É problema de terra. Se querem continuar com conjunturas continuem mas o facto é que o ZOE não vai deixar carregar enquanto o problema na instalação não for resolvido.
O facto do Leaf carregar numa instalação e o ZOE não carregar não quer dizer nada.
O ZOE é mais exigente e tem mesmo que ser tal como o Tesla estamos a falar de 22kW enquanto o Leaf carrega a 6,6kW
Com electricidade não se brinca.

Re: QUESTOES ZOE R210

Enviado: 09 dez 2015, 11:25
por Orlando
O teu EVSE não trazia um disjuntor? É que a Renault, como sabe que o EVSE tem mts cocegas, manda um.
Vamos pelo mais simples, pode ser simplesmente troca da fase do neutro. Tenta outras tomadas.
Sei também de tomadas francesas e portuguesas que funcionavam a 100% com Leaf e com Zoe não dão.

Re: QUESTOES ZOE R210

Enviado: 09 dez 2015, 11:39
por Orlando
Caso seja necessário, tb podes fazer um reset ao carro.
Desligas durante 3 minutos a bateria de 12v e voltas a ligar.

Re: QUESTOES ZOE R210

Enviado: 09 dez 2015, 12:39
por Orlando
Lunas Escreveu:Como resolveram essas pessoas o problema da terra.
O mais fácil foi fazer a troca da fase e do neutro, mas qdo o problema foi terra, tiveram que refazer a instalação.

Re: QUESTOES ZOE R210

Enviado: 09 dez 2015, 17:22
por alexmol
rdias Escreveu:A melhor terra possível é ligar à armadura de ferro da casa. Está toda interligada e tem dezenas de contactos com a terra. Cabo grosso.
Estás mesmo a dizer que a armadura de ferro da casa está toda interligada?

Re: QUESTOES ZOE R210

Enviado: 09 dez 2015, 17:56
por VETL
alexmol Escreveu:
rdias Escreveu:A melhor terra possível é ligar à armadura de ferro da casa. Está toda interligada e tem dezenas de contactos com a terra. Cabo grosso.
Estás mesmo a dizer que a armadura de ferro da casa está toda interligada?
Nem que estivesse toda interligada.
Sob nenhum pretexto deveria ser descascado um elemento da estrutura principal de um edifício.
Qualquer pessoa sabe o que acontece ao ferro quando exposto ao ambiente.
Mas pronto, cada um faz o que quer. Se o edifício durar 50 anos em vez de 150, isso não interessa nada pois já não é problema para nós. Quem cá ficar que se vire...

Re: QUESTOES ZOE R210

Enviado: 09 dez 2015, 18:18
por Orlando
pnunes Escreveu:Eu dizia como fazer, mas como és leigo na matéria não quero ser responsável por um acidente.
Mas deixa dar uma dica, sabes o que é um busca pólos?
Ou melhor chama o electricista que mora aí ao lado que ele tem um e faz te isso rápido.
Eu acredito que a ideia do alexmol seja boa mas duvido que arranjes terra na instalação, por isso usa a terra que vem do pt que é o neutro, liga um ao outro e tens o problema resolvido.
Tem é que ser bem identificado o neutro e não a fase ;)
Se tudo o que te disse falhar faz a expriência acima identificada por 2 users: o Alex e pnunes.
Acabei de ler que tudo pode ser fuga de corrente e melhor maneira é ligar a fase ao neutro. O carro vai se sentir seguro na mesma, e vai carregar. Se não percebes nada, pede a um eletricista. Se ele não perceber nada, liga à Magnumcap ou à Efacec.
http://www.automobile-propre.com/forums ... t1736.html
O problema pode nem sequer ser da instalação, nestes casos precisos são os parasitas da rede e os próprios filtros do carro. No forum não explicam mais, mas parece que nem os engenheiros tb explicam. Mas eu lembro que quando era pequeno, quando se ligava um eletrodomestico até se viam gralhas na TV, agora é mt raro, porque todos têm filtros anti-parasitas. Isso ligado à impedância da rede pode muito bem impedir a carga porque simplesmente no meio de tanto ruído o carro não se sente seguro....tem medo...temos que lhe comprar um cão. :mrgreen:
Força nisso.

Re: QUESTOES ZOE R210

Enviado: 09 dez 2015, 18:42
por Orlando
rdias Escreveu:No PDF que eu coloquei mostra a origem destes parasitas... Como por exemplo frigorífico, etc...
Mas nem é o caso, pois o disjuntor nunca disparou. É falta de terra.
Claro que pode ser, nem eu quero ser a chave da solução.
Agora se carrega leaf e não carrega Zoe na mesma tomada, é do carro e das propriedades inerentes à conceção do Evse e dos filtros internos do próprio carro! E neste momento isso está acontecer ao meu vizinho que me diz que nem se sente seguro, pois quer viajar e não pode andar a ligar a toda a gente onde vai parar para perguntar se tem terra boa ou não :mrgreen: Só não devolve o carro porque o agente Renault diz-lhe que a casa dele é antiga e que eles não têm culpa...pois é, mas o meu Leaf carrega lá (experimentei a 30 minutos)!

Re: QUESTOES ZOE R210

Enviado: 09 dez 2015, 18:55
por Orlando
Olha lá tens alguma micro lá perto?
Repara neste texto:
Si tout est clean sur ton install, reste la "pollution" par le réseau --> présence d'harmoniques (créé par un mauvais onduleur de photovoltaïque par exemple), ou défauts d'isolement (éclairage public . . .) à proximité de chez toi, la zoé y est très sensible.

La solution (radicale) étant de poser un transformateur d'isolement pour l'alimentation de la borne de charge (green-up ou autres), mais cela a un coût même si tu peux parfois en trouver des suffisamment puissant, d'occaz sur les sites internet.

Sinon il faut demander à ton distributeur d'énergie de poser un enregistreur, mais si pas de défaut constaté les frais sont pour toi (c'est pas donné . . .).
http://www.automobile-propre.com/forums ... 16-10.html
Fala-se de poluição pela rede: Microproduções, falta isolamento público.
A solução radical é um transformador de isolamento, aí uns 5000 euros.