Re: Carro EV? Melhor escolha!
Enviado: 07 out 2015, 10:16
O meu leaf mk2, a 100km/h com CC, faz sem grandes problemas 130km, por exemplo na AE entre Porto e Viana.
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Temperatura ambiente?cromero Escreveu:O meu leaf mk2, a 100km/h com CC, faz sem grandes problemas 130km, por exemplo na AE entre Porto e Viana.
O meu mk1 (com 21% degradação) faz isso a 80Km/h sem climatização.cromero Escreveu:O meu leaf mk2, a 100km/h com CC, faz sem grandes problemas 130km, por exemplo na AE entre Porto e Viana.
A diferença em resistência aero, 80 para 100 km/h é ~56%. Como cerca de metade das perdas mecânicas nestas velocidades é a resistência aero dá perto dos tais 21% de degradação do packVETL Escreveu:O meu mk1 (com 21% degradação) faz isso a 80Km/h sem climatização.cromero Escreveu:O meu leaf mk2, a 100km/h com CC, faz sem grandes problemas 130km, por exemplo na AE entre Porto e Viana.
Com ou sem luzes é irrisória a diferença...
C's de descarga não fazem muita diferença, pelo menos até 1 C.VETL Escreveu: O BECOOL penso que acha que 0,3C de descarga seria o ideal e eu sem perceber nada do assunto inclino-me a pensar também que isso seria o indicado.
No meu Leaf, se andar a 100Km/h em AE já aquece o pack. A essa velocidade, basta apanhar uma subidita reles para ir facilmente aos 40Kw ou mais (mais que 2C no meu caso). Claro que depois a descer regenera, mas não deixa nesses momentos de ser equivalente a cargas rápidas.
Mas há cá quem ande sempre a 140Km/h (na A4 por exemplo que é montanhosa) num Leaf mk1 com um pack de 14Kwh e está tudo bem. Ele não se queixa. Não podemos é querer a mesma duração do pack

Se começares e acabares o percurso à mesma altitude, gastarás mais a subir e menos a descer, dá a média de uma galinhaVETL Escreveu:A 100Km/h, mesmo que o consumo médio seja inferior a 1C (e é), na prática anda-se normalmente a bem mais do que isso.
Nota que os momentos de regeneração compensam alguns momentos de aceleração, o que faz com que em boa parte do percurso andamos a mais de 1C para manter essa velocidade.
Só num percurso completamente plano essa teoria funcionaria.
Por isso é que o meu pack aquece nesse ritmo e olha que não ando muito em zona montanhosa.
É como aquela cena de eu comer 2 frangos e tu não comeres nenhum. Em média comemos um cada um...![]()
Nada disso. Por aqui é tudo relativamente plano e no meu Leaf até aos 80Km/h, o aumento da temperatura do pack não é muito significativo. Uma viagem a Coimbra ou ao Porto e vice-versa na AE a 80Km/h, fará aumentar no máximo 5ºC a temp.ª do pack (a menos que a temperatura ambiente também suba).RNM Escreveu:Agora, se for um MK1, é melhor não passar dos 50 km/h...
Ai se isso fosse possível...RNM Escreveu:...e ter sempre o AC a bombar virado para o pack