Ja acabei a lógica do EVSE automático:
Acho que é fácil de acompanhar neste esquema do Node-RED, à esquerda escuta-se por mensagens do EVSE, que começa a debitar informação assim que se liga, quando há mensagens de ligar, iniciar carga, finalizar carga ou mudar os amperes é enviado um email.
Quando o carro começa a carregar, o EVSE envia estatisitcas a cada 10s. Esses dados são encaminhados para o emoncms que é a aplicação fantástica do openenergymonitor que basicamente faz gráficos de energia, incluindo o dashboard exclusivo do Leaf que está no post anterior. Ao mesmo tempo os dados de energia são enviados para o módulo "MAGIA!!" que com eles, mais os dados do consumo da casa, implementa a lógica que se pretende. Modo
Manual não faz nada, modo
Power maximiza a potencia disponivel da casa para o carro e modo
Solar tenta forçar o consumo a ser zero, tal como um desviador de consumo, savaguardando uma potencia de carga mínima de 6A. Ordens para baixar potencia são imediatos, e para aumentar passa por um limitador que apenas permite 1 alteração a cada minuto.
Tudo isto é transparente, pode correr num Raspberry PI, e só se configura 1 vez, no dia-a-dia escolhe-se o modo de operação no EVSE, depois de o ligar:
Estou neste momento a carregar o carro de forma a que não se ultrapassem os 14A e acho que está a funcionar na perfeição. Assim que desligo a TV o carro passa a carregar mais 1A lol.
O mais importante é que assim com 6,9kVA contratados à EDP posso por o carro a carregar e não me preciso de preocupar com a utilização de energia.
Eiso o gráfico de energia e os 14A de limite no consumo real total da casa
De resto, os bugs estão todos corrigidos, o EVSE vai entrar em fase de teste durante os próximos tempos para confirmar que tudo funciona bem. Se tiverem sugestões aproveitem agora que está tudo fresco!