Página 48 de 58

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 01 abr 2022, 16:07
por pemifer
Brunus Escreveu: 30 mar 2022, 11:52 Disto isto, já fiquei sem carregar porque o posto estava sem comunicação.
Eventualmente terá sido só uma questão de sorte, mas já carreguei mais do que uma vez em PCRs e PCNs que indicavam que não tinham ligação à rede.
E também já fiquei sem carregar mas, tanto quanto me consigo lembrar, foi em PCNs.

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 01 abr 2022, 16:40
por frankesousa
Como sabem eu sou um "quase" defensor do nosso sistema, ou melhor, já fui, já está a passar a doença :lol: :lol:

Mas a rede de continente está em baixo há mais de 48 horas, o que nem a MobiE conseguiu (acho eu daquilo que me lembro desde 2018 quando entrei para a ME)

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 01 abr 2022, 17:16
por Nonnus
Mas a mobie conseguia mandar o sistema abaixo sem sofrer um ataque informático exterior, eram os próprios que causavam o problema. :mrgreen:

A quando de um ataque informático não se sabe que danos foram causados. Só vamos saber como vai ser com a mobi.e quando acontecer, o que esperamos que nunca aconteça, embora já tenha sido garantido que em caso de acontecer temos que conseguir carregar.

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 01 abr 2022, 17:32
por BrunoAlves
Nonnus Escreveu: 01 abr 2022, 17:16embora já tenha sido garantido que em caso de acontecer temos que conseguir carregar.
Está de facto na legislação. E muito bem, é uma excelente medida de protecção ao utilizador. Não sabemos se está de facto activa em todos os postos, mas se não está devia estar e é muito bem pensado.

Esta questão do ataque informático é bastante mais complexa seja na rede pública seja em redes privadas. Há vários backends a funcionar, todos ligados à internet. Podem visar a MobiE, como um ou vários backends dos OPC, como redes privadas, ...
É esperar que não se virem para lá :(

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 05 abr 2022, 11:13
por Gameiro101
Nonnus Escreveu: 01 abr 2022, 17:16 Mas a mobie conseguia mandar o sistema abaixo sem sofrer um ataque informático exterior, eram os próprios que causavam o problema. :mrgreen:

A quando de um ataque informático não se sabe que danos foram causados. Só vamos saber como vai ser com a mobi.e quando acontecer, o que esperamos que nunca aconteça, embora já tenha sido garantido que em caso de acontecer temos que conseguir carregar.
Garantido por quem? é que quando um posto fica sem comunicações por norma apenas deixam carregar os cartões que já tenham sido utilizados nesse posto, depois tens por exemplo a MIIo que nem precisas de ter cartão para utilizar o posto, se o posto não tiver comunicação como activas o posto?

A teoria é muito engraçada, mas depois a realidade nem sempre colabora.

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 05 abr 2022, 11:25
por Nonnus
Gameiro101 Escreveu: 05 abr 2022, 11:13 Garantido por quem? é que quando um posto fica sem comunicações por norma apenas deixam carregar os cartões que já tenham sido utilizados nesse posto, depois tens por exemplo a MIIo que nem precisas de ter cartão para utilizar o posto, se o posto não tiver comunicação como activas o posto?

A teoria é muito engraçada, mas depois a realidade nem sempre colabora.

Garantido pela legislação e pelo Luís Barroso no último Volt (Exame Informática).

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 05 abr 2022, 12:04
por zeuz
Nonnus Escreveu: 05 abr 2022, 11:25
Gameiro101 Escreveu: 05 abr 2022, 11:13 Garantido por quem? é que quando um posto fica sem comunicações por norma apenas deixam carregar os cartões que já tenham sido utilizados nesse posto, depois tens por exemplo a MIIo que nem precisas de ter cartão para utilizar o posto, se o posto não tiver comunicação como activas o posto?

A teoria é muito engraçada, mas depois a realidade nem sempre colabora.

Garantido pela legislação e pelo Luís Barroso no último Volt (Exame Informática).
:lol: :lol: :lol:

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 05 abr 2022, 12:30
por mjr
E continua sem funcionar o Plug&Charge.

Não sabemos se o problema está diretamente relacionado com o Plug&Charge ou se com o Continente Pay/Cartão Continente, que são necessários para o Plug & Charge funcionar. O que sabemos é que amanhã faz uma semana que estamos sem serviço...

Acho curioso (na verdade até já estava à espera :mrgreen: ), virem discutir a rede pública a propósito desta falha no Continente. Uma falha deste tipo na rede pública durante alguns (poucos) dias seria tolerável pois os postos são obrigados pelo RME a permitir carregar sem ligação à EGME. Claro que só localmente, através de cartão físico, como é óbvio.

Todo este tempo que está a demorar o serviço do Continente a recuperar faz, infelizmente, indiciar o pior. Os backups podem não cobrir a totalidade do serviço e alguns dados poderão não ser recuperáveis, fazendo aumentar em muito o tempo de recuperação do sistema. Além disso, o PLug & Charge deve ter uma prioridade baixinha em relação a recuperar o Continente Pay e o cartão Continente...

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 05 abr 2022, 14:17
por Nonnus
O cartão Continente ainda não funciona nas lojas e esta entre muitas outras coisas deve ser a prioridade do Continente em pôr a funcionar. Afinal o negócio deles é vender arroz. :mrgreen:

mjr não achas normal fazermos uma comparação? Serve o mesmo propósito e só a ideia que pode acontecer na rede pública... Este é o calcanhar de Aquiles de sistemas centralizados. Nem tudo é belo como muitas vezes fazem querer. Como disseram no Volt, olhando para o que esta acontecer no Continente o melhor será prevenir a rede pública. Preparados para o pior esperando o melhor. ;)

Re: Continente Plug&Charge

Enviado: 05 abr 2022, 14:19
por OCasal
:clap: