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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 12 mar 2016, 23:53
por Apr
Bem acho que um dos problemas é a generalização, há várias respostas dependendo das condições dos percursos que se querem otimizar. Isto parece um bocado vago, mas neste mesmo DB tenho a minha primeira viagem, Aveiras - Coimbra, quase 150Km onde fui pela N1 e devo ter feito uma média incrivelmente baixa e um tempo de viagem incrivelmente alto.
O Leaf Spy desde há algum tempo tem um ficheiro adicional, chamado "TripChrgLog" e que está na mesma pasta dos logs. Esse ficheiro resume cada viagem, desde o momento em que se liga o carro até que se desliga. Acho que seria razoavelmente simples partilharmos esses dados para trajetos importantes, como viagens entre cidades, ou mais experiências entre PCR's para podermos planear as nossas viagens com mais certezas.
Posso já partilhar os dados destas viagens, a primeira linha sendo Pombal_Aveiras_N1 e a segunda Aveiras_Pombal_A1:
Alguns dados nem sei bem o que representam, mas dá para encontrar algumas meias verdades, como a regeneração, que foi muito maior na N1, mas o resultado foi desastroso
Na viagem mais interessante, que foi pela A1, e para complementar, apenas usei cruise control a 70Km/h na subida da serra. O resto da viagem foi a acompanhar camiões. A velocidade dos gráficos são do GPS do telemovel.
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 13 mar 2016, 00:04
por VETL
Se eu tivesse um gps que me desse altitudes ligeiramente aproximadas, partilhava isso também...
Mas essa cena de acompanhar camiões não vale para este teste!

Daqui a pouco começa a malta a treinar técnicas de lançamento do laço tipo cowboy para atirar em andamento a uns ganchos de reboque...

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 13 mar 2016, 00:17
por Apr
Já se vê?
Se não os acompanhares ficas para trás. É simples.
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 13 mar 2016, 00:57
por Apr
VETL Escreveu:Daqui a pouco começa a malta a treinar técnicas de lançamento do laço tipo cowboy para atirar em andamento a uns ganchos de reboque...

Isso era grande ideia, não se parava e chegavas ao destino com bateria cheia.
Uma cena tipo isto:
De volta ao futuro...

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 13 mar 2016, 02:07
por zeuz
Apr Escreveu:Já se vê?
Se não os acompanhares ficas para trás. É simples.
Não!
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 13 mar 2016, 10:45
por Apr
Agora acho que ja se ve. A soma do drive + regen + charge nao bate certo nem sei porque é que na primeira viagem aparece charge e na segunda nao. Há algum sitio onde se pode encontrar um manual mais detalhado?
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 13 mar 2016, 11:03
por VETL
Apr Escreveu:Agora acho que ja se ve. A soma do drive + regen + charge nao bate certo nem sei porque é que na primeira viagem aparece charge e na segunda nao. Há algum sitio onde se pode encontrar um manual mais detalhado?
Consultar tópico no mynissanleaf ou mandar email ao Turbo3
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 14 mar 2016, 22:08
por Apr
Mandei-lhe um email com duvidas vamos ver se responde
Andei a tentar adicionar aos graficos a variação da potencia, mas não ficou nada de jeito. Porque a questao incómoda (pelo menos para mim) que se levanta dos gráficos é saber se é mais eficiente conduzir a velocidade constante ou a potencia constante... A velocidade a variar de certeza que foram em periodos de conduçao pelas bolas de potencia do dashboard. Nao consigo provar isso com graficos.
Nao acreditem nos cosumos resumidos que lá coloquei até o turbo3 responder às minhas duvidas.
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 15 mar 2016, 12:40
por Apr
Cá está a legenda da tabela:
“Energy” - Estimativa de consumo em Wh baseado no SOC e nos AHr.
“SGids” - starting Gids da viagem.
“EGids” - ending Gids da viagem.
“Drive” - Contador de energia que pode contar energia de várias viagens.
“Regen” - Contador de energia acumulada na bateria através da regeneração que pode contar energia de várias viagens.
“Charge” - Contador de energia acumulada na bateria por meio de carregamento que pode contar energia de várias viagens.
Se subtrairmos os “EGids” aos “SGids” obtermos outra estimativa de consumo da viagem, um pouco menos precisa, já que cada gid representa ~77.5 Wh
Se se fizer reset aos contadores antes da viagem, os contadores “Drive”-“Regen”-“Charge” são inicializados e apresentem valores só de uma viagem. Mas também é possivel deduzir os valores se subtrairmos os valores da linha imediatamente anterior nesse ficheiro. Basta ter o Leaf spy ligado durante todas as viagens.
Resumindo, com estas regras já é possível ter a tabela final. de consumos destas duas viagens entre PCR's:
Acham que está bem assim? Se conseguissemos "documentar" troços de viagem talvez ajudasse no planeamento de viagens futuras.
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 15 mar 2016, 13:24
por VETL
Não concordo com os ~77,5wh/Gid.
Se toda a gente usa 80, porquê 77,5? Alterou o valor consensual até agora?