sosimple Escreveu:rimsilva Escreveu:sosimple Escreveu:Pessoalmente, dispenso isenções e prefiro investimentos na rede de postos de carga.
Também prefiro. (porque a partir do momento em que comprei o meu carro não foi a pensar em regalias futuras).
Acho que temos de ver na prespectiva do crescimento da ME e por isso, maiores benefícios, mais interessados.
No meu ponto de vista, o melhor benefício que pode haver é o de ter uma rede de postos de carga que permita uma utilização despreocupada e sem compromissos. Na minha tentativa constante de angariar mais adeptos da mobilidade eléctrica, nunca ouvi ninguém a dizer que não compra um eléctrico por falta de incentivos, mas sim por preocupações com a autonomia. Fazem falta mais PCR e principalmente muito mais PCN geograficamente bem distribuídos. Há imensas zonas do país que são verdadeiros desertos. Eu vivo em Odivelas, mesmo ao lado de Lisboa e neste concelho há um total de zero postos de carga. Assim é complicado.
Como referi, não contesto a questão da importância dos posto de carregamento, para mim só há uma coisa mais importante que os postos: a autonomia dos carros (mas está fora deste Âmbito).
Mas também apoio estas isenções, ou porque os VE não podem estar a ser penalizados por algo que não fazem (emissões de CO2) ou porque serão mais alguns factores na decisão para a compra de um VE.
Nas conversas que tenho em relação à mobilidade eléctrica, encontro pessoas com abordagens diferentes (ou pelo menos com prioridades diferentes):
Quando se tratar de alguém que dá prioridade à parte financeira, preocupa-se em recuperar rapidamente o valor "investido" e ter um custo de utilização mais baixo em relação aos CI, por isso a componente de portagens, pode ser muito interessante.
Quando falo com pessoas que não teriam qualquer problema em comprar qualquer VE, as questões são logo outras: "Quantos km's fazes?", "Quanto tempo demora a carregar?".
É a mentalidade de chegar ao posto de abastecimento e carregar em 2min, por comodismo ou então porque o status ainda se centra nos panameras ou outros a este nível.
A Tesla começa a ser falada, mas enquanto não tiver uma politica de marketing por cá, ainda vai demorar o Boom, mas vai acontecer porque sabemos como as coisas funcionam em Portugal.
Para estes seguramente que as isenções pouco importa (a dedução do IVA é o beneficio mais importante), primeiro será a autonomia do carro e depois os postos rápidos (de preferência de próxima "Geração" para carregar a 350kW).