Página 45 de 73
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 31 jan 2016, 22:15
por Fil
A Tesla passou a colocar cabos com refrigeração, porque percebeu que era aí que estava o limite de velocidade de carregamento, e passou a poder colocar cabos mais finos e de maior facilidade de manuseamento.
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 31 jan 2016, 22:52
por pnunes
Em países onde se leva a sério a mobilidade eléctrica além de existir mais civismo também existem regras.
Carregar mais que x tempo origina pagamento diferente, deixar o carro no local após carregamento é penalizado etc.
Por isso é que já se está a equipar os locais e os carregadores com formas de deteção tipo Charge bay ,identificação automática da matrícula etc.
Desconfio que se esses senhores que estão a fazer isso cá em pt podem vir a ter a vida complicada... Se querem carregar o carro ainda por cima em locais privados tem que ter civismo, acho que é mente típica de sapateiros do vale do Sousa , isto e tudo meu e o resto q s f.
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 02 fev 2016, 15:25
por alexmol
mjr Escreveu:Um cabo mais comprido não aquece mais que um curto! A não ser, claro, se estiver todo enrolado numa bobine.
A maior secção seria porque teria mais queda de tensão, não por aquecer mais.
Em corrente DC, como é o caso, nem há problema de estar o cabo enrolado.
Quanto aos cabos arrefecidos acho mal. Vai-se sacrificar eficiência (mais de 1kW desperdiçado) em nome de facilidade de manuseamento, como se uma mangueira de uma bomba de gasolina fosse algo fácil de manusear...
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 02 fev 2016, 16:41
por mjr
Não estava a falar no efeito de indução eletromagnética mas sim na menor dissipação térmica da energia perdida por efeito de Joule no cabo quando este está enrolado (basicamente por menor área de contacto com o ar).
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 03 fev 2016, 10:38
por Apr
Fui há pouco ao PCR aqui de Coimbra para ver se sabia enfiar... e confirmo que ainda sei. Não sei o que aconteceu no Porto, deve ser falta de treino..
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 03 fev 2016, 11:03
por mjr
Apr Escreveu:Fui há pouco ao PCR aqui de Coimbra para ver se sabia enfiar... e confirmo que ainda sei.
Ontem voltei a carregar no Porto, tudo OK. Claro que se puxar o cabo ele sai, tem de ficar a fazer alguma força para a frente.
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 03 fev 2016, 12:19
por ICEM4N
mjr Escreveu:Apr Escreveu:Fui há pouco ao PCR aqui de Coimbra para ver se sabia enfiar... e confirmo que ainda sei.
Ontem voltei a carregar no Porto, tudo OK. Claro que se puxar o cabo ele sai, tem de ficar a fazer alguma força para a frente.
Sera que se pedirmos à mobi eles trocam aquele cabo? A nissan diz que aquilo é propriedade da mobi-e
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 03 fev 2016, 13:33
por FullElectric
Os PCR da Nissan são propriedade da Nissan. São postos privados e não Mobi.E
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 03 fev 2016, 19:16
por pnunes
O cabo é caro, o trabalho para o mudar é outro tanto. Como eles não ganham nada com isso deixam arrastar até ao limite, ou, no limite podem ate deixar de o disponibilizar como fazem os de braga!
Estamos num pais onde "salve-se quem puder" e quem compra carros eletricos não pode contar com carregamento publico, ainda.
Da frente do pelotão passamos para a cauda que nos envergonha.
Os Mobie de 2011 estão estragados, alem de serem de primeira geração e de concepção estrutural manhosa sofrem de abandono total. Os mais recentes vão pelo mesmo caminho.
Só não se percebe como é que os instalados recentemente dão o berro em tres tempos... por exemplo o do espaço guimaraes (MC), todo bonitinho parece o chapeu dum pobre!!! agora no natal até condizia com a época, pisca por todo o lado

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 03 fev 2016, 19:35
por ogadiv
Apr Escreveu:Fui há pouco ao PCR aqui de Coimbra para ver se sabia enfiar... e confirmo que ainda sei. Não sei o que aconteceu no Porto, deve ser falta de treino..
eu também ainda não lhe apanhei o jeito, dificilmente consigo "enfiar" à primeira
