Nonnus Escreveu: 04 dez 2022, 14:20
Hoje depois de uma viagem de 100km chegou assim:
A célula mais baixa não é a mesma do anterior print e houve outra vez os tais saltos de percentagem. Chegou a estar nos --- e depois voltou aparecer 9%. A célula mais baixa hoje foi a 66 anteriormente foi a 35 e a 63. O SOH voltou a subir.
Perfeitamente normal a subida do SOH. Sempre que fizeres carregamentos com grande amplitude de SOC, percorreres muitos kms e aumentares a temperatura média do pack para esses valores, o HX vai subir e consequentemente o SOH.
Compreendo que o carro está para servir-nos e não o contrário, mas se continuares a utilizar o carro neste padrão, "morrerás" efetivamente na praia.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019.
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.
corrisi Escreveu: 04 dez 2022, 15:27
Perfeitamente normal a subida do SOH. Sempre que fizeres carregamentos com grande amplitude de SOC, percorreres muitos kms e aumentares a temperatura média do pack para esses valores, o HX vai subir e consequentemente o SOH.
Compreendo que o carro está para servir-nos e não o contrário, mas se continuares a utilizar o carro neste padrão, "morrerás" efetivamente na praia.
Acho que não é muito normal! Há mesmo qualquer coisa de errado com o carro. No verão fui a praia várias vezes, fiz outras viagens chegando a casa com o carro nas lonas e isso não impediu do SOH vir por ai abaixo até a queda da 3ª barra. Este comportamento de alguns dias para cá é anormal e não pode ser derivado a fazer estas cargas. Em todo o caso não tenho outra hipótese, só se deixar de usar o carro.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Hoje fui deixar o carro na Nissan para substituir as suspensões e para verem o comportamento da bateria. No caminho aproveitei e fiz um vídeo para mostrar ao chefe da oficina.
Pediu-me para lhe enviar o vídeo e as imagens do Leaf Spy para mostrar a Nissan, embora ele vá fazer os testes com o software da Nissan, nem podia ser de outra maneira.
Em menos de 1 minuto o carro passa dos 9% aos 19% e as bolas de regeneração nunca chegam a ser duas. Reparem que há um momento em que passa dos 16% para os 19%.
O SOH continua a descer encontra-se nos 69%
Caso não consigam ver o vídeo avisem.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
O comportamento visto assim é realmente estranho, mas acompanhando pelo leaf spy percebe-se o porquê.
Aos 9% a célula 66 tinha 3.1V quando o carro chega aos 19% tinha 3.6V. O que está acontecer e que já foi falado anteriormente é que a célula 66 drena mais energia que as restantes, mas também é a que recebe mais energia que as outras. Estas oscilações faz com que o carro tenha este comportamento.
Conclusão, se eu fizer um percurso com muitas subidas estou sujeito a ficar a pé mas ainda com muita energia dentro do pack, se fizer um percurso plano ou com algumas descidas está tudo bem. Este comportamento só verifica abaixo dos 40% de capacidade da bateria.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Estritamente, parece que sim. Mas já se discutiu (noutros tópicos, julgo) que se alguém se quiser chatear à séria com a Nissan provavelmente o final da história seria outro.
Mas na realidade o que a garantia diz cobrir é degradação, nos limites das 4 barras. Avarias é apenas 100kkm
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
O carro esta na Nissan a 7 dias e até agora ninguém me disse nada. Mudar as suspensões não leva 7 dias.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024