Página 42 de 54

Re: Diário de Bordo - mrr

Enviado: 24 abr 2016, 12:42
por subbuteowiak
mrr Escreveu:Leaf está na oficina e emprestaram-me um de 30kW, só tenho uma coisa a dizer, TOP.
85km feitos em nacionais a velocidades fora do permitido e 45% bateria gasta. :o
24km autoestrada A28( Porto-Vila do Conde) velocidade 100-120km/h e 14% gasto.

Estou rendido ao de 30kW.
Seria possível afirmar que, seguindo essa proporção, se pode fazer 144km em autoestrada gastando 85% bateria? Isto é o consumo de bateria ser constante, ou factores como percurso, peso extra, terão influências significativas?

Re: Diário de Bordo - mrr

Enviado: 26 abr 2016, 21:38
por mrr
Depende do relevo, velocidade e direcção do vento, neste caso em concreto penso que foi tudo favorável.

Não considero que se consiga sempre fazer os 144km em AE, mas que o carro tem um comportamento muito melhor que o de 24kW isso tem.

Re: Diário de Bordo - mrr

Enviado: 26 abr 2016, 23:28
por Orlando
Aqui um ensaio de 600km com um de 30kw em AE Lisboa-Porto-Lisboa
http://www.veiculoselectricospt.com/nis ... toestrada/

Re: Diário de Bordo - mrr

Enviado: 26 abr 2016, 23:32
por beme83
Orlando Escreveu:Aqui um ensaio de 600km com um de 30kw em AE Lisboa-Porto-Lisboa
http://www.veiculoselectricospt.com/nis ... toestrada/
Podia estar com mais pormenor, se usa CC ou qual a bateria à saída chegada e saída de Pombal e chegada ao Porto

Re: Diário de Bordo - mrr

Enviado: 27 abr 2016, 00:14
por mjr
São mais de 600 quilómetros percorridos, com uma única paragem em cada sentido, a uma velocidade entre os 95 e os 105 km/h e utilizando o perfil de itinerário mais penalizante para o automóvel elétrico, a autoestrada, onde praticamente não existe regeneração de energia para recarregar a bateria.
Continuam a perpetuar o mito de que AE é pior para os VEs porque não há regeneração.

De resto foi a confirmação de que com CC a 100km/h dá para fazer Porto Lisboa com uma paragem. Muito bom.

Re: Diário de Bordo - mrr

Enviado: 16 jun 2016, 13:36
por mrr
Boas pessoal,

tenho andado desaparecido do forum, mas com calma vou começar a voltar. Meti-me em dois "projectos" que acabaram na semana passada, um deles foi a participação na 4º descida mais pouca de Famalicão e outro nas marcas das antoninas também em Famalição.

Gostava de ter ido ao 4º ENVE, mas foi-me impossível, a construção do carro roubava-me todo o tempo disponível e indisponível.

Na 4º descida mais louca de Famalicão juntei-me a uns colegas de turma e avançamos com a construção de um autocarro, deixo aqui algumas fotos.
Melhor parte da descida foi mesmo o premio, pois conseguimos ficar em 1º Lugar, acho que foi a marca do autocarro que fez a diferença :lol:

Imagem

Imagem

Continuando, já aqui tinha referido que tinha feito a instalação de 12kW de paineis solares, pois é, tal como o bichinho dos VE me picou, nas energias renovais foi igual, acabei por meter mais 12kW de painéis, conclusão temos os telhados todos cheios de painéis.
Grande parte da energia é para auto-consumo, o que sobra estamos a fazer venda a EDP.
Assim que este tempo de inverno passar coloco fotos.

Agora a parte do LEAF, depois de ter andado 3 dias com um de 30kW ainda ponderei trocar o meu, mas acho que estava a precipitar-me, meu serve mais que perfeitamente para o dia a dia, e depois acho que o próximo ano será o ano do salto das capacidades, por isso há que continuar a rentabilizar o que tenho.
Este ano ainda não coloquei o carro a arrefecer o pack, ainda não achei necessário, apesar que já o vi com 6 barras.
A ultima vez que liguei o LS (2 semanas a trás) reportava 89% de capacidade, já passou os 70.000km.

Para os mais atentos o meu LEAF apareceu com muita ferrugem nos bancos, o carro já foi 3 vezes a Nissan nas ainda não foram trocados, ja me ligaram a dizer que já têm os bancos lá e que os vão trocar, agora tenho que esperar até arranjar vaga, o raio do carro não para....

Grande testamento, espero que ninguém tenha adormecido.

Re: Diário de Bordo - mrr

Enviado: 16 jun 2016, 14:09
por BrunoAlves
Tá muito giro o autocarro :mrgreen:
(...)12kW de paineis solares(...)
É muita potência :shock: Fartas-te de vender à EDP, não?

Em relação à troca do carro, na minha opinião é sensato não o fazer a menos que a autonomia extra seja determinante.
O contra de o fazer é que, ao surgirem carros com mais capacidade, os nossos ficam sem valer nada :P

Re: Diário de Bordo - mrr

Enviado: 16 jun 2016, 15:01
por Fil
O autocarro ficou muito louco :D

70 mil klms e com excelente capacidade, esse leaf está um mimo ;)

Também sou da opinião que não fazia sentido trocar para o de 30kWh, especialmente com a capacidade que esse leaf tem.

Os bancos irão ficar melhores que nunca após a troca, mas é um processo que se tem arrastado bastante.

Venham mais "testamentos" destes, parece-me que é o que a maioria quer, pelo menos é o meu caso :)

Re: Diário de Bordo - mrr

Enviado: 16 jun 2016, 15:41
por pemifer
Fil Escreveu: Venham mais "testamentos" destes, parece-me que é o que a maioria quer, pelo menos é o meu caso :)
Apoiado!! :clap:

Re: Diário de Bordo - mrr

Enviado: 16 jun 2016, 16:23
por Apr
O meu problema da ferrugem foi resolvido com apoios do isofix novos. Montaram-me o cinto do meio ao contrario (sim, virado para a bagageira) e deixaram o banco a achocalhar todo nos buracos... Na proxima revisao tenho que reclamar o mau serviço.

Os problemas no leaf sao cada vez mais simples no entanto as reparações sao cada vez mais mal feitas...