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Re: Diário de bordo de vip
Enviado: 09 out 2015, 11:46
por victormcpinto
Ontem, para comemorar os 55 555km, foi assim:
PARTIDA
VIAGEM
CHEGADA
CC a 90 km/h nas subidas mais acentuadas, restante a 100 km/h
156 wh/km
Isto é o que o meu LEAF consegue fazer. Para mim, sem ser brilhante, chega.
Re: Diário de bordo de vip
Enviado: 09 out 2015, 15:36
por Fil
É mais que suficiente para muito boa gente

Re: Diário de bordo de vip
Enviado: 10 out 2015, 20:17
por galt
Muito bom...
O meu com 49ah seria um pouco diferente talvez menos uma barra.
Só por curiosidade fiz uma conta simples:
o consumo foi apenas de 53,4 % da bateria. Ou seja a bateria é protegida pelo carro.
Inicio de viagem 91,6%.
Fim de viagem 38,2%.
Sabemos todos as razões disto acontecer. A nissan devia fazer o mesmo que a Tesla/Mercedes classe B (espero n estar enganado) que permite carregar mais energia na bateria quando o utilizador precisa de realizar uma viagem longa.
Sem dúvida que estes veículos com a autonomia que possuem satisfazem 80 a 90% das viagens necessárias do utilizador típico.

Re: Diário de bordo de vip
Enviado: 10 out 2015, 20:41
por VETL
Ai que confusão, galt...
O mk1 deixa carregar as células até aos 4,12v e descarregar até aos 3,00v.
Qualquer carga acima dos 4,12v ou descarga abaixo dos 3,00v não acrescenta nada de significativo.
Não domino nada disto mas olhando para o gráfico de descarga das nossas células, fora destes limites é ridícula a quantidade de energia que se pode utilizar. A linha da energia no gráfico fica vertical fora desse intervalo.
Por isso não considero que haja energia escondida e até pedia a alguém que me explicasse porque é que se fala que o pack tem 24kwh dos quais só 22,5kwh se podem utilizar.
Apesar do mk2 ter limites ligeiramente mais folgados, penso que é consensual que seria arriscado alargar este intervalo de carga - descarga.
Re: Diário de bordo de vip
Enviado: 10 out 2015, 21:10
por galt
A resposta à tua questão está nos amperes da bateria.
Existem mk2 novos com 67 amperes.
O meu tem neste momento 49,08Ah....

Re: Diário de bordo de vip
Enviado: 10 out 2015, 21:20
por VETL
galt Escreveu:A resposta à tua questão está nos amperes da bateria.
Existem mk2 novos com 67 amperes.
O meu tem neste momento 49,08Ah....

Não está aí a resposta não. Nada disso.
Usando desde os 2,75v até aos 4,30v foi permitido gastar tudo.
Nada ficou escondido.
E a essa questão dos 67Ah vs 49Ah não se chama proteção do pack pelo carro. A isso chama-se "degradação".
Re: Diário de bordo de vip
Enviado: 11 out 2015, 17:19
por Malm
Já nos i-MiEV, a conversa é outra. Se no limite superior é igual ao Leaf, já o limite inferior não está a deixar, muitas vezes, aproveitar tudo. Eu não me admiro nada de ver um i-MiEV a parar com 0,0% e 3,6V na célula mais fraca, ou o contrário, parar com 2,75 V na célula mais fraca e a indicar 15% de SoC. Se o primeiro caso deve ser comum a todos os veículos novos, já o segundo, só em carros em que num ano se perdem valores de 10 ou mais por cento de capacidade. O i-MiEV é muito conservador no que se refere a recalcular a sua capacidade, parte do princípio que as oscilações de um dia para o outro se devem a outros fatores e não à perda de capacidade. O problema é que após muitos dias somados, a perda de capacidade passa a contar.
Re: Diário de bordo de vip
Enviado: 11 out 2015, 19:11
por galt
VETL Escreveu:galt Escreveu:A resposta à tua questão está nos amperes da bateria.
Existem mk2 novos com 67 amperes.
O meu tem neste momento 49,08Ah....

Não está aí a resposta não. Nada disso.
Usando desde os 2,75v até aos 4,30v foi permitido gastar tudo.
Nada ficou escondido.
E a essa questão dos 67Ah vs 49Ah não se chama proteção do pack pelo carro. A isso chama-se "degradação".
Todos sabemos que é degradação.
Mas com 20% de energia o carro deixa de apresentar a autonomia estimada.
Conclusão:
Nunca se usa dos 92% aos 100% e dos 2% aos 20%. Estamos a falar de cerca de 30% que não é usada.
Eu conheço a explicação de tudo isto mas... não concordo.
As marcas de automóveis deviam começar por anunciar a capacidade útil da bateria e não divulgar a capacidade total.
Mas é marketing... na prática usa-se muito menos.
Re: Diário de bordo de vip
Enviado: 11 out 2015, 19:25
por Orlando
Onde viste isso dos 67ah?
Re: Diário de bordo de vip
Enviado: 11 out 2015, 19:39
por galt
Orlando Escreveu:Onde viste isso dos 67ah?
Não vi... se tivesse visto ficava mais convencido.
Refiro-me ao que já foi escrito neste fórum...