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Re: Vandalização de postos de carregamento.

Enviado: 05 set 2025, 15:27
por BrunoFonseca
Acredito q essas soluções passam por tornar os cabos "inclusos" nos postos, e só apos a activação do posto é q os cabos sao libertos.
Estas soluções podem criar a necessidade de equipamentos de maior dimensão (e mais caros), isto pq os cabos não são muito "maleáveis"

Seja qual for a solução, que venha rápido.

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Enviado: 05 set 2025, 16:14
por BrunoAlves
Não querendo parecer um disco riscado, acho essas soluções impraticáveis e falíveis (um pé de cabra resolve bem qualquer tranca/porta e depois são duas despesas em vez de uma para reparar), dificulta-se a vida ao utilizador e não dificulta grandemente a vida aos meliantes.
Continuo a achar que a única solução é fazer com que o roubo não valha a pena. E isso consegue-se com alumínio (com todas as outras condicionantes que essa escolha acarreta).

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Enviado: 05 set 2025, 17:14
por civic
O aluminio é impraticavel pelas correntes usadas.
Começar a dificultar o assalto é o que se deve fazer, criar dificuldades na venda do cobre, usar camaras de vigilância, alarmes, tinta, tornar os cabos inacessiveis,... Tudo isto é bem vindo, têm é que começar a fazer alguma coisa.

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Enviado: 06 set 2025, 07:51
por Nonnus
BrunoAlves Escreveu: 05 set 2025, 16:14 Não querendo parecer um disco riscado, acho essas soluções impraticáveis e falíveis (um pé de cabra resolve bem qualquer tranca/porta e depois são duas despesas em vez de uma para reparar), dificulta-se a vida ao utilizador e não dificulta grandemente a vida aos meliantes.
Continuo a achar que a única solução é fazer com que o roubo não valha a pena. E isso consegue-se com alumínio (com todas as outras condicionantes que essa escolha acarreta).
Também percebo o que dizes que a partida parece não funcionar. Mas pegando no exemplo das caixas MB quando apareceu a ideia da tinta parecia que não ia resultar e que ia haver o problema de criar danos maiores. O que é certo é que esse tipo de roubo deixou de existir, ou pelo menos desceu drasticamente. As maquinas de tabaco blindadas igual. Eles não se não ao trabalho de as tentar abrir no local (faz barulho e leva tempo), se tiverem mesmo interesse, carregam-nas completas e depois com tempo logo as abrem.

Como nós sabemos este tipo de roubo é facilitado porque o produto esta ali mesmo a mão de semear, estando escondido é mais complexo e ter que usar a força, torna a coisa menos apetecível. O que levava 5 minutos passa a levar 10 e já não justifica o risco.

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Enviado: 06 set 2025, 09:41
por mjr
O Chat diz que as normas obrigam a usar cobre:
If you’re building/buying EV charging cables to the mainstream standards, the conductor material is normatively required to be copper:

IEC 62893-1 (general requirements for EV charging cables), §8.1.1 “Material”: “The conductors shall consist of annealed copper …” and §8.1.2 requires Class 5 per IEC 60228 (flexible).
cdn.standards.iteh.ai

EN 50620 (EU AC charging cable standard), §6.1.1 “Material”: “The conductors shall be class 5 flexible copper conductors in accordance with EN 60228.”
cdn.standards.iteh.ai

IEC 60228 (conductors of insulated cables) itself frames the scope as including copper, aluminium and Al-alloy for fixed installations, and flexible copper conductors—which is what EV charging leads call for.
Assim sendo, sem alteração às normas, ficamos apenas com a possibilidade de dificultar o mais possível a tarefa:

- Reforçar os cabos com malha de aço (o que torna o cabo mais pesado e menos flexível)
- Sensores nos cabos que façam despoletar um alarme quando há tentativa de corte do cabo
- Atuar na psicologia dos ladrões, com mais iluminação, câmaras visíveis, avisos de alarme com resposta rápida, etc.

Esconder o cabo pode ser contra producente, tornando o mecanismos complexo (caro) e à mercê de um pé de cabra, como disse o Bruno.

A solução ideal será ter um vigilante 24h, o que apenas se torna economicamente viável em grandes hubs.

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Enviado: 06 set 2025, 13:34
por civic
Não vejo mecanismos complexos nas bombas de gasolina, existem muitas com os tubos recolhidos. ;)

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Enviado: 06 set 2025, 14:06
por BrunoFonseca
Os tubos são ocos para permitir a passagem dos fluidos.
Os cabos de carregamento sao "maciços", o que impossibilita o uso do mesmo mecanismo.

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Enviado: 06 set 2025, 18:40
por Nonnus
O sistema não tem que enrolar o cabo. O sistema só tem de o recolher para dentro do armário. Os cabos não são assim tão grandes que precise de um enrolador e, mesmo que por exemplo enrole apenas metade do cabo tem flexibilidade para isso. Se repararem os cabos da pistola vai ao chão e volta para cima. Um puxador de cabo para dentro do armário pode puxar o cabo de maneira que fique na mesma posição mas dentro do armário.

Não é nada que não exista.

Mas num futuro próximo será assim e acaba-se os problemas.

https://evmag.pt/porsche-cayenne-electr ... r-inducao/

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Enviado: 07 set 2025, 12:01
por civic
BrunoFonseca Escreveu: 06 set 2025, 14:06 Os tubos são ocos para permitir a passagem dos fluidos.
Os cabos de carregamento sao "maciços", o que impossibilita o uso do mesmo mecanismo.
Não precisa de ser enrolado, muitos dos tubos das bombas não são enrolados. ;)

Re: Vandalização de postos de carregamento.

Enviado: 07 set 2025, 13:21
por Nonnus
Há algum relato de cabos roubados nos Continentes?