migle Escreveu: 09 set 2019, 22:51
Lá porque em Espanha é caro, e na Noruega tudo é mais caro (não apenas o carregamento), não vamos extrapolar e dizer que em Portugal é das mais baratas...
PS: Comparar o preço dos PCRs de 50kW com preços de HPCs é batota.
E Espanha ser caro é relativo. Rede IBIL e Endesa upa upa. Easycharger e Iberdrola são 30c/kWh. Cá não fica menos que isso salvo alguns pcrs de cidade subsidiados, e o me carro carrega rápido para aproveitar a tarifa da prio. Com rapidgates e ioniq2019gates, estes preços de Espanha não são maus.
30c/kW.h é um bom preço, mas cá consegues mais barato em alguns locais, especialmente nas cidades e/ou com a tarifa bi-horária em vazio. Na AS Estarreja fica mais barato que isso, mas em todos os da Galp fica mais caro. De facto é um bom preço.
Recebi hoje ume mail da iBil, com uma promoção de 42% nas tarifas para o Outono.
mjr Escreveu: 09 set 2019, 19:35
Nestes modelos não existe a figura de OPC, quem vende a eletricidade é o CEME. Como sabem em Portugal só comercializadores de eletricidade podem vender eletricidade.
Eu percebo que queiram ir pela maneira mais simplista e imediata que é uma empresa compra eletricidade tal como nós compramos em casa ou numa empresa e depois vende essa eletricidade. Um modelo muito bom mas infelizmente impossível de concretizar, tal é a teia que entretanto foi criada (tipo a dificuldade que será o Brexit caso sempre vá para a frente).
Ter CEMEs a vender diretamente eletricidade tem dois problemas:
- Barreira muito grande à entrada de novos players. É preciso ter uma dimensão considerável para conseguir entrar no mercado de compra e venda de eletricidade.
- Não será possível, out of the box, usar o cartão/App/etc de um CEME nos postos de outro CEME.
Sim, tem vantagens. Permite logo de imediato emitir uma fatura de venda com pagamento no local. Nesse aspeto é super simples.
Já existem atividades que vendem energia: os parques de campismo, algumas marinas.
São locais privados de acesso privado. A Mobilectric e a própria EDP têm locais onde vendem o serviço de carregamento sem usar a EGME. Que eu saiba não vendem ao kW.h mas sim ao tempo.
Deve haver algum regime de exceção para as marinas e portos. Já para os parques de campismo acho que normalmente é uma flat rate, ou seja fornecem energia mas não cobram por energia vendida.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Os SuC são de acesso público. Para ser acesso privado tinham de ter algum meio físico que impeça qualquer carro de lá chegar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
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O termo acesso privado tem muito que se lhe diga pois não tem que ser forçosamente 'espaço físico' mas sim 'acesso ao carregamento' e por essa leitura os SuC são de acesso privado pois nenhum outro veículo pode carregar naqueles carregadores específicos, senão os Tesla.
Já os TDC abertos a outros VE são outra história e espero (e luto) para que exista uma alteração legislativa no sentido de isentar os pontos de carregamentos que sejam gratuitos, caso contrário a Tesla pode simplesmente configurá-los todos para serem privados e quem fica a perder são os UVE em geral.
Carregar e aceder ao espaço são a meu ver coisas diferentes. Na verdade qualquer carro pode lá chegar e encaixar o conetor CCS (desde que o tenha). Só não vai carregar.
A lógica penso que é a mesma da lei geral. Por exemplo nos locais de acesso público as regras de trânsito mantém-se a podemos ser multados. Se qualquer pessoa lá pode estacionar, a meu ver é acesso público. Agora pormenores sobre o que define isso legalmente deixo aos juristas ou então que indiquem qual a lei onde isso é enquadrado.
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t3lmo Escreveu: 12 set 2019, 22:12
O termo acesso privado tem muito que se lhe diga pois não tem que ser forçosamente 'espaço físico' mas sim 'acesso ao carregamento' e por essa leitura os SuC são de acesso privado pois nenhum outro veículo pode carregar naqueles carregadores específicos, senão os Tesla.
Já os TDC abertos a outros VE são outra história e espero (e luto) para que exista uma alteração legislativa no sentido de isentar os pontos de carregamentos que sejam gratuitos, caso contrário a Tesla pode simplesmente configurá-los todos para serem privados e quem fica a perder são os UVE em geral.
Semântica. Também posso dizer que os ICE não podem lá abastecer e isso torna qq posto como local privado de acesso publico? Não me parece. Xico-espertice para contornar o modelo português.
t3lmo Escreveu: 12 set 2019, 22:12
O termo acesso privado tem muito que se lhe diga pois não tem que ser forçosamente 'espaço físico' mas sim 'acesso ao carregamento' e por essa leitura os SuC são de acesso privado pois nenhum outro veículo pode carregar naqueles carregadores específicos, senão os Tesla.
Pois... eu também me tenho interrogado com essa leitura.
O código da estrada tem o seu próprio artigo que define onde se aplica...
De resto, deve haver muitas noções diferentes do que é o acesso ser público em ramos diferentes do direito...
Mas isso não é suficiente para nos resignarmos e achar que a legislação está bem assim.