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Re: Apresentação
Enviado: 19 jan 2017, 09:36
por LuisG
mjr Escreveu:A 130-140 km/h não há milagres, o Leaf (e qualquer VE) gasta muito. Baixar para 120-130km/h já faz muita diferença no consumo.
Ainda voltas ao fim do dia até casa, para ver o consumo total da viagem?
Infelizmente não, tenho de entregar ao fim da tarde.
Re: Apresentação
Enviado: 19 jan 2017, 09:41
por BrunoAlves
LuisG Escreveu:Pé pesado na A1 (130/140)
Sim, assim a autonomia voa. Só te safas de Tesla, e não é porque consuma menos, tem é muito mais bateria. Qualquer VE a essa velocidade vai-te fazer roer as unhas
LuisG Escreveu:Reaprender a conduzir e conhecer melhor o Leaf
Baixa a velocidade para 100/110. Em 50kms perdes 10-15 minutos (sim, eu sei que raramente temos 10 minutos a mais, especialmente de manhã

) e a diferença de consumo é brutal.
LuisG Escreveu: no entanto não fiquei seguro de se tratar da melhor escolha.
Tenho muito em que pensar

Boa conclusão. Tenta conseguir um test drive similar de outros carros para teres termo de comparação. Alguns não será possível de todo mas o que conseguires será sempre bom.
Gostava só de ressalvar uma coisa: a menos que compres um carro mais eficiente que o Leaf a velocidades altas (o Ioniq parece sê-lo mas dificilmente farás um test drive nele cá...), podes ter mais bateria mas vais sempre gastar mais electricidade para a conseguir carregar. A determinado ponto podes não conseguir carregar o carro mesmo que aumentes para 16A.
"With great battery comes great charging power"
Ben Parker

Re: Apresentação
Enviado: 19 jan 2017, 09:54
por Erbium
LuisG Escreveu:Pé pesado na A1 (130/140)
Como já disseram esta parte é o pior para os consumos, o Leaf (e praticamente qualquer VE) a partir dos 100km/h o consumo dispara e consequentemente a autonomia desaparece a um ritmo medonho!
LuisG Escreveu:Acho fantástico em modo B, em declives mais acentuados conseguir manter uma velocidade estável e regenerar ao mesmo tempo. Muito bom
Da minha experiência o modo B é "demasiado"! O que corta de velocidade na regeneração por vezes perdes ao ter que acelerar para recuperar. Há situações em que o modo B é porreiro mas é preciso avaliar bem.
Acho que o ECO é o mais equilibrado, corte de acelerador e regeneração qb.
LuisG Escreveu:Teria que ajustar algumas coisas, a começar pela potência do quadro.
Com o Leaf a carregar, AC nos quartos ligados, assim que ligamos a placa de fogão pufff. Tenho 5.75kva, teria de subir para 6.9kva mas não é nenhum drama.
Eu também tenho 5,75kva e ainda nunca o quadro foi abaixo com o carro a carregar, inclusive fiz um EVSE que carrega a 16A. O que faço é programar para carregar nas horas de vazio fica a quase 1/3 do preço e a essas horas (00-07) a carga em casa é muito inferior porque estamos a dormir...
LuisG Escreveu:Não apreciei muito o cruise control, pode ser falta de habito mas não achei tão prático e simples, a situação de desmarcar por momentos a velocidade fixada e depois retornar à mesma.
Acho que o mais prático é dar um ligeiro toque no travão que desativa o CC mas não o desliga e depois é só carregar no "resume".
Re: Apresentação
Enviado: 19 jan 2017, 12:32
por pemifer
removido pelo autor
Re: Apresentação
Enviado: 19 jan 2017, 13:13
por banshee
Atenção que há percursos onde a ida gasta muito e a volta pode gastar menos 20 a30%
Eu já começo a habituar-me , tenho algumas viagens onde há diferenças abismais.
Eu já referi varias vezes que no meu caso "kia soul" e em AE em velocidades 120/140kms a autonomia cai muito mesmo.Afinal parece ser um problema comum a todos os ve.
Re: Apresentação
Enviado: 19 jan 2017, 13:31
por mafgod
banshee Escreveu:Eu já referi varias vezes que no meu caso "kia soul" e em AE em velocidades 120/140kms a autonomia cai muito mesmo.Afinal parece ser um problema comum a todos os ve.
Diria antes que:
"é um 'problema' comum a qualquer carro/meio de transporte, seja VE, diesel ou gasolina".
Mais velocidade implica maior consumo, é uma verdade à la palice

A solução passa por... tão simplesmente, e pasme-se, cumprir o código da estrada.
Coloquei problema entre plicas porque, andar nos limites na estrada não é e não deveria de ser nenhum problema.
Tenho lido por aqui e noutros lados que "os VEs são um perigo" nas AEs porque andamos a menos de 120Km/h.
Mas que raio, a velocidade máxima na AE é 120Km/h e a mínima é 50Km/h!
Se estamos a atrapalhar, o problema não somos nós! São os outros que querem exceder os limites.
Quando ando no CI, também tento cumprir as regras de trânsito, e não é por andar de VE que tento cumprir.
Re: Apresentação
Enviado: 19 jan 2017, 14:58
por rimsilva
mafgod Escreveu:Diria antes que:
"é um 'problema' comum a qualquer carro/meio de transporte, seja VE, diesel ou gasolina".
Mais velocidade implica maior consumo, é uma verdade à la palice

A solução passa por... tão simplesmente, e pasme-se, cumprir o código da estrada.
Coloquei problema entre plicas porque, andar nos limites na estrada não é e não deveria de ser nenhum problema.
Tenho lido por aqui e noutros lados que "os VEs são um perigo" nas AEs porque andamos a menos de 120Km/h.
Mas que raio, a velocidade máxima na AE é 120Km/h e a mínima é 50Km/h!
Se estamos a atrapalhar, o problema não somos nós! São os outros que querem exceder os limites.
Quando ando no CI, também tento cumprir as regras de trânsito, e não é por andar de VE que tento cumprir.
Concordo (sobretudo não questão de os limites de velocidade serem excedidos), mas para bem da nossa própria segurança, também é verdade que é perigoso andar a certas velocidades na AE de noite.
Falo por experiência própria, das várias viagens que tenho feito entre Porto e Lisboa, quando reduzo o ritmo redobro a atenção com os outros... (não deveria ser assim, mas é)
Re: Apresentação
Enviado: 19 jan 2017, 15:07
por BrunoAlves
Nos VE, sobretudo os de bateria mais pequena, o problema que se coloca não é andar em excesso de velocidade, é o termos de andar muito mais devagar que o limite... Eu quando fui ao Algarve, na A2 e com uma imensidão de trânsito, senti-me perigoso por circular a 80km/h.
Re: Apresentação
Enviado: 19 jan 2017, 18:44
por Batotinha
citando:
A 130-140 km/h não há milagres, o Leaf (e qualquer VE) gasta muito. Baixar para 120-130km/h já faz muita diferença no consumo.
Ou qualquer outra invenção... ou será que há milagres?
... digamos que desta FORMA o meu PDI me impede de fazer comentários favoráveis ao que quer que seja ... É UM DESRESPEITO das normas publicas e publicadas.
Se discordamos delas devemos ir discuti-las em sede própria.

Defendê-las aqui parece-me despropositado.
Agora, quanto ao dito pé pesado, recomenda-se cirurgia plástica. Atenção que o país detém especialistas renomeados em cirurgia estética e correctiva. Porquê inventar?
Um à parte.
Se imaginassem o stress que os HERÓIS DO ASFALTO provocam nos profissionais de saúde, sempre que tem de recorrer a massagem cardíaca ou "reconstrução" dos TRAMBOLHOS que lhes chegam às mesas de trabalho, tinham mais um pouquinho de consideração, pelos outros que tem que dividir a estrada, (com os ditos heróis do asfalto).
Se querem por em risco os outros, construam as vossas pistas e usem-nas como entenderem. Mas assumam o seu custo. Paguem-nas. Essas velocidades não são convenientes, não são seguras não são desejáveis. Comprem um jacto ou noutro modo de "transmutação".
Deixem viver tranquilamente quem precisa de ter uma vida normal!

Re: Apresentação
Enviado: 19 jan 2017, 19:03
por Orlando
Se tivessem 2 multas como eu por pagar, não falavam em andar em velocidades proibidas.