Página 5 de 7

Re: Carro EV? Melhor escolha!

Enviado: 05 out 2015, 22:30
por Fil
Mas já se sabe que o novo leaf não tem refrigeração?

Re: Carro EV? Melhor escolha!

Enviado: 05 out 2015, 22:36
por fjma
Lunas Escreveu:O leaf apesar de terem melhorado as baterias continuam sem refrigetaçao enquanto que o zoe tem arrefecimento das baterias com o ac e tem baterias LG. É um ponto importante a favor do zoe.
Por isso é que eu não entendo respostas deste tipo a pedidos de esclarecimento da venda de um R240 usado no StandVirtual:
Bom dia caro Sr.,

Antes de mais gostaria de agradecer o seu contato em nome da [nome da empresa].

Quanto às questões que me coloca, efetivamente esta viatura já tem o novo motor R240 cuja autonomia máxima estimada pelo fabricante será de 240kms.

Em relação às baterias, as mesmas apresentam um custo mensal, pelo facto de terem um contrato de aluguer que salvaguarda o cliente em caso de carregamento insuficiente ou qualquer avaria das mesmas.

A tecnologia das baterias automóveis não é deferente das utilizadas nos telemóveis ou computadores portáteis, ou seja existe o risco de, com o passar do tempo, deixarem de carregar em todo o seu potencial. Este contrato salvaguarda isso mesmo.

Aproveito para relembrar que, apesar deste aluguer das baterias, existem muitas vantagens que ultrapassam esta questão, como o facto de esta viatura estar isenta de pagamento do I.U.C., não pagar estacionamentos da Emel em Lisboa, não tem um plano de manutenções como um veículo de combustão e se tiver oportunidade de fazer carregamentos nos postos existentes no exterior ainda não terem qualquer tipo de cobrança, ou seja sem custos para o utilizador.

Se subsistir alguma dúvida, ou se pretender agendar um ensaio, coloco-me ao seu dispor.

Atentamente,
:roll:

Re: Carro EV? Melhor escolha!

Enviado: 05 out 2015, 23:07
por RNM
Tb tenho interesse neste comparativo.

Alguém tem dados sobre autonomias de ambos os carros em AE?
É o percurso que mais me importa.
100 e 120 km/h sff.

Re: Carro EV? Melhor escolha!

Enviado: 05 out 2015, 23:35
por VETL
Os meus 5 cêntimos:
Para essas velocidades, começa por olhar para carros com packs superiores a 45kwh se não quiseres andar a derreter baterias.
Quando estiveres disposto a baixar 25km/h a esses números que agora pretendes, podes começar a ver algo que não seja Tesla.

Re: Carro EV? Melhor escolha!

Enviado: 06 out 2015, 00:33
por fma
Fil Escreveu:Mas já se sabe que o novo leaf não tem refrigeração?
Estive a falar com um vendedor da Nissan, sobre o Leaf 30 Kwh Acenta. Não sabe falar das alterações técnicas. Preço total 34200 euros, com uma promoção de
2439,03 euros, 5 anos de manutenção e cabo. Ainda não pode confirmar entrega, talvez janeiro 2016.

Re: Carro EV? Melhor escolha!

Enviado: 06 out 2015, 09:38
por RNM
Leaf a 100km/h = 24 kWh/100km
Fonte, página 50: http://www.greenemotion-project.eu/uplo ... mitted.pdf
Zoe a 100km/h = 20.5 kWh/100km
Fonte: https://electrobatics.wordpress.com/201 ... nsumption/

Alguém pode confirmar estes dados?
VETL Escreveu:Os meus 5 cêntimos:
Para essas velocidades, começa por olhar para carros com packs superiores a 45kwh se não quiseres andar a derreter baterias.
Quando estiveres disposto a baixar 25km/h a esses números que agora pretendes, podes começar a ver algo que não seja Tesla.
A 100 km/h, em qq dos carros, dá descarga 1.1~1.2C. Achas muito?
Como serão "apenas" 50 km para cada lado e poderei carregar em ambas as pontas, posso andar sempre a menos de 70% DOD.

Re: Carro EV? Melhor escolha!

Enviado: 06 out 2015, 10:27
por mjr
O documento http://www.greenemotion-project.eu/uplo ... mitted.pdf é muito extenso. Em que parte indica que o Leaf a 100km/h gasta 24kW.h (já agora, é da bateria ou da tomada)?

É que eu acho que anda muito longe disso. O range chart do Tony Willians indica que a 105km/h o Leaf gasta 17,4kW.h/100km, isto da bateria, para uma autonomia de 121km. A 100km/h gasta certamente um pouco menos.

Re: Carro EV? Melhor escolha!

Enviado: 06 out 2015, 10:31
por VETL
RNM Escreveu:Leaf a 100km/h = 24 kWh/100km
Fonte, página 50: http://www.greenemotion-project.eu/uplo ... mitted.pdf
Zoe a 100km/h = 20.5 kWh/100km
Fonte: https://electrobatics.wordpress.com/201 ... nsumption/

Alguém pode confirmar estes dados?
VETL Escreveu:Os meus 5 cêntimos:
Para essas velocidades, começa por olhar para carros com packs superiores a 45kwh se não quiseres andar a derreter baterias.
Quando estiveres disposto a baixar 25km/h a esses números que agora pretendes, podes começar a ver algo que não seja Tesla.
A 100 km/h, em qq dos carros, dá descarga 1.1~1.2C. Achas muito?
Como serão "apenas" 50 km para cada lado e poderei carregar em ambas as pontas, posso andar sempre a menos de 70% DOD.
O BECOOL penso que acha que 0,3C de descarga seria o ideal e eu sem perceber nada do assunto inclino-me a pensar também que isso seria o indicado.
No meu Leaf, se andar a 100Km/h em AE já aquece o pack. A essa velocidade, basta apanhar uma subidita reles para ir facilmente aos 40Kw ou mais (mais que 2C no meu caso). Claro que depois a descer regenera, mas não deixa nesses momentos de ser equivalente a cargas rápidas.

Mas há cá quem ande sempre a 140Km/h (na A4 por exemplo que é montanhosa) num Leaf mk1 com um pack de 14Kwh e está tudo bem. Ele não se queixa. Não podemos é querer a mesma duração do pack ;)

Re: Carro EV? Melhor escolha!

Enviado: 06 out 2015, 10:56
por RNM
mjr Escreveu:O documento http://www.greenemotion-project.eu/uplo ... mitted.pdf é muito extenso. Em que parte indica que o Leaf a 100km/h gasta 24kW.h (já agora, é da bateria ou da tomada)?

É que eu acho que anda muito longe disso. O range chart do Tony Willians indica que a 105km/h o Leaf gasta 17,4kW.h/100km, isto da bateria, para uma autonomia de 121km. A 100km/h gasta certamente um pouco menos.
RNM Escreveu:Fonte, página 50: http://www.greenemotion-project.eu/uplo ... mitted.pdf
Visto que a instrumentação estava montada no carro, será consumo da bateria, imagino eu. Mas temos aqui uma diferença muito grande entre as 2 medições! :(

Re: Carro EV? Melhor escolha!

Enviado: 06 out 2015, 11:55
por RNM
RNM Escreveu:
mjr Escreveu:O documento http://www.greenemotion-project.eu/uplo ... mitted.pdf é muito extenso. Em que parte indica que o Leaf a 100km/h gasta 24kW.h (já agora, é da bateria ou da tomada)?

É que eu acho que anda muito longe disso. O range chart do Tony Willians indica que a 105km/h o Leaf gasta 17,4kW.h/100km, isto da bateria, para uma autonomia de 121km. A 100km/h gasta certamente um pouco menos.
RNM Escreveu:Fonte, página 50: http://www.greenemotion-project.eu/uplo ... mitted.pdf
Visto que a instrumentação estava montada no carro, será consumo da bateria, imagino eu. Mas temos aqui uma diferença muito grande entre as 2 medições! :(
A temperatura dos testes é muito diferente, 20ºC para 0ºC. Segundo o PDF, temos 5% de diferença por aumento de densidade do ar (maior resistência aero) e outros 5% por causa do aquecimento do habitáculo.
A restante diferença deverá ser a temperatura da bateria, mas parece muito grande.