Pela minha experiência, o GOM do Leaf até que é mais ou menos fiável.
Geralmente tenho sempre o Leaf Spy ligado... e, coloco como média 130W/KW... e as estimativas de ambos anda + ou - próximos.
O GOM do Leaf é bastante influenciado pelos últimos Km, ou seja, se nos últimos Km ou minutos:
- estivermos a subir, logo a consumir bastante, o GOM reduz bastante (traduzindo, se continuarmos com o consumo atual, a distância a percorrer máxima é fortemente reduzida)
- estivermos a descer, logo a regenerar, o GOM aumenta bastante (traduzindo, se continuarmos com a regeneração atual, a distância a percorrer máxima é fortemente aumentada)
O que até faz sentido...
O problema é que o GOM utiliza a média dos últimos Kms percorridos e não a média ao longo de muitos KMs.
Portanto, é preciso saber interpretar os ditos números.
Se o GOM utilizasse a média de n percursos também não seria muito melhor porque podia ser demasiado optimista...
Enfim.... há que ter bom senso
Usando o Leaf Spy, o que eu me preocupo é com os GIDs... fazendo diariamente o mesmo percurso, já sei quais os valores esperados em vários locais... se fugir do percurso habitual, e sabendo os GIDs que faltam, o Leaf Spy facilmente indica-me a estimativa tendo por base num consumo médio indicado por mim.
A saber, a reserva do Leaf é quando indica bateria fraca nos 49GIDs, logo é indicação para mim que, tenho uns 20Km para ir à procura duma tomada

mantendo a condução que habitualmente faço por um relevo também conhecido.
Se entrar na reserva, no início duma serra, obviamente que não farei 20Km.... se entrar na reserva num percuros com retas e descidas até poderei fazer o dobro....
É tudo uma questão de pézinho e de relevo...