Página 5 de 12

Re: carregamento zoe

Enviado: 13 mar 2016, 11:32
por mjr
O problema é quando se mora muito longe do PT, e a tensão desce consideravelmente ao carregar. Neste caso será impossível carregar apesar de não haver qualquer problema na instalação...

Re: carregamento zoe

Enviado: 13 mar 2016, 12:55
por RS232CSerialUser
Resolvi fazer mais um teste. Fiz uma ligação tri 32 A para schuko 16 A para ver se o wallbox ok que comprei via efimarket dava o mesmo erro: ao wallbox ok tanto lhe faz a fase no L1 como no neutro, carrega das duas maneiras sem erro.
mjr Escreveu:O problema é quando se mora muito longe do PT, e a tensão desce consideravelmente ao carregar. Neste caso será impossível carregar apesar de não haver qualquer problema na instalação...
Sim, foi o caso ali. Mas há um nível de qualidade de entrega de energia que o fornecedor tem que cumprir, certo? Ou seja se o contrato diz tri de 32 e depois cada fase desce abaixo dos 230 V qdo se puxa os 32, o fornecedor não tem que providenciar solução?

Re: carregamento zoe

Enviado: 13 mar 2016, 14:01
por mjr
LOL...

Isso seria num país do primeiro mundo.

E o mínimo não é 230VAC, esse é o valor nominal.

Re: carregamento zoe

Enviado: 13 mar 2016, 16:00
por mrr
mjr Escreveu:LOL...

Isso seria num país do primeiro mundo.

E o mínimo não é 230VAC, esse é o valor nominal.
eu sou fim de linha, posso dizer que chego a ter 180V :(

Re: carregamento zoe

Enviado: 13 mar 2016, 17:35
por RS232CSerialUser
mrr Escreveu:
mjr Escreveu:LOL...
Isso seria num país do primeiro mundo.
E o mínimo não é 230VAC, esse é o valor nominal.
eu sou fim de linha, posso dizer que chego a ter 180V :(
180 V para um Model S acho que é problema, pelo menos no tri a 32 qdo a tensão desceu para 220 ou menos ele colocou os A de 32 para 20 A e depois um pouco mais tarde voltou a descer, para 18 A e nesta corrente a tensão durante um bocado manteve-se nos 220 V; ainda mais tarde qdo depois a tensão desceu abaixo dos 218 V o carro optou por parar o carregamento;
acho que a 180 V nem sequer deixaria iniciar carga; não sei se o chegachaves tem experiência de valores de V tão baixos, já passaste por situações destas?

Re: carregamento zoe

Enviado: 13 mar 2016, 17:55
por chegachaves
RS232CSerialUser Escreveu:
mrr Escreveu:
mjr Escreveu:LOL...
Isso seria num país do primeiro mundo.
E o mínimo não é 230VAC, esse é o valor nominal.
eu sou fim de linha, posso dizer que chego a ter 180V :(
180 V para um Model S acho que é problema, pelo menos no tri a 32 qdo a tensão desceu para 220 ou menos ele colocou os A de 32 para 20 A e depois um pouco mais tarde voltou a descer, para 18 A e nesta corrente a tensão durante um bocado manteve-se nos 220 V; ainda mais tarde qdo depois a tensão desceu abaixo dos 218 V o carro optou por parar o carregamento;
acho que a 180 V nem sequer deixaria iniciar carga; não sei se o chegachaves tem experiência de valores de V tão baixos, já passaste por situações destas?
Que me lembre o valor mais baixo que encontrei foram 215 v e desisti de carregar...

Re: carregamento zoe

Enviado: 13 mar 2016, 18:49
por mjr
Pois... o Model S assume que a perda de tensão é nos últimos metros de cabo ou na tomada e por isso corta a corrente por precaução. Para quem está no fim da linha essa perda de tensão é ao longo de centenas de metros, logo não tem qualquer problema (a não ser em perdas, neste caso assumidas pelo distribuidor de eletricidade). Devia haver maneira de contornar estas proteções, sob pena de tornar a experiência de utilização do carro muito penosa. Ou então levar um conversor AC/AC que mantenha a tensão constante. Já ouvi dizer que um certo carro começado por Z precisou disso...

Re: carregamento zoe

Enviado: 13 mar 2016, 19:58
por RJSC
Orlando Escreveu:Um gajo comprar um carro e gastar uma pipa de massa e depois ainda ter que inventar, é f#$%"".
Lol. Ter que inventar só se foi porque o electricista que fez a instalação inventou.
Tudo o que tenha carregador trifásico não pode ter uma fase no lugar do neutro. Só nos carregadores monofásicos é que não interessa.

Re: carregamento zoe

Enviado: 13 mar 2016, 21:32
por RS232CSerialUser
RJSC Escreveu:
Orlando Escreveu:Um gajo comprar um carro e gastar uma pipa de massa e depois ainda ter que inventar, é f#$%"".
Lol. Ter que inventar só se foi porque o electricista que fez a instalação inventou.
Tudo o que tenha carregador trifásico não pode ter uma fase no lugar do neutro. Só nos carregadores monofásicos é que não interessa.
em teoria é verdade, mas o UMC da Tesla não deixa colocar a "fase no neutro", tem que se virar a schuko 180 graus caso pisque vermelho, com a fase no pino certo já deixa carregar; isto pode ser devido ao UMC da tesla ter e ser ligado a vários adaptadores, todos com pino que orienta fase e neutro excepto a schuko (aliás o pino da schuko é do lado da tomada), e para o adaptador schuko deve fazer o mesmo tipo de validação; com o adaptador encaixado o UMC decide se deixa carregar
até 13 A, schuko,
até 32 A, azul larga três pinos,
até 16 A tri, 11 kW, vermelho de 5 pinos (a ficha pequena).
O UMC detecta o adaptador instalado e limita automaticamente a corrente / potência a carregar, com a schuko não deixa mais de 13 A. A azul grande três pinos não vem de base, tem que se pagar à parte.
já o wallbox ok não se importa e deixa carregar com qq ligação

Re: carregamento zoe

Enviado: 13 mar 2016, 21:43
por Fil
Mas com outro evse acontece algumas destas situações?