Página 5 de 29

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Enviado: 08 abr 2014, 20:58
por mrr
Filipe Escreveu:
mrr Escreveu:
Essa é a parte mais fácil, basta utilizar uma ventoinha da caixa dum computador, podes ligar até directamente á bateria do carro.
como comprei tubo 120mm, uma ventoinha de computador era pequena, optei por comprar uma de 120mm 220v, assim é so ligar a uma tomada. Ja tenho quase tudo pronto, vou so conectar o tubo ao ventilador (fita cola deve ser suficiente) e acho que esta pronto. A unica coisa que me esta a preocupar é o comprimento do tubo, tenho 1,5m mas acho que nao vai chegar :x
As ventoinhas que eu falava são as das caixas e não as dos processadores, pois são exactamente o tamanho que precisavas, isto é, 12 cm; Quanto ao tubo encontras com facilidade, tanto em lojas como AKI
com produtos para DIY, ou lojas com peças para reparação de electrodomésticos. ;)
Essas ventoinhas nos computadores só tem 10cm de diâmetro, o tubo que comprei tem 12cm, por isso é que comprei uma com o mesmo diâmetro do tubo para ser igual.
O tubo não chegou mas resolvi com um pedaço de tubo rijo de PVC.

Já liguei ao carro, mas vou ter que alargar o buraco onde estou a ir buscar o ar, é muito fino e so amanha vou fazer isso. Pior ainda é ter emprestado a ficha ODBII e so descobrir agora :(

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Enviado: 08 abr 2014, 21:19
por RJSC
Então e encostar o tubo na saída do A/C do carro? Mesmo que fique só seguro com fita cola. Nas saídas de ar superiores, fecham-se 3 a abre-se uma para o tubo.
Evita de comprar ventoinhas. (Há ventoinhas de 12V dos computadores de 12cm também).
Mas também sem o OBD não vale a pena, porque as barras de temperatura do carro cobrem uma amplitude térmica muito grande.

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Enviado: 08 abr 2014, 21:24
por mrr
O objectivo é não usar o A/C do carro, pelo menos par min, para isso teria deixar o A/C sempre ligado durante a noite que é quando vou poder testar..
Amanha já devo ter a ODB para ver temperaturas e o tubo a "funcionar" melhor..
Já agora alguém sabe a temperatura média de saída do A/C?

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Enviado: 09 abr 2014, 07:57
por mrr
Deixei o tubo a mandar ar para o pack durante a noite toda, mesmo sem ODB posso garantir que ARREFECEU o Pack, ate que temperatura nao sei, apenas sei que acabei de ver e so tinha 4barras no mostrador do carro, nunca tinha visto 4barras..
Hoje a noite vou tentar monitorizar com a ODB e ver ate que temperatura vai, ja agora a temperatura do ar de entrada no pack era de 8/9c°

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Enviado: 09 abr 2014, 09:52
por Orlando
Tens que pôr fotos para percebermos melhor como fizeste.

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Enviado: 09 abr 2014, 12:47
por Malm
mrr Escreveu:Deixei o tubo a mandar ar para o pack durante a noite toda, mesmo sem ODB posso garantir que ARREFECEU o Pack, ate que temperatura nao sei, apenas sei que acabei de ver e so tinha 4barras no mostrador do carro, nunca tinha visto 4barras..
Hoje a noite vou tentar monitorizar com a ODB e ver ate que temperatura vai, ja agora a temperatura do ar de entrada no pack era de 8/9c°
Este é um momento de viragem da história dos Leaf em Portugal. Depois da utilização do Leaf Spy, este é um dos aspetos mais interessantes da utilização dos Leaf em Portugal. Estamos nós próprios, os portugueses, a tornear os problemas que a Nissan nos criou. Por isso eu escrevia no meu diário de bordo que era feliz por ser português, era a isto que me referia. Parabéns ao RJSC, que apresentou a ideia inicial e ao mrr, que conseguiu demonstrar que na prática funciona. Claro que nem toda a gente tem uma câmara frigorífica para ir lá buscar ar frio, mas é uma questão de procurar alternativas.

O mrr provou que se quisermos, podemos baixar significativamente as temperaturas. Se ele conseguiu baixar a temperatura em 5º C, se andar pouco durante todo o dia e se o mantiver à sombra, isso vai refletir-se durante todo o dia. Dia após dia, mês após mês. E no final, tratando-o assim podemos ter níveis de degradação idênticos aos do norte da Europa.

Já agora, nos EUA há quem já faça isso há muito tempo nos i-MiEV, com toda a certeza com um grau de eficácia maior, porque nos i-MiEV existe mesmo acesso ao interior do pack. Também por esse aspeto eu preferiria o i-MIEV ao Leaf, que neste como noutros aspetos, o i-MiEV dá 15-0 ao Leaf.

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Enviado: 09 abr 2014, 12:48
por mrr
Deixo aqui algumas fotos.
Não tenho fotos do tubo ligado ao carro, mas mais logo posso tirar.
Foi tudo feito a pressa e com muita fita cola e agrafos, mas penso que dá para fazer uns bons testes, considero a versão v0.01 :lol:

Tubo v0.01:
https://www.dropbox.com/s/4s2r1fx79gu8e ... 124151.jpg

Entrada de ar no carro:
https://www.dropbox.com/s/jc6h2hvg81qsw ... 223953.jpg

Ligação ao carro:
https://www.dropbox.com/s/6qagubw35auo6 ... 124207.jpg

Saída de ar câmara frigorífico:
https://www.dropbox.com/s/zcx3f7oor5t1a ... 131011.jpg

Ligação a câmara frigorífico c/ ventilador:
https://www.dropbox.com/s/gf1am22a18s61 ... 124200.jpg

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Enviado: 09 abr 2014, 13:06
por RJSC
Agora falta testar com o A/C do carro e também fazer as contas ao consumo, já que não é em circuito fechado.
O iMiev tem circuito fechado de ar para a bateria ou também sai?

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Enviado: 09 abr 2014, 13:07
por Malm
Funciona, é o que interessa. Mais uma vez, parabéns.

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Enviado: 09 abr 2014, 13:11
por Malm
RJSC Escreveu:Agora falta testar com o A/C do carro e também fazer as contas ao consumo, já que não é em circuito fechado.
O iMiev tem circuito fechado de ar para a bateria ou também sai?
Entra para dentro da bateria por uma abertura à frente e saí por uma abertura atrás. O americano que arrefece o pack do i-MiEV dele disse que em 20 minutos consegue baixar a temperatura dos 31º C para os 25º C. E pelo que vejo num 2º carregamento rápido, bate certíssimo.