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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 08 abr 2014, 20:58
por mrr
Filipe Escreveu:mrr Escreveu: Essa é a parte mais fácil, basta utilizar uma ventoinha da caixa dum computador, podes ligar até directamente á bateria do carro.
como comprei tubo 120mm, uma ventoinha de computador era pequena, optei por comprar uma de 120mm 220v, assim é so ligar a uma tomada. Ja tenho quase tudo pronto, vou so conectar o tubo ao ventilador (fita cola deve ser suficiente) e acho que esta pronto. A unica coisa que me esta a preocupar é o comprimento do tubo, tenho 1,5m mas acho que nao vai chegar

As ventoinhas que eu falava são as das caixas e não as dos processadores, pois são exactamente o tamanho que precisavas, isto é, 12 cm; Quanto ao tubo encontras com facilidade, tanto em lojas como AKI
com produtos para DIY, ou lojas com peças para reparação de electrodomésticos.

Essas ventoinhas nos computadores só tem 10cm de diâmetro, o tubo que comprei tem 12cm, por isso é que comprei uma com o mesmo diâmetro do tubo para ser igual.
O tubo não chegou mas resolvi com um pedaço de tubo rijo de PVC.
Já liguei ao carro, mas vou ter que alargar o buraco onde estou a ir buscar o ar, é muito fino e so amanha vou fazer isso. Pior ainda é ter emprestado a ficha ODBII e so descobrir agora

Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 08 abr 2014, 21:19
por RJSC
Então e encostar o tubo na saída do A/C do carro? Mesmo que fique só seguro com fita cola. Nas saídas de ar superiores, fecham-se 3 a abre-se uma para o tubo.
Evita de comprar ventoinhas. (Há ventoinhas de 12V dos computadores de 12cm também).
Mas também sem o OBD não vale a pena, porque as barras de temperatura do carro cobrem uma amplitude térmica muito grande.
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 08 abr 2014, 21:24
por mrr
O objectivo é não usar o A/C do carro, pelo menos par min, para isso teria deixar o A/C sempre ligado durante a noite que é quando vou poder testar..
Amanha já devo ter a ODB para ver temperaturas e o tubo a "funcionar" melhor..
Já agora alguém sabe a temperatura média de saída do A/C?
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 09 abr 2014, 07:57
por mrr
Deixei o tubo a mandar ar para o pack durante a noite toda, mesmo sem ODB posso garantir que ARREFECEU o Pack, ate que temperatura nao sei, apenas sei que acabei de ver e so tinha 4barras no mostrador do carro, nunca tinha visto 4barras..
Hoje a noite vou tentar monitorizar com a ODB e ver ate que temperatura vai, ja agora a temperatura do ar de entrada no pack era de 8/9c°
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 09 abr 2014, 09:52
por Orlando
Tens que pôr fotos para percebermos melhor como fizeste.
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 09 abr 2014, 12:47
por Malm
mrr Escreveu:Deixei o tubo a mandar ar para o pack durante a noite toda, mesmo sem ODB posso garantir que ARREFECEU o Pack, ate que temperatura nao sei, apenas sei que acabei de ver e so tinha 4barras no mostrador do carro, nunca tinha visto 4barras..
Hoje a noite vou tentar monitorizar com a ODB e ver ate que temperatura vai, ja agora a temperatura do ar de entrada no pack era de 8/9c°
Este é um momento de viragem da história dos Leaf em Portugal. Depois da utilização do Leaf Spy, este é um dos aspetos mais interessantes da utilização dos Leaf em Portugal. Estamos nós próprios, os portugueses, a tornear os problemas que a Nissan nos criou. Por isso eu escrevia no meu diário de bordo que era feliz por ser português, era a isto que me referia. Parabéns ao RJSC, que apresentou a ideia inicial e ao mrr, que conseguiu demonstrar que na prática funciona. Claro que nem toda a gente tem uma câmara frigorífica para ir lá buscar ar frio, mas é uma questão de procurar alternativas.
O mrr provou que se quisermos, podemos baixar significativamente as temperaturas. Se ele conseguiu baixar a temperatura em 5º C, se andar pouco durante todo o dia e se o mantiver à sombra, isso vai refletir-se durante todo o dia. Dia após dia, mês após mês. E no final, tratando-o assim podemos ter níveis de degradação idênticos aos do norte da Europa.
Já agora, nos EUA há quem já faça isso há muito tempo nos i-MiEV, com toda a certeza com um grau de eficácia maior, porque nos i-MiEV existe mesmo acesso ao interior do pack. Também por esse aspeto eu preferiria o i-MIEV ao Leaf, que neste como noutros aspetos, o i-MiEV dá 15-0 ao Leaf.
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 09 abr 2014, 12:48
por mrr
Deixo aqui algumas fotos.
Não tenho fotos do tubo ligado ao carro, mas mais logo posso tirar.
Foi tudo feito a pressa e com muita fita cola e agrafos, mas penso que dá para fazer uns bons testes, considero a versão v0.01
Tubo v0.01:
https://www.dropbox.com/s/4s2r1fx79gu8e ... 124151.jpg
Entrada de ar no carro:
https://www.dropbox.com/s/jc6h2hvg81qsw ... 223953.jpg
Ligação ao carro:
https://www.dropbox.com/s/6qagubw35auo6 ... 124207.jpg
Saída de ar câmara frigorífico:
https://www.dropbox.com/s/zcx3f7oor5t1a ... 131011.jpg
Ligação a câmara frigorífico c/ ventilador:
https://www.dropbox.com/s/gf1am22a18s61 ... 124200.jpg
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 09 abr 2014, 13:06
por RJSC
Agora falta testar com o A/C do carro e também fazer as contas ao consumo, já que não é em circuito fechado.
O iMiev tem circuito fechado de ar para a bateria ou também sai?
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 09 abr 2014, 13:07
por Malm
Funciona, é o que interessa. Mais uma vez, parabéns.
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 09 abr 2014, 13:11
por Malm
RJSC Escreveu:Agora falta testar com o A/C do carro e também fazer as contas ao consumo, já que não é em circuito fechado.
O iMiev tem circuito fechado de ar para a bateria ou também sai?
Entra para dentro da bateria por uma abertura à frente e saí por uma abertura atrás. O americano que arrefece o pack do i-MiEV dele disse que em 20 minutos consegue baixar a temperatura dos 31º C para os 25º C. E pelo que vejo num 2º carregamento rápido, bate certíssimo.