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Re: Diário de bordo de vip

Enviado: 26 out 2013, 12:26
por Orlando
Quem te disse que tem mais capacidade e que são novas...sendo novas a resistência é mais alta, aí comprrendo o gráfico...agora parece-me que será por ter menos capacidade....mas aposto mais na resistência interna

Re: Diário de bordo de vip

Enviado: 26 out 2013, 13:43
por mjr
Foi a Nissan que disse que as trocou... E por isso são novas.

Sendo novas a resistência é mais alta??? Isso não faz qualquer sentido. Conforme as células vão envelhecendo a área util dos elétrodos vai diminuindo e por isso aumenta a resistência interna. Claro que numa bateria em repouso isso é irrelevante...

Re: Diário de bordo de vip

Enviado: 26 out 2013, 18:22
por Orlando
Expliquei-me mal.
Sendo 2 novas, a resistência interna é diferente das mais velhas.

Re: Diário de bordo de vip

Enviado: 26 out 2013, 19:45
por mjr
Sim, é menor. Mas numa medição com a bateria em repouso não é importante a Ri. Neste pack as 94 células restantes estão a limitar as duas novas.

Re: Diário de bordo de vip

Enviado: 26 out 2013, 20:14
por Orlando
É um erro muito grave fazer isso num pack...mas ainda acho que elas não são novas...chama-lhe instituto...

Re: Diário de bordo de vip

Enviado: 26 out 2013, 21:49
por mjr
Não percebo qual é o erro muito grave sinceramente. O pack não armazena menos energia do que se as duas células novas fossem iguais às outras.

É importante explicar porque acha que é um erro muito grave, porque assim ficamos na mesma.

Re: Diário de bordo de vip

Enviado: 27 out 2013, 00:30
por Orlando
mjr Escreveu:Não percebo qual é o erro muito grave sinceramente. O pack não armazena menos energia do que se as duas células novas fossem iguais às outras.

É importante explicar porque acha que é um erro muito grave, porque assim ficamos na mesma.
Porque as células têm degradação diferente, logo comportamentos diferentes, logo oscilações, etc...basta pensar nos comandos de Tv, pomos uma pilha nova ao lado da outra semi usada, e pimba num instante vai à vida (fiz isso 2 ou 3 vezes e depois vi logo do que era) :mrgreen:

Re: Diário de bordo de vip

Enviado: 27 out 2013, 07:04
por mjr
Isso é muito genérico e não explica nenhum mecanismo que possa vir a danificar ou limitar o pack.

Não esquecer que o Leaf, ao contrário de um comando, tem controlo ativo sobre todas as células. Sabe as tensões individuais e consegue descarregar as células que considera acima das outras. Num comando uma célula com mais capacidade pode fazer inverter a outra por excesso de descarga, já no Leaf isso não acontece pois ele desliga o pack se alguma célula chegar aos 2,8V.

Agora num pack sem controlo individual sobre as células, aí sim, é fundamental que estas estejam bem equilibradas e com capacidades próximas. Eu sei disso por experiência própria, pois tenho um pack de 3kW.h num sistema fotovoltaico híbrido sem controlo individual das células e deu algum trabalho equilibrar as células todas e encontrar as tensões de carga máxima e de descarga mínima que não saíssem da gama recomendada de tensões para nenhuma célula.

Re: Diário de bordo de vip

Enviado: 27 out 2013, 08:15
por Orlando
Daí ser um erro, umas vão chegar mais depressa aos 2,8v do que outros. Não estarás a aproveitar o pack todo. Em descargas lentas tudo bem, mas qdo forem pá a fundo vão notar bem as diferenças.
Mas isso tb o futuro o dirá, e espero estar enganado.

Re: Diário de bordo de vip

Enviado: 27 out 2013, 08:52
por Filipe
Mais uma vez mjr está correto, só haveria uma hipotese de se fazer uma correção melhor, era subestituir todo o pack
por um novo, como já o fizeram a um nosso associado, mas isso sai muito mais caro á Nissan. ;)