Civic White Acenta 40kWh

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
civic
Mensagens: 2208
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

Hoje encontrei umas fotos do LS com cerca de 10 000kms em que com 27,9% SOC tinha uma media de 3.578V nas celulas (19mV) tensão do pack 343.51V e com 50 000 kms tinha 26,8% SOC tinha uma media de 3.583V (15mV) tensão do pack 343.90V.
Pergunto, o meu SOC está baralhado ou o que se passa aqui? Hoje ainda deve estar pior, pois tem feito menos viagens grandes.
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6635
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por BrunoAlves »

Provavelmente será por aí. O BMS começa a subestimar a capacidade e dar-te um SOC cada vez menor para a mesma tensão das células. A única forma de aferir isso é andar com o carro olhando para a tensão das células e não para as % indicadas pelo carro e pelo LS. E aí sim, ver os kms que se conseguem fazer. Depois, teste da tomada a 16A
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
Avatar do Utilizador
civic
Mensagens: 2208
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

Para esta zona de SOC diria que não, pois se tenho mais tensão na parte inferior da bateria é porque farei mais kms até atingir o minimo, pois é essa tensão que determina a paragem do carro. Uma bateria degradada tem a sua degradação na parte superior, ou seja, atinge mais rapidamente a tensão superior, ou estou a ver mal o filme?
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6635
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por BrunoAlves »

Poderás estar a ver mal (acho eu claro) porque essa degradação possivelmente não é real, não existe pelo menos na quantidade estimada pelo carro. Honestamente não sei como é que o carro calcula a degradação nem como é que ela se manifesta efectivamente (perdes gama de tensão nas células ou só descarregam mais depressa?) por isso espero que alguém mais informado nos possa esclarecer ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
Avatar do Utilizador
civic
Mensagens: 2208
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

Eu não estou a colocar em causa a degradação nem o estado da bateria, apenas acho que o calculo do SOC não é assim tão dificil, basta ter uma corrente para determinada tensão e fazer uma escala, eu na minha scooter tenho o amperimetro e o voltimetro e já faço as contas de cabeça. :lol: Por isso a minha duvida nesta descrepância...
Eu já tinha feito vários testes com este calculo, basta andar com correntes baixas que o SOC quase não varia, e depois damos umas aceleradelas e ele cai rapidamente, ou seja, sempre tive ideia de que o calculo do SOC não tivesse nada a ver com o do SOH, porque com a degradação (real) a tensão cai mais rapidamente e assim também o SOC, ou seja, seria uma coisa mais real, mas já duvido desse calculo.
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por mjr »

O cálculo do SOC também é muito falível. Diria que no mínimo +/- 5%. Até no Model 3 já me aconteceu de sair do carro com 40% e ao voltar estar a 43%, por exemplo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
civic
Mensagens: 2208
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

Isso nunca me aconteceu, mas uma coisa são esses ajustes momentâneos, outra é um erro num período tão grande, não acho tão difícil assim um cálculo fiável. Como já disse antes, basta andar com correntes baixas que o SoC começa a afastar-se da realidade, depois damos umas aceleradelas e ele ajusta-se, ora se faz isso momentaneamente, porque carga de água tem este erro todo?
Vou estar atento para ver as tensões actualmente com esse SoC.
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
Avatar do Utilizador
civic
Mensagens: 2208
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

Agora com o regresso das viagens maiores o SOH voltou a subir, que treta de SW. :?
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
Avatar do Utilizador
civic
Mensagens: 2208
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

Fim de semana de algum andamento, já fui aos pasteis de Belem e já estou em Viseu, alguns kms percorridos sem grandes problemas, viagem de Viseu a Sintra com uma carga no meio em Leiria (junto à N1) no regresso a mesma coisa, cerca de 12€ gastos em energia e 1,4€ em portagens, apenas andei em AE porque entrei na A1 no Carregado, para cima saí em Alverca e assim não paguei nada, nada mau, o custo da carga lá para baixo foi em géneros, camarão e vinho verde. :lol:

Imagem

Hoje vou a Aveiro, espero gastar uns 3€ em energia e 1,5€ em portagens, este carro de ir ao pão já passou os 63 000kms... ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
cfvp
Mensagens: 1984
Registado: 11 nov 2017, 22:14

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por cfvp »

Muito bem. Da próxima pára em Coimbra que também vou. A ver se aprendo alguma coisa. :mrgreen:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 52 000 kms
Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”