Re: Leaf 2.zero
Enviado: 28 jan 2018, 12:53
Os 40kW.h de capacidade útil tem de ser vistos com algum ceticismo, tal como os 27kW.h do Leaf 30.
A informação da EPA é muito interessante pois diz-nos a energia da tomada necessária para abastecer de 0 a 100%, que como já escrevi é de:
Leaf 2 40 -45,3kW.h
Leaf 30 - 32,1kW.h
Leaf 24 mk2 - 25.2kW.h
Leaf 24 mk1 - 24,8kW.h
Se assumirmos que o Leaf 40 tem 40kW.h úteis dá uma eficiência de carga de 88,3%, contra 84,1% do Leaf 30 (assumindo 27kW.h úteis). Como já vimos noutros locais, a aficiência do carregador do mk2 anda parte dos 90%, pelo que serão mais de 27kW.h úteis. No Leaf 2 40 será certamente semelhante a eficiência do carregador.
Na verdade nem precisamos de olhar para nenhum destes dados, pois a EPA indica as seguintes eficiências no ciclo de AE:
Leaf 2 40 - 100MPGe = 100 milhas / 33.7kW.h = 4,75km/kW.h = 21kW.h/100km
Leaf 30 - 101MPGe = 4,80km/kW.h = 20,8 kW.h/100km
A diferença é praticamente nula, sendo o Leaf 30 mais eficiente em AE que o Leaf 2 40. Assim, o aumento de autonomia em AE é ditado pelo aumento de capacidade da bateria do Leaf 2 40, ou seja o Leaf 2 40 terá mais 45,3/32.1 = 41% de autonomia em AE que o Leaf 30.
Como nota extra, O Leaf 24 mk1 tem uma eficiência EPA de 22,9kW.h/100km. Por várias fontes, a autonomia do mk1 novo a 120km/h é de 100km. Pelo que assumindo a mesma relação entre autonomia a 120km/h reais e eficiência EPA em AE, o Leaf 2 40 fará 197km a 120km/h reais.
A informação da EPA é muito interessante pois diz-nos a energia da tomada necessária para abastecer de 0 a 100%, que como já escrevi é de:
Leaf 2 40 -45,3kW.h
Leaf 30 - 32,1kW.h
Leaf 24 mk2 - 25.2kW.h
Leaf 24 mk1 - 24,8kW.h
Se assumirmos que o Leaf 40 tem 40kW.h úteis dá uma eficiência de carga de 88,3%, contra 84,1% do Leaf 30 (assumindo 27kW.h úteis). Como já vimos noutros locais, a aficiência do carregador do mk2 anda parte dos 90%, pelo que serão mais de 27kW.h úteis. No Leaf 2 40 será certamente semelhante a eficiência do carregador.
Na verdade nem precisamos de olhar para nenhum destes dados, pois a EPA indica as seguintes eficiências no ciclo de AE:
Leaf 2 40 - 100MPGe = 100 milhas / 33.7kW.h = 4,75km/kW.h = 21kW.h/100km
Leaf 30 - 101MPGe = 4,80km/kW.h = 20,8 kW.h/100km
A diferença é praticamente nula, sendo o Leaf 30 mais eficiente em AE que o Leaf 2 40. Assim, o aumento de autonomia em AE é ditado pelo aumento de capacidade da bateria do Leaf 2 40, ou seja o Leaf 2 40 terá mais 45,3/32.1 = 41% de autonomia em AE que o Leaf 30.
Como nota extra, O Leaf 24 mk1 tem uma eficiência EPA de 22,9kW.h/100km. Por várias fontes, a autonomia do mk1 novo a 120km/h é de 100km. Pelo que assumindo a mesma relação entre autonomia a 120km/h reais e eficiência EPA em AE, o Leaf 2 40 fará 197km a 120km/h reais.