RS232CSerialUser Escreveu: 09 jan 2020, 08:49
A foto à chegada, 1888 km do trip A ao qual fiz reset quando saímos de casa.
Correu tudo ok, excepto um percalço em AP1, fica para o próximo post.
Crónica do AP1 e mulher super super em pânico
(ou: crónica de um "quase" em que íamos lá ficando...)
Na A66 direcção Zafra - Mérida circulávamos em AP1 nos legais 120 km/h da zona, quando perto de uma saída da via, daquelas marcações de piso à espanhola com traços largos, em que neste caso a marcação no piso começava um bocado mais à frente, o carro pareceu usar a marcação de linha contínua à direita como referência e quando apareceram os traços largos o AP1 sincronizou-se (de forma bizarra?) colocando-se centrado com a linha tracejada entre as rodas, e de repente estávamos a seguir a 120 km/h em direcção ao amortecedor de impactos frontais, ia ser um senhor beijo, do caraças mesmo...
Como levo sempre as mãos no volante guinei à esquerda para evitar o beijo e foi por pouco que não ficávamos lá.
Com a guinada e a visão do quase impacto a minha mulher gritou em pânico, agarrou-se à mãozeira da porta e ao banco de forma instantânea, a cara ficou branca como a cal branquinha, sem pinga de sangue que fosse, paralisou de terror sem parar de gritar, e o que me safou de levar um valente e longo sermão sobre o que o AP1 é bom quando faz (m/)lerda da boa foi o facto de o media player estar a transitar entre canções e a canção seguinte foi o "Voulez-Vous" dos Abba, canção que ela adora e que para descomprimir começou instantaneamente a cantar a plenos pulmões, para mal dos meus pecados que odeio Abba, para bem da minha alma que me evitou um raspanete supimpa, admitindo que proximamemte o AP1 não me prega outra destas...
Em Portugal isto nunca me aconteceu. Em Espanha esta é a segunda vez, e só ocorre quando a marcação de saída começa a ser marcada no piso mais tarde do que o habitual, é a conclusão que tiro comparando o episódio anterior com este de ontem.
Convido quem defende que o AP1 serve para ir atento mas mais relaxado, sem a tensão nos braços de agarrar no volante constantemente, de ir para um troço destes e experimentar se o atento dava para tirar o carro da rota de colisão. A minha conclusão? Não, a minha resposta é não, não dava, sobrava outra história para contar: a 120 km/h em 2 segundos o carro percorre 66.6 m, e 2 segundos é considerar que o tempo de reacção é muito bom e que daria para colocar as mãos no volante e ainda guinar, boa sorte, mais 1 s e estamos a falar em 99.9 m, de novo boa sorte e mais sorte ainda se a velocidade for superior a 120... Mesmo que se diga que dava para reagir em 1 segundo estamos a falar de 33 m, são mais de 6 carros de comprimento, pessoalmente não acredito nesses tempos de reacção milagrosos.
E agora, com AP ou sem AP, no meu caso sempre de mãos no volante, votos de "Happy New Year" dos Abba, e também um grande viva aos Abba, que eu odeio mas agora adoro, e podem ver a minha mulher muito mais calma, no seu natural aqui numa compilação de bloopers 2019 do canal House of Tallysha, que inclui teslisses. No canal não são só bloopers Tesla, vamos ter também temáticas EV e Tesla
https://www.youtube.com/watch?v=XzaFlqR0URo
https://youtu.be/XzaFlqR0URo
Deixo um convite para seguirem o canal se gostarem do tipo de conteúdos que lá publicamos
