JLMF Escreveu: 06 abr 2021, 10:58Precisamente, se metade ou mais desses 30 clientes tivessem feito reserva não se encontravam lá todos ao mesmo tempo, estariam a ocupar o seu tempo em algo mais interessante. Se uma parte dos postos, neste caso privados, fossem prioritariamente dedicados para reservas num sistema adaptativo, não se acumulavam tantos clientes á mesma hora do dia e aposto que no mesmo dia do exemplo citado dos 30 em espera, em muitas outras horas desse mesmo dia os postos estavam vazios
Eu discordo porque, mais uma vez, não estamos a falar de marcar a ida ao cabeleireiro ou reservar a estadia de fim de semana num hotel. Estamos a falar de andar de carro. Nós fazemos a nossa vida e o carro é um meio para as deslocações. Ir ao cabeleireiro é ir ao local X à hora Y.
Naquele local as filas acontecem ao Domingo à noite e ao Sábado à hora de almoço:
- ao Sábado a malta vai "para baixo" e é um óptimo sítio para almoçar enquanto o carro carrega
- ao Domingo a malta quer aproveitar ao máximo a estadia antes de voltar "para cima" e portanto voltam todos à mesma hora.
Ao Domingo de manhã e ao Sábado à noite (bem como em qualquer outro dia da semana) os postos estão maioritariamente disponíveis. A única forma de fugir à confusão é mudar as horas das viagens, com ou sem reserva. E as pessoas não estão para perder meio dia de praia porque estão de carro eléctrico.
No caso dos Tesla até se sabe exactamente quantos postos estão disponíveis no próprio carro e, olhando para a evolução daquele número, dá uma excelente ideia da ocupação (além de redes sociais e toda uma panóplia de informação disponível). Só que as pessoas querem (e bem) fazer a vida como lhes dá jeito e não como o carro quer. E portanto sujeitam-se. Se quisessem fugir à fila saíam do Algarve a seguir ao almoço, só que não querem e têm esse direito.
Portanto não, com um sistema de reservas é altamente improvável que aquelas 30 pessoas estivessem noutro lugar a fazer outra coisa qualquer, até porque já actualmente têm muita informação à frente que lhes permite tomar decisões informadas.
Há uns 2 anos, exactamente no regresso do Domingo de Páscoa, houve uma fila monstruosa no PCR de Aljustrel. Chegaram a estar 6 carros em espera se não me falha a memória. Ao contrário dos SuC, 6 carros são mais de 3h de espera para o ultimo. Mais uma vez, malta ali frustrada há 3h à espera, chega uma "reserva" e "com licença que agora sou eu". Motim
Não há outra forma que não desfasar as horas de viagem, e as pessoas não querem. Se quisessem (ou quando quiserem), já não havia problema de maior.
Colocar em funcionamento um sistema desses só servia para clivar ainda mais diferenças entre utilizadores mais e menos informados. Ainda actualmente aparecem pessoas à frente dos postos que não sabem que é preciso um cartão, um CEME, que não se pode pagar directamente.
Quando se fala de viagens (os PCN poderão ter uma dinâmica diferente) acho que faz sentido comparar o carregamento de VEs com o abastecimento de carros a combustão. Faz-me mais sentido do que comparar com o cabeleireiro.
Já mais de uma vez, na ida "para baixo", passei por áreas de serviço com filas para as bombas que vinham até à faixa de desaceleração. Numa situação destas (que é totalmente equiparável a uma fila para carregamento de VE com a diferença que infelizmente temos 1 PCR quando temos...) qual é o sentido que faz pensar em reservar uma "mangueira"?