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Re: Tesla S

Enviado: 04 mai 2014, 17:31
por Fil
mjr Escreveu:Mas há muitos RAV 4 EV, primeira geração, que trocaram a bateria, pelo que li no MNL. As baterias de NiMH também têm degradação, aliás normalmente entre os 200k e os 300k é normal os Prius trocarem a bateria. E não estou a falar de degradação com perca de autonomia apenas, mas de degradação funcional em que a bateria deixa de fornecer a potência máxima.

Sobre o Model S, a garantia da bateria é apenas funcional ou também há garantia de capacidade como no Leaf?
É apenas funcional. Mas segundo os testes de laboratório, fizeram 600k com elas e tinham 75% de autonomia, veremos se na realidade isso se observa. Para já, temos um roadster com 300k e tem 75% de autonomia, mas as baterias são diferentes.

Re: Tesla S

Enviado: 04 mai 2014, 17:35
por Fil
rdias Escreveu:Aproveito para vos convidar a ver isto

http://m.youtube.com/watch?v=OiEm6SIlATo

Podem ver muita coisa mas impressionante é um rav 4 eléctrico com 14 anos que funciona perfeitamente.

E sim.... Não são de lítio.... :lol:
Se desse para ir à lua de tesla, o Bjorn já lá tinha ido :mrgreen:

Re: Tesla S

Enviado: 04 mai 2014, 17:47
por mjr
Fil Escreveu:
mjr Escreveu:Mas há muitos RAV 4 EV, primeira geração, que trocaram a bateria, pelo que li no MNL. As baterias de NiMH também têm degradação, aliás normalmente entre os 200k e os 300k é normal os Prius trocarem a bateria. E não estou a falar de degradação com perca de autonomia apenas, mas de degradação funcional em que a bateria deixa de fornecer a potência máxima.

Sobre o Model S, a garantia da bateria é apenas funcional ou também há garantia de capacidade como no Leaf?
É apenas funcional. Mas segundo os testes de laboratório, fizeram 600k com elas e tinham 75% de autonomia, veremos se na realidade isso se observa. Para já, temos um roadster com 300k e tem 75% de autonomia, mas as baterias são diferentes.
A Nissan também dizia que fizeram testes no Arizona e que a bateria durava 10 anos até aos 70% de capacidade restante. Felizmente a Tesla em climas extremos evita que a bateria ande sucessivamente com temperaturas elevadas, mas se a degradação for semelhante à do Leaf a 25C já é muito significativa.

Há dois facilitadores para a Tesla:

-a química LiCoO2 parece ser mais resistente à degradação por temperatura
-70% de uma capacidade elevada ainda é uma capacidade relativamente alta.

Vamos ver como o passar do tempo mostra a evolução da capacidade.

Re: Tesla S

Enviado: 04 mai 2014, 21:20
por mjr
Aposto que esses Prius fizeram os 500k em menos de 10 anos. O tempo associado à temperatura é um melhor preditor da durabilidade do que o número de ciclos (km).

Re: Tesla S

Enviado: 05 mai 2014, 09:52
por mjr
Depende muito da química e provavelmente de outros fatores, como o número de ciclos. Há vários processos que contrubuem para a degradação, uns mais associados ao número de ciclos e outros ao tempo. Em ambos os casos a temperatura é um catalisador do processo de degradação. No caso dos Leafs com mais de 30% de degradação, todos eles conseguiam fornecer sem problemas a potência máxima. O Leaf do TickTock do MNL está quase a perder a quarta barra de capacidade e ele não nota grandes diferenças na resistência interna das células.

Re: Tesla S

Enviado: 05 mai 2014, 11:53
por galt
mjr Escreveu:... O Leaf do TickTock do MNL está quase a perder a quarta barra de capacidade e ele não nota grandes diferenças na resistência interna das células.
Quantos quilómetros tem o carro dele?

Re: Tesla S

Enviado: 06 mai 2014, 18:20
por mjr
galt Escreveu:
mjr Escreveu:... O Leaf do TickTock do MNL está quase a perder a quarta barra de capacidade e ele não nota grandes diferenças na resistência interna das células.
Quantos quilómetros tem o carro dele?
Penso que anda pelos 70k.

Re: Tesla S

Enviado: 08 mai 2014, 22:17
por pauloguerreiro
Sábado, viagem programada Estoril-Espinho, pela A8 e A17. (Vamos ver se chega)

Re: Tesla S

Enviado: 09 mai 2014, 03:51
por mikexilva
E mais um bocadinho de pressão nos pneus também pode ajudar... ;)

Re: Tesla S

Enviado: 09 mai 2014, 09:06
por mjr
pauloguerreiro Escreveu:Sábado, viagem programada Estoril-Espinho, pela A8 e A17. (Vamos ver se chega)
CC a 110-120km/h e chega à vontade, provavelmente até daria para ir mais depressa:

Imagem

Mesmo a 80mph (128km/h) a autonomia é de 200 milhas (320km), o que daria para ir para além do Porto.

A carga em Espinho está controlada? Não vai andar pelo Porto também?