Expansão células Leaf 40kW.h
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Os LEAFs 40 começaram a dar problemas (isolamento) aos cerca de 200 000kms, não me parece muito diferente dessa EV200, que é reconhecido o seu problema de falta de homogeneidade termica no arrefecimento, alem de que, deves saber, que o arrefecimento só funciona em carregamentos rapidos, podes andar uma vida sem que nunca tenha ligado o arrefecimento, eu conheço várias nessas condições, só carregam em AC na empresa.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Não estas a confundir os problemas?
Neste caso o problema não é isolamento. Tu mesmo já disseste noutras ocasiões que o facto das células incharem não afecta o funcionamento das mesmas. Estamos falar de queda abrupta de percentagem de bateria quando em esforço. Aquilo que o meu, do frankesousa e muitos mais tiveram muito antes dos 200000km.
Portanto com 233000km com o historial que existe não é nada mau.
Neste caso o problema não é isolamento. Tu mesmo já disseste noutras ocasiões que o facto das células incharem não afecta o funcionamento das mesmas. Estamos falar de queda abrupta de percentagem de bateria quando em esforço. Aquilo que o meu, do frankesousa e muitos mais tiveram muito antes dos 200000km.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Não estou a confundir, o isolamento é o primeiro problema que afeta quem puxa muito pelo LEAF, a questão de celulas desbalanceadas ocorre mais pelo fator tempo, o que na EV200, que é um comercial, diria que o primeiro problema seria a questão do isolamento, mas como tem arrefecimento quando carrega isso não acontece, o que acontece na realidade é que mesmo tendo esse arrefecimento tem tido mais problemas com as celulas, não pelo isolamento, mas pela questão da degradação precoce devido à pouca homogeneidade termica, tens o pack a funcionar a temperaturas muito diferentes.Nonnus Escreveu: 22 nov 2025, 09:30 Não estas a confundir os problemas?
Neste caso o problema não é isolamento. Tu mesmo já disseste noutras ocasiões que o facto das células incharem não afecta o funcionamento das mesmas. Estamos falar de queda abrupta de percentagem de bateria quando em esforço. Aquilo que o meu, do frankesousa e muitos mais tiveram muito antes dos 200000km.
Portanto com 233000km com o historial que existe não é nada mau.
Não sei se deu para perceber, mas a ideia está aí.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Hmn, sim tens razão, provavelmente ajudou um pouco, mas estava à espera de mais. Ainda para mais tendo a limitação de carregamento que um Leaf tem, isso é realmente estranho.Nonnus Escreveu: 22 nov 2025, 08:11 Eu também vi esse post e ao contrário de ti acho que a refrigeração fez qualquer coisa. A carrinha tem 233000km o que podemos considerar um número bem elevado tendo em consideração aquilo que vamos vendo no Leaf com menos km e com o mesmo problema.
O proprietário tem esperança de chegar aos 300000km sem o problema se agravar, isso acontecer ia ser um feito assinalável tendo em conta o conhecimento que temos acerca deste problema. Sabemos que o problema vai-se agravar de forma mais rápida que qualquer um deseja.
Vamos ver...
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Sempre soubemos que há esse problema nos Leaf (todos), mas isso não invalida que a refrigeração embora não seja a ideal no caso da EV200 tenha algum efeito benéfico e como tal o problema ter-se manifestado apenas aos 233000km, quando um Leaf apresenta esse problema muito mais cedo.civic Escreveu: 22 nov 2025, 09:35 Não estou a confundir, o isolamento é o primeiro problema que afeta quem puxa muito pelo LEAF, a questão de celulas desbalanceadas ocorre mais pelo fator tempo, o que na EV200, que é um comercial, diria que o primeiro problema seria a questão do isolamento, mas como tem arrefecimento quando carrega isso não acontece, o que acontece na realidade é que mesmo tendo esse arrefecimento tem tido mais problemas com as celulas, não pelo isolamento, mas pela questão da degradação precoce devido à pouca homogeneidade termica, tens o pack a funcionar a temperaturas muito diferentes.
Não sei se deu para perceber, mas a ideia está aí.![]()
Claro que isto são suposições porque poucas são as carrinhas vendidas em Portugal e ainda menos proprietários com o conhecimento deste, com a vontade que este mostrou em partilhar de forma muito detalhada o problema. Era preciso um numero muito mais alargado para perceber se existe causa/efeito. Ainda assim eu acredito que retarde o problema.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
O civic tinha respondido a esta mensagem ontem antes do crash e migração do fórum para novo servidor:cfvp Escreveu: 20 nov 2025, 22:49 Têm aparecido mais alguns relatos no facebook de Leafs com o problema da queda de SoC abrupta. Hoje alguém criou uma publicação mais detalhada sobre o mesmo problema que teve na sua E-NV200 com 233mil kms. A publicação pode ser vista aqui:
Pois é, pelos vistos a E-NV200 sofre do mesmo problema, apesar de ter refrigeração. A Nissan deve ter colocado uma refrigeração às 3 pancadas e provavelmente uns módulos são melhor arrefecidos que outros. Estranhamente ou não, até nas limitações de carregamento a carrinha sofre do mesmo que o Leaf, algo que me espantou. Dá a impressão que a refrigeração não está lá a fazer nada. Pelos dados do senhor nessa publicação em agosto a bateria estava a 40ºC. Poderá ter sido depois de uma carga rápida, mas não sei.
Há mais alguma novidade do senhor taxista, que foi o motivo de criação deste tópico?
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Tenho ideia que a NV200 até é pior do que os LEAFs em termos de celulas que degradam precocemente, parece que o arrefecimento não é homogeneo.Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Olá mjr, como foste o autor do tópico, tens alguma coisa a acrescentar?
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Isso do aparecer muito mais cedo é muito relativo, pois vê os LEAFs que se venderam e as NV200, não tem sequer comparação, e estás a falar de um caso, alem de que os LEAF que deram mais problemas foram vendidos a andar na escafia na praça, as eNV200 que conheço poucas carregam fora da empresa, mesmo assim vi montes de relatos em que o problema apareceu nos LEAFs depois depois 200 00 kms, não acho que exista alguma comparação entre os 2 casos, o LEAF vendeu mais de 1 milhão na segunda geraçao, a EV200 vendeu 18 000 desde 2014.Nonnus Escreveu: 22 nov 2025, 14:08
Sempre soubemos que há esse problema nos Leaf (todos), mas isso não invalida que a refrigeração embora não seja a ideal no caso da EV200 tenha algum efeito benéfico e como tal o problema ter-se manifestado apenas aos 233000km, quando um Leaf apresenta esse problema muito mais cedo.
Claro que isto são suposições porque poucas são as carrinhas vendidas em Portugal e ainda menos proprietários com o conhecimento deste, com a vontade que este mostrou em partilhar de forma muito detalhada o problema. Era preciso um numero muito mais alargado para perceber se existe causa/efeito. Ainda assim eu acredito que retarde o problema.
Pois, eu não acho que retarde o problema, se usares em modo domestico é precisamente igual ao LEAF se usares na escafia(muitos carregamentos rapidos) acredito que seja pior, pelo facto do sistema de arrefecimento não atuar por todo o pack e assim teres algumas celulas a trabalharem com temperaturas muito diferentes umas das outras. É como digo, nada disto é cientifico, é tudo suposições, acontece que com arrefecimentos a ar tem que se ter muita atenção, basta ver o que aconteceu à primeira geração do Soul 27.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Sendo tudo o resto igual, a eNV200 é mais pesada cerca de 100kg que o Leaf 40 e também deverá ser sujeita a maior peso durante a utilização por ser um veículo de transporte de mercadorias (ou pessoas). Estes dois fatores não ajudam, aumentando significativamente o consumo e o número de ciclos para a mesma distância percorrida.
A refrigeração só serve para as cargas rápidas e a meu ver pouco afeta a degradação nessas condições, eventualmente permitindo mais cargas rápidas seguidas, não mais que isso.
Ou seja, a minha expectativa é que a bateria da eNV200 dure MENOS que a do Leaf 40. O baixo número de relatos deste tipo é só porque se vendem várias ordem de magnitude menos eNV200 do que Leafs, como disse o civic.
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Ou seja, a minha expectativa é que a bateria da eNV200 dure MENOS que a do Leaf 40. O baixo número de relatos deste tipo é só porque se vendem várias ordem de magnitude menos eNV200 do que Leafs, como disse o civic.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Eu mencionei isso mesmo. Claro que não podemos usar um exemplo contra milhares de exemplos.mjr Escreveu: 22 nov 2025, 18:33 Sendo tudo o resto igual, a eNV200 é mais pesada cerca de 100kg que o Leaf 40 e também deverá ser sujeita a maior peso durante a utilização por ser um veículo de transporte de mercadorias (ou pessoas). Estes dois fatores não ajudam, aumentando significativamente o consumo e o número de ciclos para a mesma distância percorrida.
A refrigeração só serve para as cargas rápidas e a meu ver pouco afeta a degradação nessas condições, eventualmente permitindo mais cargas rápidas seguidas, não mais que isso.
Ou seja, a minha expectativa é que a bateria da eNV200 dure MENOS que a do Leaf 40. O baixo número de relatos deste tipo é só porque se vendem várias ordem de magnitude menos eNV200 do que Leafs, como disse o civic.
Da mesma maneira que também é muito relativo o uso da carrinha versus o uso do carro.Nonnus Escreveu: 22 nov 2025, 14:08
Claro que isto são suposições porque poucas são as carrinhas vendidas em Portugal e ainda menos proprietários com o conhecimento deste, com a vontade que este mostrou em partilhar de forma muito detalhada o problema. Era preciso um numero muito mais alargado para perceber se existe causa/efeito. Ainda assim eu acredito que retarde o problema.
O autor diz que a carrinha faz cerca de 250km com uma carga o que eu acho demasiado optimista. Todos sabemos que o Leaf de 40 para fazer 250km tem de ser com algum cuidado, por esse motivo a carrinha para fazer o mesmo tem de ser bem comedida nos consumos pelos motivos que mencionaste. Isto para dizer que muito provavelmente esta carrinha não anda com peso excessivo e anda a velocidades bem baixas para aquilo que é uma utilização dita normal.
Não acredito que alguém compre esta carrinha com a ideia de fazer 200km todos os dias carregada em estrada aberta. Na minha opinião esta carrinha, como muitas outras, o cenário ideal será uso dentro da cidade, trajectos curtos. Mais que isso é esticar a corda num veículo deste tipo com bateria de 40.
Já o carro, sabemos que muitos proprietários compram o carro com a ideia de deslocações de mais de 100km diários com auto estrada para fazer casa-trabalho.
Isto para dizer que o carro embora faça menos ciclos para a mesma distância, acredito que faça muito mais ciclos que a carrinha durante o mesmo espaço temporal.
São usos diferentes na minha opinião.
Se a carrinha tiver um uso diferente do que estou a dizer, aí vai ter que recorrer aos carregamentos rápidos e, como disse anteriormente acho vai fazer diferença a refrigeração.
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