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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 05 abr 2021, 10:06
por frankesousa
Nonnus Escreveu: 05 abr 2021, 08:40
(...)
Ontem no programa Exame Informática que dá na SIC noticias explicaram o nosso sistema de carregamentos, onde disseram que se devia de ter em atenção que cartão usar em determinado posto

pois iria fazer diferença no preço a pagar.
(...)
Espera lá, há aqui um problema de interpretação do que estamos a escrever os 2.
O que eu li no que escreveste é que
num determinado posto usar cartões diferentes traz preços diferentes. Estou a assumir que escrevias que um cartão tem preços melhores
no OPC, por exemplo utilizando cartão da mesma "marca" do OPC.
Quando o que estavas a tentar dizer é que, independentemente do posto em si, e assumindo um qualquer valor de OPC para um qualquer posto, o contrato com o CEME pode dar cargas mais baratas ou mais caras, mas isso tem só e apenas a ver com os CEME terem tarifários diferentes (muito diferentes por vezes).
Se a ideia era essa então concordo a 100% contigo e é mais um beneficio do nosso modelo, como podes usar qualquer cartão em qualquer posto sem discriminação pelo OPC podes fazer um contrato espectacular com um CEME e carregares em qualquer sitio muito barato.
Completamente impossível num modelo com uma APP por cada "OPC" (que a mim me parece intragável, e já o testei várias vezes)
O pessoal ama ver a parte má das coisas, mas se virem a parte boa, a verdade é que com um CEME "muito bom" no limite pode haver preços bons (o que não é o caso por cá infelizmente).
(sim eu sei que com OPC+CEME+MobiE+taxas etc o preço "muito bom" é uma miragem...

)
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 05 abr 2021, 10:32
por Nonnus
frankesousa Escreveu: 05 abr 2021, 10:06
Isso parece não ser verdade, talvez por desconhecimento de quem a disse, que só existe na cabeça de alguns devido à falta de leitura das regras. Concordas certo?
Bom, quando o Sérgio Magno não perceber nada de ME... ele até deu alguns exemplos.
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 05 abr 2021, 17:45
por frankesousa
Nonnus Escreveu: 05 abr 2021, 10:32
frankesousa Escreveu: 05 abr 2021, 10:06
Isso parece não ser verdade, talvez por desconhecimento de quem a disse, que só existe na cabeça de alguns devido à falta de leitura das regras. Concordas certo?
Bom, quando o Sérgio Magno não perceber nada de ME... ele até deu alguns exemplos.
Pois, isso realmente é estranho não é "um jornalista qualquer" para falar sobre isso.
Vou analisar o assunto a ver, mas isso talvez tenha "truque" (tipo descontos do marshopping ou o assunto da TAR de media tensão) não achas?
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 05 abr 2021, 18:45
por Gameiro101
frankesousa Escreveu: 05 abr 2021, 10:06
Nonnus Escreveu: 05 abr 2021, 08:40
(...)
Ontem no programa Exame Informática que dá na SIC noticias explicaram o nosso sistema de carregamentos, onde disseram que se devia de ter em atenção que cartão usar em determinado posto

pois iria fazer diferença no preço a pagar.
(...)
Isso parece não ser verdade, talvez por desconhecimento de quem a disse, que só existe na cabeça de alguns devido à falta de leitura das regras. Concordas certo?
Não se pode dizer que não exista um ou outro caso uma discriminação positiva (caso do Marshopping) que no caso a conta é paga por outra entidade para chamar clientela, mas de resto não existe esse problema.
Volto a dizer, que mimo que é carregar em qualquer sitio usando só 1 cartão (Miio claro

) e poder encontrar o local, estado e ocupação do posto só num sitio.
Imagina que os fabricantes (se quiserem mesmo que a ME andasse para a frente, que não querem obviamente) até inseriam nos infotainment dos carros a ligação ÚNICA à Mobie e tinham em tempo real o estado, preço, ocupação do posto e
até reserva do mesmo directamente no carro. Isso sim. Olha e por sorte (não é bem sorte mas vá) por cá até só precisam de gerir UMA interface, que categoria.
(o lado mau é claro todos já sabemos, alguém tem de pagar por esse serviço de integração, e esse alguém somos nós

)
Nunca percebi a parte de quererem reservar o posto, qual seria a utilidade?
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 05 abr 2021, 21:17
por alexmol
Gameiro101 Escreveu: 05 abr 2021, 18:45
Nunca percebi a parte de quererem reservar o posto, qual seria a utilidade?
Se formos de viagem e tivermos que parar para carregar num PCR e este estiver ocupado por alguém que chegou 1 minuto antes a reserva de posto permite garantir que não vamos perder pelo menos meia hora à espera que o posto fique livre.
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 05 abr 2021, 21:33
por BrunoAlves
E a pessoa que chegou antes, só porque não teve a esperteza de fazer reserva, já tem de esperar meia hora por quem chegou depois?
Acho isso um conceito totalmente intratável

Esta idiotice de modelo já dá azo a que no mesmo posto se pratiquem preços finais brutalmente diferentes, o que potencia que pessoas menos informadas sejam "papadas" em relação a outras. Agora haver hipótese de eu chegar a um posto disponível e não o poder usar porque alguém que o reservou chega daí a 5min (ou meia hora)? Cruzes...
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 05 abr 2021, 22:57
por JLMF
Intratável? No barbeiro/cabeleireiro, no aluguer de veículos, no quarto de hotel, na mesa de restaurante e em centenas, milhares de outras situações é possível fazer reserva e otimizar a agenda do utilizador e do prestador de serviço, não percebo a indignação.
Não sei a tolerância máxima de atraso para que a reserva caia, deverá ser pequena, espero eu, assim como espero que seja justa a taxa de anulação por atraso ou não comparência.
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 05 abr 2021, 23:09
por frankesousa
Já vi vários sistemas de carregamento com apps (Noruega incluída) e muitas dão para reservar.
É mais que óbvio que reservar por um período pequeno e aceitável de tempo é uma solução para tornar a ME mas fácil.
Outra é instalar 20 postos por local tipo Tesla
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 05 abr 2021, 23:20
por frankesousa
frankesousa Escreveu: 05 abr 2021, 17:45
Nonnus Escreveu: 05 abr 2021, 10:32
frankesousa Escreveu: 05 abr 2021, 10:06
Isso parece não ser verdade, talvez por desconhecimento de quem a disse, que só existe na cabeça de alguns devido à falta de leitura das regras. Concordas certo?
Bom, quando o Sérgio Magno não perceber nada de ME... ele até deu alguns exemplos.
Pois, isso realmente é estranho não é "um jornalista qualquer" para falar sobre isso.
Vou analisar o assunto a ver, mas isso talvez tenha "truque" (tipo descontos do marshopping ou o assunto da TAR de media tensão) não achas?
Já estive a ver a pequena reportagem Exame Informática que dá na SIC noticias e como estava a dizer não foi dito rigorosamente nada sobre preços diferentes no mesmo posto utilizando cartões diferentes, apenas e só falou do desconto e promoções de CEME (tipo parceria Nissan) que nada tem relacionado com o assunto que falas-te aqui "
ter em atenção que cartão usar em determinado posto
pois iria fazer diferença no preço a pagar."
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enviado: 05 abr 2021, 23:41
por BrunoAlves
JLMF Escreveu: 05 abr 2021, 22:57No barbeiro/cabeleireiro, no aluguer de veículos, no quarto de hotel, na mesa de restaurante e em centenas, milhares de outras situações é possível fazer reserva
Porque são serviços de marcação por excelência. Na restauração pode ser uma situação limite entre o reservar e aceitar quem estiver à porta, por isso é que muitos aceitam x% de reservas e o resto a quem estiver à porta. Os restantes funcionam tão melhor quando mais marcados forem.
O carregamento de um veículo eléctrico, especialmente no contexto do "em viagem" introduzido pelo alexmol, é absolutamente diferente de qualquer um desses exemplos.
Depois o que é que o posto faz? Não deixa carregar enquanto não chegar o titular da reserva? Ou deixa carregar mas quando chegar a reserva desliga o carregamento em curso?
frankesousa Escreveu: 05 abr 2021, 23:09Já vi vários sistemas de carregamento com apps (Noruega incluída) e muitas dão para reservar.
Nunca vi, mas claro que aceito que possa acontecer. No caso da Noruega em que há praticamente 2+ PCR em cada localização, até pode funcionar num deles por exemplo.
Seja como for, continuo a dizer que acho o conceito intratável, sobretudo numa fase em que virtualmente todas as principais vias ou não têm PCR sequer, ou têm um por localização.