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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 01 dez 2015, 20:29
por Apr
Registo de há pouco, 12,08v. Quer dizer que está já com capacidade baixa. Esta noite vai ter que levar uma carga, não quer acordar amanhã ou depois de amanhã e voltar a ter o carro morto.

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 01 dez 2015, 20:58
por Apr
Olá MRider, acho que sim, é o meu perfil de utilização do carro + o algoritmo deficiente de carga da bateria de 12v. Desta vez não tenho nada extra ligado ao carro e mesmo assim o balanço entre as descargas diárias e as cargas não conseguem manter a bateria carregada.

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 01 dez 2015, 21:21
por VETL
Já experimentaste, desligar o carro a chegar a casa e voltar a ligar?
Ao ligar o carro, ele carrega a bateria de 12v, certo?

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 01 dez 2015, 22:33
por pnunes
VETL Escreveu:Já experimentaste, desligar o carro a chegar a casa e voltar a ligar?
Ao ligar o carro, ele carrega a bateria de 12v, certo?
Está no manual descrito quais as condições em que a bateria é carregada e em que não é, agora não me lembro bem, só lendo novamente, mas tenho ideia que com o carro em N nunca carrega por exemplo.
Deves ter algo a consumir...
Num dos meus CI a bateria ficava completamente descarregada, vim a descobrir que uma luz de abertura de porta estava a provocar a descarga, embora desligada a zona da lâmpada estava quente, tive que desligar o fusível que alimentava aquela zona

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 01 dez 2015, 23:07
por lmlr
O melhor é voltares a emprestar o OBD enquanto o meu não chega :) . Assim não esgotas a bateria. Para que servem os amigos? :D

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 01 dez 2015, 23:09
por Apr
mjr Escreveu:O componente é o conversor CC/CC... O problema é que o algoritmo de carga da bateria não está bem dimensionado, pelo menos nos mk1. Se bem me recordo ele carrega a 14,4V até a corrente baixar a 1A e depois mantém uma tensão de flutuação de 13,1V ou parecida. Ora 13,1V é uma tensão muito baixa para manter a carga em baterias de chumbo pelo que elas vão sulfatando e assim perdendo capacidade. No mínimo a tensão de flutuação deveria ser de 13,5V, além de que deveria manter a tensão nos 14,4V mais tempo periodicamente para equalizar a bateria.

A solução é aplicar um carregador externo a 14,4V durante 12 horas periodicamente, mas com o carro desligado.

O algoritmo é isto que o mjr referiu mais um check periodico a cada 5 horas quando o carro está desligado para manter a bateria carregada à custa do pack de tração. Relatos no mynissanleaf indicam que se o carro ficar com a ficha J1772 ligada sem carregar, este check a cada 5 horas não se realiza, acelerando ainda mais a descarga.

A bateria está agora ligada a um carregador pequeno que tinha comprado para ver se amanhã fica carregada. Pelo menos valido se o carregador está bom.

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 01 dez 2015, 23:14
por Apr
lmlr Escreveu:O melhor é voltares a emprestar o OBD enquanto o meu não chega :) . Assim não esgotas a bateria. Para que servem os amigos? :D
Estas viciado no fluenceSPY... ! :D

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 02 dez 2015, 01:03
por lmlr
Apr Escreveu:
lmlr Escreveu:O melhor é voltares a emprestar o OBD enquanto o meu não chega :) . Assim não esgotas a bateria. Para que servem os amigos? :D
Estas viciado no fluenceSPY... ! :D
Completamente! ;)

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 02 dez 2015, 12:58
por Apr
Atualizei a data de saida de fabrica, 28/junho/2013 e o carro tem matricula de junho! Cena estranha!

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Enviado: 02 dez 2015, 17:03
por galt
pnunes Escreveu:
VETL Escreveu:Já experimentaste, desligar o carro a chegar a casa e voltar a ligar?
Ao ligar o carro, ele carrega a bateria de 12v, certo?
Está no manual descrito quais as condições em que a bateria é carregada e em que não é, agora não me lembro bem, só lendo novamente, mas tenho ideia que com o carro em N nunca carrega por exemplo.
Deves ter algo a consumir...
Num dos meus CI a bateria ficava completamente descarregada, vim a descobrir que uma luz de abertura de porta estava a provocar a descarga, embora desligada a zona da lâmpada estava quente, tive que desligar o fusível que alimentava aquela zona

Aproveita esta dica para confirmar:
- Se a luz do porta luvas está acesa permanentemente mesmo fechada a tampa.
- Se a luz da mala está acesa com a porta bagagens fechada.
- Se a luz junto ao bocal de carregamento fica desligada (caso se aplique ao teu modelo)

Nunca se sabe....