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Re: Postos de carga rápida
Enviado: 08 set 2020, 12:05
por frankesousa
beme83 Escreveu: 07 set 2020, 17:29
sem comentérios....era dos poucos PCR que para VE mais antigos ainda compensava.....sem comentários
Eu diria que é +- "normal" uma vez que é um "aluguer" de equipamento para poderes comprar a electricidade ao vendedor.
Tal como em casa que pagamos o "aluguer do contador" agora chamado de taxa de potência que é paga ao dia (portanto ao tempo) e que apenas está relacionado com a disponibilização da infraestrutura.
Aqui é igual.
Hoje não há escolha, mas diria que o normal daqui a 1ou2 anos será teres PCR de 150kW e PCR de 50kW e aí escolhe o de 50 quem não pode usar mais e pagará menos por isso.
A carga rápida custar até uns 50 cêntimos por kWh para mim é aceitável, agora os PCN por esse preço ou mais é que não é completamente inaceitável!
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 08 set 2020, 12:22
por beme83
frankesousa Escreveu: 08 set 2020, 12:05
beme83 Escreveu: 07 set 2020, 17:29
sem comentérios....era dos poucos PCR que para VE mais antigos ainda compensava.....sem comentários
Eu diria que é +- "normal" uma vez que é um "aluguer" de equipamento para poderes comprar a electricidade ao vendedor.
Tal como em casa que pagamos o "aluguer do contador" agora chamado de taxa de potência que é paga ao dia (portanto ao tempo) e que apenas está relacionado com a disponibilização da infraestrutura.
Aqui é igual.
Hoje não há escolha, mas diria que o normal daqui a 1ou2 anos será teres PCR de 150kW e PCR de 50kW e aí escolhe o de 50 quem não pode usar mais e pagará menos por isso.
A carga rápida custar até uns 50 cêntimos por kWh para mim é aceitável, agora os PCN por esse preço ou mais é que não é completamente inaceitável!
Discordo completamente com as afirmações. Primeiro só temos este modelo parvo devido à estupidez de alguns "entendidos" na matéria. O atual modelo é o exemplo de um país que não quer apostar na ME. tente explicar o modelo de pagamento a um futuro utilizador de carros elétricos e veja como ele reage.
50 cts o kwh? vivemos em que país? a carga "rápida" é fundamental nas deslocações entre cidades logo sem carga rápida a preços razoáveis tendo em conta o preço das viaturas a combustão leva a que menos pessoa mudem para carros elétricos. Essa história daqui a 2 anos há postos a 150kwh..duvido que haja mais que uma dúzia deles a não ser os próprios das marcas (ex:porsche) já há muito que dizem isso e nada. e ah e tal com os pagamentos as coisas ficam melhores....ficaram? não parece nada.
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 08 set 2020, 19:50
por rnlcarlov
Neste momento estou em Espanha. No DB já contarei mais, mas atravessei a península ibérica de uma ponta à outra quase só com a Iberdrola. Uso a app, escolho a tomada e ponho o valor máximo a carregar e o preço é simples. 30 cêntimos o kWh. É carregar e seguir. Mostra logo o preço para os kwh prevemos consumir.
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 08 set 2020, 19:56
por beme83
rnlcarlov Escreveu: 08 set 2020, 19:50
Neste momento estou em Espanha. No DB já contarei mais, mas atravessei a península ibérica de uma ponta à outra quase só com a Iberdrola. Uso a app, escolho a tomada e ponho o valor máximo a carregar e o preço é simples. 30 cêntimos o kWh. É carregar e seguir. Mostra logo o preço para os kwh prevemos consumir.
Valor apropriado e sem contas pelo meio
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 08 set 2020, 20:22
por BrunoAlves
São uns idiotas. Vejam lá bem um sistema simples e directo na utilização. E ainda por cima barato?! Burros

Re: Postos de carga rápida
Enviado: 08 set 2020, 21:03
por jfr2006
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 09 set 2020, 00:58
por FullElectric
BrunoAlves Escreveu: 08 set 2020, 20:22
São uns idiotas. Vejam lá bem um sistema simples e directo na utilização. E ainda por cima barato?! Burros
LOL. O modelo português, supra sumo da inovação e pioneirismo, o tal que iria ser copiado pelo mundo todo... afinal, é tão só uma gritante borrada, mais uma como tantas outras que se vão fazendo nesta república dos lobbies.
Este modelo na realidade é um entrave à inovação , ao pioneirismo, à verdadeira concorrência, afasta muita gente que poderia estar interessado em investir, trunca o crescimento, afasta utilizadores de VE, atrasa a ME, cria graves problemas à rede de distribuição elétrica, é obrigatoriamente caro, favorece quem pouco faz mas muito ganha, é um entrave à integração de outras redes, etc
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 09 set 2020, 01:07
por t3lmo
O mais interessante é que será a longo prazo o modelo europeu que muitos pedem, mas com protocolos de identidade, roaming e pagamento automático.
De forma a simplificar e homogeneizar o carregamento público de veículos elétricos na Europa, várias associações de utilizadores estão a solicitar aos seus governos a regulamentação das redes de carregamento privadas para que estas operem sob o mesmo sistema de ativação e pagamento:
https://forococheselectricos.com/2020/0 ... trico.html
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 09 set 2020, 07:51
por BrunoAlves
No combustível existe roaming desde sempre: chama-se dinheiro, cartão de crédito, Master Card, etc.
Como é que se continua a tentar justificar esta barbaridade nacional com "roaming" ultrapassa-me.
Além de que o facto de se pretender um sistema homogéneo não implica de forma nenhuma que se deseje o sistema português:
- não imagino ninguém a necessitar de CEME/OPC/inserir-milhões-de-entidades-e-taxas para um sistema homogéneo na Europa.
- não implica que se deseje uma MobiE e cartões não autorizados nem sacudir de responsabilidades permanente.
O facto de se desejar um sistema de pagamento homogéneo NADA tem a ver com o ridículo modelo português. Aliás, os estrangeiros adoram quando chegam a Portugal e batem com o nariz na porta sem conseguir carregar em lado nenhum. Os reboques portugueses são os melhores do mundo, incríveis, fantásticos (ler com entoação do Trump

)
E novamente, esse sistema homogéneo já existe: é o dinheiro. Na impossibilidade disso, apps com registo imediato (veja-se o exemplo do Rui ontem em Espanha).
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 09 set 2020, 11:25
por rimsilva
BrunoAlves Escreveu: 09 set 2020, 07:51
E novamente, esse sistema homogéneo já existe: é o dinheiro. Na impossibilidade disso, apps com registo imediato (veja-se o exemplo do Rui ontem em Espanha).
Nisto discordo e sou completamente havesso ao dinheiro (na sua forma fisica e cartões), ontem em Espanha foi usada uma aplicação, o que é bem diferente e que poderia existir em Portugal, mas que no final não nos iria resolver os contratos, os CEME+OPC, a incompetência da mobi.e, etc...
Mesmo não existindo "dinheiro" lá fora as coisas funcionam, isto porque não há cartões (nem aplicações)
não autorizadas, há postos que quando não comunicam com os servidores do operdor, guardam seguramente os dados do carregamento e enviam a info aos servidores mais tarde, algo que estou convencido que já aconetceu em Portugal, porque no passado não era tão frequente ouvir-se "cartão não autorizado"...
O que acho que todos os utilizadores querem é um sistema como a Tesla, onde é o próprio carro a comunicar com o postos, será seguramente isto que se vai procurar por essa Europa fora, não a idiotisse que temos em Portugal.
Depois o que está a montante deste processo será muito mais simples de se obter.
O fundamental é que isso não estrague esta relação UVE - OPC, algo que tem sido uma desgraça em Portugal.