Página 31 de 34

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 11 dez 2023, 10:09
por frankesousa
Como sabem o meu leaf 30 de 2016 está neste grupo de "morte repentina".

Ontem tive de fazer uma viagem maior (106km) e lá fui eu pela nacional com cuidado para não "aborrecer" as 3 ou 4 células desgastadas.

Para fazer estes km já tive de meter 2.2kWh num PCR (a 16kW :lol: ) e mesmo assim cheguei a casa com 17% (que na verdade são 2 ou 3 km se for a subir).

Contas feitas, consumo de 15.3kWh/100km, apenas utlizei 16.2kWh, e tive de carregar.

Ou seja, o SoH de 67% apresentado é já fortemente optimista, na verdade a utilização real da bateria já pouco passa de 50% se não for a pisar ovos!

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 10 jul 2024, 15:54
por rjspedition
Boa tarde!

Peço desde já desculpa pela ausência de resposta. :!: O tempo anda mais contado, e com o Leaf a caminhar para se tornar um pisa papel xxl o interesse por continuar a acompanhar o carro com uma folha de cálculo desapareceu.


Respostas primeiro:
Saiu a 17% e chegou com 22%? Isso é bom. :? :)
Recuperou 5% em 3,5km até Loures, depois é que foram os 15km a subir, my bad! :lol:
A carga tanto cai a pique, como por vezes existem (existiam...!) recuperações absurdas.
É pena o carro estar já a falhar assim. :( Quanto já poupaste?
Infelizmente deixei de actualizar a folha. Dado que passei para o Indexado agora seria um trabalho chato, pelo que provavelmente no final do mês vou arranjar um valor redondo para o consumo e para a energia para calcular. No entanto comentei isto por mensagem com um amigo meu:

1º ano: 26 mil km
2º ano: 22 mil km
Este ano: 12 mil km

:|
Houve uma altura que eu também pensei que ia morrer na praia, de um momento para outro duas células dão o estoiro e o SOH começou a cair a pique.
É completamente isto!
No inicio do ano ainda tentei limitar o carro a X Km/mês para os 160 não baterem muito longe de Setembro.
Em Março ou Abril caiu a 8ª barra, não existiu qualquer necessidade de cálculo.
cheguei a casa com 17% (que na verdade são 2 ou 3 km se for a subir).
Ainda não cheguei a este ponto, 17% ainda dá para qualquer coisinha, mas...
pela nacional com cuidado para não "aborrecer" as 3 ou 4 células desgastadas
É tão isto! E estamos tão cansados.

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 10 jul 2024, 16:28
por rjspedition
Tal como foi dito na mensagem anterior, o carro em Março/Abril perdeu a 8ª barra, tornando-o teoricamente apto para a troca em garantia.

Contactei uma Car## que me fica acessível para marcação, e a informação dada foi que todo e qualquer diagnostico, para efeitos de garantia ou não, era pago. Agendo e no dia da entrega peço que me confirmem a indicação e pelos vistos sim, a Car## cobra 90€/hora para trabalhar nos Leaf e esse seria o valor cobrado no final. :roll:

Acedo às condições apresentadas e logo de seguida sou brindado com: "Mas garantia? O carro não está em garantia, são só 100000km, e mesmo por degradação pouco mais são", afirmação logo corrigida após insistência minha para verificar com alguém que seja responsável por esse serviço. :roll:

Carro levantado após 4 ou 5 dias úteis e informado que "o carro cumpre com os requisitos, o processo será enviado, e será contactado pela Car## ou Nissan", sendo que ao levantar não foi cobrado qualquer valor.
Agora aqui todos sabem o que nos espera.

:!: :!:

Este é o ponto de situação actual do nosso Leaf, que na prática, serve agora apenas e só para o Casa-Trabalho-Casa, e que ainda neste fim de semana após o arriscar a levar até à praia, transformou uma viagem de 35 minutos a combustão em 1:15 a electricidade. :hand: :hand:

Acho que nem na primeira viagem de Famalicão a Mafra tive tanta ansiedade por acabar a bateria como nos primeiros tempos destas quedas rápidas abaixo de 50%, nem rezei tantas Avé-Maria, e eu que tenho sempre as percentagens certas para os parciais do percurso na cabeça.
Cheguei a fazer 9km com o carro em --% com subidas à mistura porque a bateria simplesmente, desaparece.
Cheguei a subir vias rápidas a velocidades baixas no limiar do perigoso.
Cheguei a passar as portagens de Loures com 46% (!!!) de bateria, para mesmo em velocidades reduzidas (75 / 70), chegar ao desvio da área de serviço a 50 km/h com 11% de bateria após 6km percorridos a subir, e entre abrandar dentro da área e chegar ao PCR, a bateria subir de 11 para 16% naqueles escassos 300 metros.

E se comigo, ficar na estrada é mau mas tolerável, ficar na estrada com a familia no carro e uma bebé de meses é um não absoluto,

Aliás, o nosso Leaf transformou-se na caricatura plena que se fazia por malícia dos carros eléctricos: Tem de ir devagar fora de ambiente urbano, sempre a controlar o percurso e a altimetria, e se tiver de fazer uma ultrapassagem mais complicada ou fazer qualquer desvio por um imprevisto que ocorra, corre o risco de não chegar a casa. Ainda não é assim, mas suspeito que no inverno chegue a este ponto.

Volto a afirmar que lidava bem com a perda anual de 5 a 7% de capacidade de armazenamento. Isto é outra situação completamente diferente, e é muito mau.

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 11 jul 2024, 00:35
por Nonnus
Como sabes o meu está nessa situação há mais de um ano e há alguns meses atrás deixei de fazer viagens maiores de 100km, e como o problema tem tendência agravar, no inverno a mulher teve de deixar de usar o carro para ir para o trabalho. Na primavera/verão o carro voltou a deixar fazer o percurso e chegar a casa com alguma percentagem.

Hoje sou eu que ando com o carro e faço a semana toda com uma carga e ainda sobra cerca de 40%, percurso citadino, cerca de 10km diários. Velocidade baixa e regeneração na desaceleração permite esta utilização

Não lhe chamo pisa papéis porque no meu caso continua a ter utilidade, mas costumo dizer que neste momento tenho meio carro.

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 11 jul 2024, 19:10
por cfvp
É uma situação lixada e a forma como a Nissan trata os clientes nesta situação é muito má.

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 12 jul 2024, 22:33
por rjspedition
Não lhe chamo pisa papéis porque no meu caso continua a ter utilidade, mas costumo dizer que neste momento tenho meio carro.
É verdade, e aqui ainda me faz um dia de trabalho, principalmente agora que tenho uma rotina mais folgada que evita muitas vezes regressar a casa via auto-estrada, mas duvido claramente que no inverno ainda o consiga fazer sem parar para carregar durante o dia.

No entanto o fazer "tudo" com o Leaf sem stress já deixou de o ser, aliás, basta por exemplo não sair com a carga a 100% que já é um desastre. Com 75% já não consigo i/v ao trabalho porque aí sim, a bateria parece que se esfuma bem mais rápido.

No entanto hoje por causa de um imprevisto tive necessidade de esticar um bocadinho, e lá deu para isto, mas foi literalmente quase tudo com o tal "cuidado para não "aborrecer" as 3 ou 4 células desgastadas".
962c043d-2e6f-494d-8140-e3722521228b.jpeg

Mais um dia, mais uns 6€ de gasóleo poupados. É circular até dar, ou até a Nissan honrar a garantia.

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 16 jul 2024, 13:38
por rjspedition
No print anterior o Leaf saiu do emprego com 35%, para comparação ontem saí do emprego com 34%, o exacto mesmo percurso, a mesma condução cuidada.
No print cheguei a casa com 15%, ontem fiquei com "---" & "---" no mostrador a 4 km de casa, e já estava à espera.

A diferença? No de 35% o carro tinha carregado de véspera até aos 100% e foi linear.
Ontem não ficou a carregar de noite, no dia anterior após os 100% a meio do dia ficou ligado 1h em casa e antes de sair de casa de manhã novamente mais 1h à carga.

Ser dono de um Leaf nestas condições é isto, ter de levar tudo em consideração.

Entretanto levou mais 2 Nexen à frente, finalmente está sem pneus de 2015. :lol:


EDIT: Apenas para registo, dos "---" até aos 100% de hoje o Shelly EM indicou 21,08 kWh . :?

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 21 jul 2024, 22:57
por ramscosta
Para quem está à espera da garantia dos Leaf de 30, que é meu caso, então a solução da Nissan é mesmo comprar-nos o carro or um valor que eles acham correto. Já fui contactado nesse sentido... Eles não querem estes carros a circular.
Nem fazem proposta de fique com gama acina, nada. é mesmo comprar o carro e ir para abate...

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 22 jul 2024, 08:57
por frankesousa
rjspedition Escreveu: 16 jul 2024, 13:38 EDIT: Apenas para registo, dos "---" até aos 100% de hoje o Shelly EM indicou 21,08 kWh . :?
Também já me deparei com esses valores de carregamento altíssimos (para a energia que supostamente a bateria suporta)

Se fizeres a conta do consumo real da tomada com os km percorridos facilmente vai para os 20 e muitos kWh/100km e no ecra mostra 15 ou 16 :lol:

Na minha ideia é o aquecimento excessivo da bateria em descarga e carga que "rouba" a energia, e ainda é uma quantidade considerável (20% em alguns testes que fiz).

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 22 jul 2024, 14:10
por rjspedition
ramscosta Escreveu: 21 jul 2024, 22:57 Nem fazem proposta de fique com gama acina, nada. é mesmo comprar o carro e ir para abate...
Venha ela!
Ficar 1 ano nesta indefinição sem qualquer resposta é que não.
Vão 3 meses sem qualquer contacto por parte da Nissan ou Car##.

Se fizeres a conta do consumo real da tomada com os km percorridos facilmente vai para os 20 e muitos kWh/100km e no ecra mostra 15 ou 16 :lol:
Não tenho feito contas para não me assustar. :lol:
Mas é por aí, sim. Não faço reset à média no carro desde o ano passado e já subiu para os 13,7, o que em pleno verão era bastante elevado.