A inspeção a um FAP é bem diferente de uma inspeção a uma bateria, mas tens sempre a opção de colocar celulas idênticas ao original, ou seja, colocas celulas com a mesma capacidade e obtens o que tinhas aquando dele novo melhorando a quimica, não alteras nada em termos legais, mantens o peso, ou até o diminuis e mantens todo o resto, desta forma é impossivel verificar o que lá tens dentro sem o abrir e mesmo assim será dificil.
Oficina que fazem este serviço , como uma Evolution são certificadas, pertencem à rede Bosch, como deves saber.
Não existe qualquer selo de certificação da bateria no pais ou continente de origem, existe uma homologação, por isso tens os problemas que têm vindo a lume com as taxas aos Chineses. Com o que tenho visto dos videos do Bjorn, o unico problema que existe nestas reparações prende-se com a alteração de peso do veiculo, se mantiveres tudo dentro do mesmo peso não tens problema, ele proprio tem andado com um Soul que é original de 28kWh com bateria de 30kWh.
Isso da legalização é outro assunto, eu proprio tenho uma transformação desde 2010 que nunca consegui legalizar, isso é uma coisa completamente diferente de mudar as celulas de uma bateria de um EV, não tens nada que legalizar perante a lei, desde que as celulas que compras sejam certificadas e não alteres o veiculo, neste caso o peso, a bom rigor nem precisas da certificação para nada.
Esse caso da Tesla é obvio que ias mexer com o peso do veiculo, como acontece com o LEAF se colocares uma bateria maior.
Tenho falado isto da bateria como duas situações, podes fazê-lo mantendo tudo, tal como podes mudar o motor de um CI por um igual e fica tudo na mesma, ou podes ir pela via de aumentar a capacidade mas assim pagas mais mas tens mais capacidade e podes um dia ter problemas legais, ou não.
Só respondi ao ser complicado demais, perigoso e ilegal, isso é o bilhete de identidade de muitos dos CIs a circular, dizer que colocar uma bateria de 40kWh num LEAF de 24kWH em que a diferença é cerca de 100Kg é como dizer que é ilegal beber água a conduzir, epá....
