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Re: Novo estudo revela que VE's são mais poluidores do que CI's!

Enviado: 02 mai 2019, 00:38
por migle
Filipe, existem estimativas para as emissões de CO2 dos vulcões. Num ano mau são qualquer coisa como um décimo das emissões dos transportes apenas, https://www.climate.gov/news-features/c ... activities.


Eu estava um bocado a ignorar este tópico, porque quando isto aparece nesses sites de notícias, ficamos com a sensação de que só agora é que alguém resolveu comparar as emissões de CO2 ao longo da vida de eléctricos e combustão. Finalmente se lembraram!

Não... existem montanhas de estudos. Eu tenho uma pastinha aqui em casa com alguns deles. Existe um específico para Portugal (2011...).
Existem estudos e meta-estudos americanos com muitos anos, que mesmo com um mau mix energético, dão uma ligeira vantagem aos EVs.

Estudos sobre as emissões baseados no consumo dos carros em qualquer dos ciclos de teste feitos numa passadeira deviam pura e simplesmente ser proibidos, porque só servem para enganar as pessoas ou fazê-las perder tempo com as conclusões. Quaisquer conclusões acerca do que é melhor para a Alemanha têm de basear-se nas emissões reais (Real Driving Emissions).

A única coisa que este estudo atesta é que o mix energético da Alemanha é uma desgraça... Mesmo assim o mix esconde muita coisa. Se tivermos uma fábrica como a do BMW i3, o seu consumo energético não é o da média. Se os EVs carregarem durante a noite, as suas emissões são melhores que as do kWh médio.

Este tópico é, sim, da maior importância, mas nós devíamos fazer um grupo de tópicos, onde despejávamos as nossas pastinhas de estudos, com um tópico por cada estudo, e aí podíamos ver uns em contraponto com os outros.
BrunoAlves Escreveu: 01 mai 2019, 17:22 Mesmo nós às vezes lançamos uns "lugares comuns" que podem ou não ser exactamente verdade ;)
Em relação ao consumo energético de uma refinaria, cada uma terá as suas fontes de energia. Bem gostava de saber como é que funcionam os fornos e a produção de hidrogénio nas nossas... Mas neste caso, em que comparamos CO2, se a fonte energética da refinaria é mesmo o petróleo ou talvez o gás natural, tanto pior para as emissões. Em Portugal, antes fosse electricidade.

Mas é também um número mais ou menos conhecido na indústria, que a refinação do petróleo é metade da energia despendida na produção de gasolina/gasóleo. A outra metade divide-se em transporte e na bombagem do próprio petróleo. Portanto, se eles incluiram 30g/km para a produção do gasóleo...

Depois, novamente os mixes... O gasóleo que usa o tal Mercedes, não é o médio. Para o produzir é necessário mais energia térmica do que o médio e uma nova fase de mistura com hidrogénio para fazer a desulfurização...

Re: Novo estudo revela que VE's são mais poluidores do que CI's!

Enviado: 02 mai 2019, 01:15
por Filipe
migle Escreveu: 02 mai 2019, 00:38 Filipe, existem estimativas para as emissões de CO2 dos vulcões. Num ano mau são qualquer coisa como um décimo das emissões dos transportes apenas, https://www.climate.gov/news-features/c ... activities.


Eu estava um bocado a ignorar este tópico, porque quando isto aparece nesses sites de notícias, ficamos com a sensação de que só agora é que alguém resolveu comparar as emissões de CO2 ao longo da vida de eléctricos e combustão. Finalmente se lembraram!

Não... existem montanhas de estudos. Eu tenho uma pastinha aqui em casa com alguns deles. Existe um específico para Portugal (2011...).
Existem estudos e meta-estudos americanos com muitos anos, que mesmo com um mau mix energético, dão uma ligeira vantagem aos EVs.

Estudos sobre as emissões baseados no consumo dos carros em qualquer dos ciclos de teste feitos numa passadeira deviam pura e simplesmente ser proibidos, porque só servem para enganar as pessoas ou fazê-las perder tempo com as conclusões. Quaisquer conclusões acerca do que é melhor para a Alemanha têm de basear-se nas emissões reais (Real Driving Emissions).

A única coisa que este estudo atesta é que o mix energético da Alemanha é uma desgraça... Mesmo assim o mix esconde muita coisa. Se tivermos uma fábrica como a do BMW i3, o seu consumo energético não é o da média. Se os EVs carregarem durante a noite, as suas emissões são melhores que as do kWh médio.

Este tópico é, sim, da maior importância, mas nós devíamos fazer um grupo de tópicos, onde despejávamos as nossas pastinhas de estudos, com um tópico por cada estudo, e aí podíamos ver uns em contraponto com os outros.
BrunoAlves Escreveu: 01 mai 2019, 17:22 Mesmo nós às vezes lançamos uns "lugares comuns" que podem ou não ser exactamente verdade ;)
Em relação ao consumo energético de uma refinaria, cada uma terá as suas fontes de energia. Bem gostava de saber como é que funcionam os fornos e a produção de hidrogénio nas nossas... Mas neste caso, em que comparamos CO2, se a fonte energética da refinaria é mesmo o petróleo ou talvez o gás natural, tanto pior para as emissões. Em Portugal, antes fosse electricidade.

Mas é também um número mais ou menos conhecido na indústria, que a refinação do petróleo é metade da energia despendida na produção de gasolina/gasóleo. A outra metade divide-se em transporte e na bombagem do próprio petróleo. Portanto, se eles incluiram 30g/km para a produção do gasóleo...

Depois, novamente os mixes... O gasóleo que usa o tal Mercedes, não é o médio. Para o produzir é necessário mais energia térmica do que o médio e uma nova fase de mistura com hidrogénio para fazer a desulfurização...

Desculpa lá migle, mas eu não vou à bola com organizações como a NOAA Climate.gov, globalistas defensoras do aquecimento global, e não estou sozinho neste hoke como se constata através do link: https://wattsupwiththat.com/2010/02/08/ ... -omission/

Re: Novo estudo revela que VE's são mais poluidores do que CI's!

Enviado: 02 mai 2019, 10:55
por mjr
Não vamos misturar neste tópico as questões sobre se o aquecimento global é antropogénico e tem a ver, também, com o CO2.

Re: Novo estudo revela que VE's são mais poluidores do que CI's!

Enviado: 02 mai 2019, 14:58
por migle
Filipe Escreveu: 02 mai 2019, 01:15 Desculpa lá migle, mas eu não vou à bola com organizações como a NOAA Climate.gov, globalistas defensoras do aquecimento global, e não estou sozinho neste hoke como se constata através do link: https://wattsupwiththat.com/2010/02/08/ ... -omission/
Desculpa disparar o primeiro link que me apareceu, sem sequer olhar a quem escreveu. Também não queria usar um argumento de autoridade, apenas apontar para que se encontram estimativas científicas das emissões dos vulcões em cada um dos últimos anos, não é uma incógnita total, e sempre estiveram connosco.

Mas sim, este é todo um outro tópico.

Re: Novo estudo revela que VE's são mais poluidores do que CI's!

Enviado: 04 mai 2019, 18:18
por Apr
Pelos vistos está-se a começar a por em causa os numeros oficiais da industria incumbente...

https://www.cbc.ca/radio/quirks/april-2 ... -1.5111323

Quem procura justificar o seu carro fóssil com estes estudos pode começar a ficar muito preocupado.

Re: Novo estudo revela que VE's são mais poluidores do que CI's!

Enviado: 04 mai 2019, 20:42
por pemifer
Ainda hoje me lembrei deste estudo...
À minha frente um táxi acelerou a fundo e foi a deitar um fumarada descomunal enquanto não o perdi de vista...
Este taxi, duma empresa que conheço, vai ser aldrabado na véspera de ir à inspeção e no dia seguinte estará novamente a deitar mais fumo que um barco a vapor. Este táxi de certeza que não tem válvula EGR e muito menos filtro de partículas. Até porque são peças que dão problemas, retirando-as, os carros dão menos problemas e têm mais potência.
É este tipo de carro que é menos poluente que o meu que carrega à noite energia proveniente de eólicas e hídricas?

Re: Novo estudo revela que VE's são mais poluidores do que CI's!

Enviado: 06 mai 2019, 19:48
por caz
Tal como fizeram com as TUC TUC deviam obrigar os táxis a migrarem para elétricos. E os TVDE serem todos elétricos. Não faz sentido não aproveitarem a legalização dos TVDE sem os obrigar a serem elétricos.

Estes são dos veículos que mais andam e mais poluem, porque com os km que fazem raros são os que estão afinados... Muitos km e a poluir muito...

Re: Novo estudo revela que VE's são mais poluidores do que CI's!

Enviado: 06 mai 2019, 23:29
por BrunoFonseca
caz Escreveu: 06 mai 2019, 19:48 Tal como fizeram com as TUC TUC deviam obrigar os táxis a migrarem para elétricos. E os TVDE serem todos elétricos. Não faz sentido não aproveitarem a legalização dos TVDE sem os obrigar a serem elétricos.

Estes são dos veículos que mais andam e mais poluem, porque com os km que fazem raros são os que estão afinados... Muitos km e a poluir muito...
"Obrigar" não me parece correcto, mas criar condições para que façam a transição, sim. A Uber já deu esse passo, isto é, queres entrar tens que o fazer com um VE.
Quanto aos Taxis, deviam colocar em todas as praças de taxi postos de carregamento para uso exclusivo destes (com um cartão próprio)

A cidade de Amsterdão irá "fechar a porta" para motores a combustão até 2030 (são 11 anitos) onde vai proibir não só veículos de 4 rodas, mas também de 2 e até barcos.

Re: Novo estudo revela que VE's são mais poluidores do que CI's!

Enviado: 07 mai 2019, 01:01
por caz
Se quiseres dizer "fechar a porta" em vez de "obrigar" para mim dá no mesmo. Era ter um tempo de transição para substituição de todos os veículos por elétricos.

Relativamente aos TVDE não sei qual a regra, pois vejo muitos elétricos, mas vejo muitos novos que não são: Fiat tipo carrinha, Peugeot 308 carrinha, Renault Megane carrinha, ...

Já nos táxis em Lisboa só ainda vi dois: um Tesla model s e um leaf 40

Re: Novo estudo revela que VE's são mais poluidores do que CI's!

Enviado: 07 mai 2019, 01:35
por caz
Vi um estudo antigo sobre um universo de 3 490 táxis taxis em Lisboa, em que dizia:
65% fazem 1 turno de 12 horas
− 170 kms/dia (90 com clientes e 80 vazios – 47%)
− 62 300 kms/ano
35% fazem 2 turnos de 21 horas
− 282 kms/dia (165 com clientes e 117 vazios – 42%)
121 kms no turno de dia em 9 horas
161 kms de noite em 12 horas

O veículo mais popular actualmente entre taxistas é o Citroen C3 Elysee, que custa 13 000 € e gasta entre 7 e 8 litros aos 100 Km. Vendo o carro mais desfavorável, e considerando o preço do gasóleo a 1,3 €, o cenário de um só turno:

13000 + 5 * 60000 / 100 * 7 * 1,3 = 40300 €, ou seja compravam um Leaf ao Jasmin ou ao Orlando por 30000 € e ficavam com muito dinheiro para gastar em energia elétrica. Para além do que do que poupariam nas reparações que um ICE leva em 300 000 Km

Se o cenário for de 2 turnos ainda os números são mais interessantes... e qq VE actual consegue fazer turnos de 170 Km

Por isso o "obrigar" era vantajoso para todos...