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Re: À procura de uma alternativa
Enviado: 25 out 2017, 18:40
por Fil
Não há muito mais a dizer. Do leaf mk1 para o mk2 a diferença de degradação é grande, como vemos nos vários exemplos aqui do fórum.
O ideal seria poder carregar no trabalho e em casa, mas isso aplica-se a qualquer VE. Não sendo possível de todo, esse percurso num mk2 com 100 mil klms, faz-se bem, a maior parte do tempo é pára-arranca onde os ve's gastam pouco ou nada.
Se puder fazer um esforço para chegar aos 30kWh faça-o, mas aviso-o já que depois disso nunca mais toca num carro a combustível
Estamos cá para ajudar no que for necessário, sempre a dizer-lhe os prós e contras. Não se acanhe de fazer todas as perguntas, por muito tolas que lhe pareçam, todos já passámos por isso.
Boa sorte na escolha.
Re: À procura de uma alternativa
Enviado: 25 out 2017, 18:46
por Fil
sabicao Escreveu:Fil Escreveu:Sabicao, a realidade que refere ê de dois mk1, os mk2 não têm esse tipo de degradação, basta ver os vários que aqui temos no fórum, com mais de 100 mil klms e com 11/12 barras. Não é sequer comparável. A química da bateria dos primeiros modelos, é muito inferior à seguinte, daí ninguém aqui no fórum aconselhar os primeiros modelos para quem quer fazer 100 klms diários.
O que se pretende é que se diga a realidade, não que é tudo lindo ou feio. Basta ler com atenção este fórum, para se perceber que tudo é debatido e com realidade máxima. As opiniões foram dadas por foristas experientes, que conhecem os vários modelos e realidades.
Os MK2 têm uma escala de barras de capacidade diferente, eu sei disso. Tanto quanto julgo perceber deste e de outros fóruns, a melhoria na degradação das baterias do mk1 e as baterias "lizzard" é marginal. Mas o que mudou bastante foi a escala que a Nissan utiliza para mostrar ao utilizador, com o intuito simples e evidente de poupar nas substituições em garantia, que continuam a ser medidas em barras em vez de capacidade real.
Estou enganado?
Mais de 100.000kms com 12 barras? Ou mesmo com 11 barras? Ou a escala de barras está verdadeiramente deturpada ou então a evolução na robustez das baterias é revolucionária, em vez de evolucionária, que era a impressão que tinha até agora.
Esses casos que referem com 100.000kms e 11/12 barras, qual o desgaste real das baterias (gids ou soh)?
Acho que já foram esclarecidas estas questões que não estavam de todo correctas, no entanto, acho que para os modelos referidos, e se existir possibilidade financeira, o ideal seria substituírem essas baterias por novas (infelizmente a nissan só troca por 24kWh). Já ficariam com baterias mk2 e com uma duração muito superior. O custo, segundo os relatos aqui no fórum, é de 7 mil € cada uma. Trocar de carro também é uma possibilidade. O que pouparam em combustível já paga e bem o investimento necessário. Fica a ideia.
Re: À procura de uma alternativa
Enviado: 25 out 2017, 22:39
por VETL
sabicao Escreveu:
Os MK2 têm uma escala de barras de capacidade diferente, eu sei disso. Tanto quanto julgo perceber deste e de outros fóruns, a melhoria na degradação das baterias do mk1 e as baterias "lizzard" é marginal. Mas o que mudou bastante foi a escala que a Nissan utiliza para mostrar ao utilizador, com o intuito simples e evidente de poupar nas substituições em garantia, que continuam a ser medidas em barras em vez de capacidade real.
Estou enganado?
Quer parecer-me que redondamente.
E isso que julga perceber pode ser de outros fóruns, mas deste não!

Re: À procura de uma alternativa
Enviado: 25 out 2017, 22:48
por mjr
Precisamente. 24kW.h mk2 é muito melhor que 24kW.h mk1, sem sombra de dúvida, A velocidade de degradação é aproximadamente metade nas baterias do mk2, como já vimos vários exemplos de utilizadores neste fórum com diários de bordo.