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Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 25 jul 2016, 14:12
por sparrow
e na grelha frontal não há nada que se possa fazer para melhorar a aerodinâmica?

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 26 jul 2016, 16:48
por RNM
sparrow Escreveu:e na grelha frontal não há nada que se possa fazer para melhorar a aerodinâmica?
Tapar a grelha frontal, parcial ou completamente, é uma opção para melhorar a aero de praticamente qq carro.
No caso do Leaf, há quem já tenha testado e diz que funciona:
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.p ... 81#p412748

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 26 jul 2016, 16:50
por sparrow
e estás a pensar em também fazer essa mod?

a conversa da aerodinâmica pôs-me a pensar... conduzir na autoestrada colado na traseira de um camião/autocarro... boa ou má ideia?

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 26 jul 2016, 17:05
por jfr2006
sparrow Escreveu:
a conversa da aerodinâmica pôs-me a pensar... conduzir na autoestrada colado na traseira de um camião/autocarro... boa ou má ideia?
Boa em termos de aerodinâmica... Má em termos de segurança..qualquer obstáculo mais alto que passa bem por debaixo do camião e não passa por debaixo do carro constitui um risco de segurança e meio caminho andado para danos com custo elevado. Além disso, há o risco de apanhar com alguma pedra projectada pelo camião no vidro.

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 26 jul 2016, 17:29
por pemifer
sparrow Escreveu:e estás a pensar em também fazer essa mod?

a conversa da aerodinâmica pôs-me a pensar... conduzir na autoestrada colado na traseira de um camião/autocarro... boa ou má ideia?
Já houve quem o fizesse aqui no forum.
Se não me engano foi numa viagem Lisboa Fátima mas não me lembro o suficiente para te dizer onde está.
Estou certo que a pessoa se acusará. ;)

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 26 jul 2016, 17:41
por mjr
Na Wikipedia tem este artigo sobre isso:

https://en.wikipedia.org/wiki/Drafting_(aerodynamics)

Cito o seguinte parágrafo:
On the show MythBusters, drafting behind an 18-wheeler truck was tested and results showed that traveling 100 feet (30 m) behind the truck increased overall mpg efficiency by 11%.[10] Traveling 10 feet (3.0 m) behind the truck produced a 39% gain in efficiency.
30m é uma distância considerável, superior à distância de paragem típica a 90km/h (e considerando que o camião nunca parará instantaneamente), e alegadamente permite um ganho de 11% em eficiência. Parece-me demasiado.

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 27 jul 2016, 13:32
por RNM
sparrow Escreveu:e estás a pensar em também fazer essa mod?
Para já não.
Neste momento estou concentrado nas zonas das rodas.
a conversa da aerodinâmica pôs-me a pensar... conduzir na autoestrada colado na traseira de um camião/autocarro... boa ou má ideia?
Fiz Pombal Aveiras com essa técnica. Achei curioso ninguém ter comentado a média de consumo tão baixa àquela velocidade média.
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... dia#p72178

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 12 out 2016, 11:08
por RNM
Finalmente algumas novidades (!!!)

O meu Leaf já tem uma autonomia maior 10% a 120 km/h, em relação à original.
Vem a calhar, visto que já só tenho 254 Gids, 90% das 281 Gids de uma bateria nova.

Modificações até à data:
- Tampões
- Pressão nos pneus extra 0.2 bar
- Suspensão mais curta 35 mm (vulgo "rebaixado")
- Kit de correcção de camber nas rodas da frente

Sumário, desde o primeiro post:
- Rebaixar o carro parece ter melhorado 1.2% o Cd
. - Valor não relevante dada a difícil repetibilidade de testes no mundo real
. - Área frontal do carro diminui 0.56%, visto que as rodas estão mais para dentro das cavas, 30 mm.
. - Total medido: 1.78% de diminuição do arrasto aero (Cd x A)

- Diminuição do atrito de rolamento via kit de correcção de camber (agradável surpresa!)
. - Comprei este kit com 2 intuitos, diminuir o desgaste dos pneus na parte exterior e diminuir a subviragem (vulgo "understeer")
. - Efectivamente, cumpriu os objectivos.
. - Diminuir o atrito de rolamento em 12% (!!!) foi um resultado inesperado.


Assim, aqui ficam os seguintes gráficos de consumos para vossa apreciação.

Quem tiver experiência prática de conduzir em plano a velocidade constante e tiver valores diferentes destes, partilhe sff.

[img]https://s20.postimg.cc/53em8rjm5/k_Wh_v ... 90-160.jpg[/img]

[img]https://s20.postimg.cc/vczork5jh/k_Wh_vs_speed.jpg[/img]

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 12 out 2016, 17:22
por Fil
Essa redução de 12% é de facto muito inesperada. Só se as rodas tivessem fora do carro e passassem a estar por dentro, é que fazia sentido. A não ser que isso tenha reduzido em demasia o contacto com o solo, e subsequente segurança. Notaste alguma coisa em performance? Agora tens chuva para experimentar.

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 12 out 2016, 18:33
por Orlando
12%%%%%%
Eh lá!