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Re: Ion apos carregamento de 100%
Enviado: 31 jan 2016, 12:24
por FullElectric
hands Escreveu:Obrigado pela ajuda também ICEM4N

Como nunca carreguei o iOn em postos públicos ( eu sei é ridiculo)

Gostava de saber que aconselham a que tenha cmg. Tipo um para Tipo 2 ?
Salvo alguns negócios pontuais, normalmente o Ion não vem com o cabo de carregamento público, vem só com o EVSE para carregamento na tomada doméstica, não sei se é o seu caso.
Para carregar nos postos públicos poderá usar esse evse de 10A usando um adaptador de tomada CEE para Schuko, contudo o ideal é utilizar um cabo mode3 para ligar à tomada mennekes dos postos públicos (a preta), e que permite carregar cerca de 50% mais rápido que o outro cabo.
Re: Ion apos carregamento de 100%
Enviado: 31 jan 2016, 12:34
por FullElectric
hands Escreveu:O meu muito obrigado "FullElectric",
Com efeito o meu iON tem neste momento 5.000Kms apenas e ainda nao fez sequer os dois anos por isso aproveito a Garantia e deixei-oa na Peugeot na quinta-feira passada.
Vou desde ja enviar um e-mail ao assistente da Oficina Peugeot que esta a tratar do meu caso a solicitar essas "coisas" tecnicas de que me fala

e ver a atitudes deles para com o meu pedido
O meu muito obrigado !!! Espero um dia chegar a esses adfmiraveis 100.000KM

Se ainda não tem 2 anos então ainda faltam mais de 3 para termionar a garantia da bateria, que é de 5 anos ou 100.000km.
Como o carro é de 2014 em princípio terá uma bateria de 14,5kWh e não a anterior de 16kWh. Mas não se assuste pois essa de 14,5 é melhor que a antiga dado ser de uma química mais recente.
Re: Ion apos carregamento de 100%
Enviado: 31 jan 2016, 12:45
por hands
FullElectric Escreveu:hands Escreveu:O meu muito obrigado "FullElectric",
Com efeito o meu iON tem neste momento 5.000Kms apenas e ainda nao fez sequer os dois anos por isso aproveito a Garantia e deixei-oa na Peugeot na quinta-feira passada.
Vou desde ja enviar um e-mail ao assistente da Oficina Peugeot que esta a tratar do meu caso a solicitar essas "coisas" tecnicas de que me fala

e ver a atitudes deles para com o meu pedido
O meu muito obrigado !!! Espero um dia chegar a esses adfmiraveis 100.000KM

Se ainda não tem 2 anos então ainda faltam mais de 3 para termionar a garantia da bateria, que é de 5 anos ou 100.000km.
Como o carro é de 2014 em princípio terá uma bateria de 14,5kWh e não a anterior de 16kWh. Mas não se assuste pois essa de 14,5 é melhor que a antiga dado ser de uma química mais recente.
____
Correcto FullElectric o carro e de 2014. Nem me lembrava disso dos 5 anos

mas pelo sim pelo nao fui a Peugeot antes dos 2 anos

!! We never know

Pois, parece que esta sera de 14,5kWh eles assim me disseram, ainda bem que da essa opiniao de que esta sera melhor, sempre tive duvidas nesse campo.
Re: Ion apos carregamento de 100%
Enviado: 31 jan 2016, 12:49
por hands
FullElectric Escreveu:hands Escreveu:Obrigado pela ajuda também ICEM4N

Como nunca carreguei o iOn em postos públicos ( eu sei é ridiculo)

Gostava de saber que aconselham a que tenha cmg. Tipo um para Tipo 2 ?
Salvo alguns negócios pontuais, normalmente o Ion não vem com o cabo de carregamento público, vem só com o EVSE para carregamento na tomada doméstica, não sei se é o seu caso.
Para carregar nos postos públicos poderá usar esse evse de 10A usando um adaptador de tomada CEE para Schuko, contudo o ideal é utilizar um cabo mode3 para ligar à tomada mennekes dos postos públicos (a preta), e que permite carregar cerca de 50% mais rápido que o outro cabo.
Obrigado pela dica tambem "rnlcarlov",
Caro Fullelectric, sendo assim preciso
- Adaptador ficha CEE( 2 pinos) para Schuko. ( sendo assim os postos naos tem a vulgar CEE de 2 pinos)
- Esse cabo mode 3 sera o cabo de 32A? Tou "meio" baralhado

Re: Ion apos carregamento de 100%
Enviado: 31 jan 2016, 14:45
por FullElectric
hands Escreveu:FullElectric Escreveu:hands Escreveu:Obrigado pela ajuda também ICEM4N

Como nunca carreguei o iOn em postos públicos ( eu sei é ridiculo)

Gostava de saber que aconselham a que tenha cmg. Tipo um para Tipo 2 ?
Salvo alguns negócios pontuais, normalmente o Ion não vem com o cabo de carregamento público, vem só com o EVSE para carregamento na tomada doméstica, não sei se é o seu caso.
Para carregar nos postos públicos poderá usar esse evse de 10A usando um adaptador de tomada CEE para Schuko, contudo o ideal é utilizar um cabo mode3 para ligar à tomada mennekes dos postos públicos (a preta), e que permite carregar cerca de 50% mais rápido que o outro cabo.
Obrigado pela dica tambem "rnlcarlov",
Caro Fullelectric, sendo assim preciso
- Adaptador ficha CEE( 2 pinos) para Schuko. ( sendo assim os postos naos tem a vulgar CEE de 2 pinos)
- Esse cabo mode 3 sera o cabo de 32A? Tou "meio" baralhado

Os postos têm a CEE monofasica e a mode3 mennekes.
O Cabo mode3 que necessita é o de 16A pois o Ion nao carrega a mais. Mas se pretende adquirir, optar por um de 32 poderá ser boa ideia pois o preço é semelhante, funciona perfeitamente no Ion e já dá para um futuro VE
Re: Ion apos carregamento de 100%
Enviado: 31 jan 2016, 16:37
por hands
Obrigado
Nesse caso tenho de escolher o de 32A preto. Existe outra Ref. ou algo que ajude a identificar se o cabo se trata de um Mode3 ?
Isto serve ? J1772 to 62196-2 32 amp EV cable
IP54 Rated.
Re: Ion apos carregamento de 100%
Enviado: 31 jan 2016, 17:49
por Malm
Fico satisfeito em ver que mais alguém é da opinião que nos primeiros anos a perda de autonomia é praticamente imperceptível.
A autonomia estimada não permite ter uma ideia concreta da perda de autonomia devida à redução da capacidade. Eu usualmente tenho, neste momento, um valor entre os 80 e os 90 km, isto com 86.000 km e quase 5 anos. Mas consigo que me dê 125 km se fizer os últimos 20 km com um consumo inferior a 100 Wh. Estimo uma perda de autonomia entre os 15 e os 20%, enquanto uma perda de capacidade de 30% (neste momento a capacidade da bateria é de 34 Ah, quando em novo deveria ter uns 48 Ah). O teste da tomada é menos fiável nos i-MiEV que nos Leaf, porque o carro pode assumir 0% da carga com 280 V de voltagem máxima ou com 340 V, e são dois zeros completamente diferentes. Obviamente que se ele assumir o 0 com 280 V ele vai carregar muito mais do que se assumir o 0 com 340, e podem ter exatamente o mesmo estado de degradação. Eu posso-vos mostrar dois zeros completamente distintos dados pelo meu carro.
Nos i-MiEV, não sou adepto do teste da tomada. Prefiro a capacidade restante obtida nas revisões (teremos que pedi-lo). Por outro lado, eu tenho as minhas próprias metodologias para perceber o estado das baterias. Se o carro faz dos 100 aos 0% de SoC, e carrega 620/630 Wh entre os 50 e os 55%, está tudo normal.
Re: Ion apos carregamento de 100%
Enviado: 31 jan 2016, 19:29
por ICEM4N
Malm Escreveu:Fico satisfeito em ver que mais alguém é da opinião que nos primeiros anos a perda de autonomia é praticamente imperceptível.
A autonomia estimada não permite ter uma ideia concreta da perda de autonomia devida à redução da capacidade. Eu usualmente tenho, neste momento, um valor entre os 80 e os 90 km, isto com 86.000 km e quase 5 anos. Mas consigo que me dê 125 km se fizer os últimos 20 km com um consumo inferior a 100 Wh. Estimo uma perda de autonomia entre os 15 e os 20%, enquanto uma perda de capacidade de 30% (neste momento a capacidade da bateria é de 34 Ah, quando em novo deveria ter uns 48 Ah). O teste da tomada é menos fiável nos i-MiEV que nos Leaf, porque o carro pode assumir 0% da carga com 280 V de voltagem máxima ou com 340 V, e são dois zeros completamente diferentes. Obviamente que se ele assumir o 0 com 280 V ele vai carregar muito mais do que se assumir o 0 com 340, e podem ter exatamente o mesmo estado de degradação. Eu posso-vos mostrar dois zeros completamente distintos dados pelo meu carro.
Nos i-MiEV, não sou adepto do teste da tomada. Prefiro a capacidade restante obtida nas revisões (teremos que pedi-lo). Por outro lado, eu tenho as minhas próprias metodologias para perceber o estado das baterias. Se o carro faz dos 100 aos 0% de SoC, e carrega 620/630 Wh entre os 50 e os 55%, está tudo normal.
Nada melhor que um dos mais experientes condutores de clones do mundo dar a sua opiniao ...
Muito do que sei foi graças ao Malm
Re: Ion apos carregamento de 100%
Enviado: 01 fev 2016, 16:13
por hands
Grande Malm
Ligaram-me de la hoje a dizer que ainda estao a programar o carro e ainda nao fica pronto hoje... e vao 2 dias...
Vou la daqui a pouco buscar uma viatura de substituicao.
Ja me adiantaram que a bateria esta com 46Ah. Vou trazer o relatorio por escrito

Terei mais info esta noite.
Obrigado a todos
Re: Ion apos carregamento de 100%
Enviado: 01 fev 2016, 19:13
por hands
Malm Escreveu:Fico satisfeito em ver que mais alguém é da opinião que nos primeiros anos a perda de autonomia é praticamente imperceptível.
A autonomia estimada não permite ter uma ideia concreta da perda de autonomia devida à redução da capacidade. Eu usualmente tenho, neste momento, um valor entre os 80 e os 90 km, isto com 86.000 km e quase 5 anos. Mas consigo que me dê 125 km se fizer os últimos 20 km com um consumo inferior a 100 Wh. Estimo uma perda de autonomia entre os 15 e os 20%, enquanto uma perda de capacidade de 30% (neste momento a capacidade da bateria é de 34 Ah, quando em novo deveria ter uns 48 Ah). O teste da tomada é menos fiável nos i-MiEV que nos Leaf, porque o carro pode assumir 0% da carga com 280 V de voltagem máxima ou com 340 V, e são dois zeros completamente diferentes. Obviamente que se ele assumir o 0 com 280 V ele vai carregar muito mais do que se assumir o 0 com 340, e podem ter exatamente o mesmo estado de degradação. Eu posso-vos mostrar dois zeros completamente distintos dados pelo meu carro.
Nos i-MiEV, não sou adepto do teste da tomada. Prefiro a capacidade restante obtida nas revisões (teremos que pedi-lo). Por outro lado, eu tenho as minhas próprias metodologias para perceber o estado das baterias. Se o carro faz dos 100 aos 0% de SoC, e carrega 620/630 Wh entre os 50 e os 55%, está tudo normal.
Seguem os dados que a Peugeot aferiu:
Estado da Bateria de traccao: 88.5%
Estados de Carga apresentada no quadro de bordo, da bat. de traccao: 88,5%
Tensao Celula Maxima: 4.060
Numero de celula de traccao com a tensao maxima: 1
Tensao Celula Minima: 4.060
Tensao da Bateria de traccao: 324.8 Volt
Temperatura Maxima do modulo: 17 graus
Curto-circuito do sensor de entrada ( Terminal SENS): Inactivo
Curto Circuito do sensor pre controlo (terminal) PR...: Inactivo
Rele de saida do grupo motoventilador da bateria de tracao: Inactivo
Rele de Saida do controlador de bateria de tracao) terminalCMRY): Inactivo
Numero de celulas: 80
Valor maximo resitencia interna: 1.5MOhms
Capacidade total da bateria: 46.3 Ah
Potencia maxima recebida: 19.75KW