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Re: Leaf não liga

Enviado: 15 fev 2016, 14:16
por cgecastro
marcopns Escreveu:A bateria do meu mk2 anda muito acima da do VETL. Leituras: máxima:14,4v, mínima: 12,16v. Há dois valores que se repetem muitas vezes, talvez mais de 50% das leituras:12,96v e 12,88v
Ontem, primeiro dia de sol em muito tempo cá no Faial e com o painel solar reactivado estive atento às voltagens da bateria (medindo e através do leafspy)

Desligado - com algum sol - 12.50V aprox
Ligado - primeiros momentos - 14.4V (aprox 30s, mas tenho de confirmar (deve depender da corrente a ser injectada na bateria))
Ligado - depois do inicio - 13.4V (cerca de 10s)
Ligado - restante tempo - 12.96V (nunca desce nem sobe, sem acessórios ligados) (estão cerca de 14ºC será que ele corrige para a temperatura?!)

O meu também é mk1 e agora tem o painel solar a funcionar.

No entanto estas voltagens são na minha opinião muito baixas, a Nissan optou por não manter as voltagens adequadas para a maior durabilidade da bateria de 12V, especialmente uma de electrólito liquido... Se fosse de Gel já estava melhor. Deve ser para dar mais serviço aos concessionários :D
Estas voltagens levam à gradual degradação da bateria por sulfatação das placas.

Re: Leaf não liga

Enviado: 15 fev 2016, 14:28
por mjr
Precisamente. Deviam no mínimo manter a tensão nos 13,8V, e além disso periodicamente ir até aos 14,4V durante algumas horas para equilibrar as células e dissolver algum sulfato.

Re: Leaf não liga

Enviado: 15 fev 2016, 21:30
por jasmim
O que esta gente sabe! :) Admiração :P

Re: Leaf não liga

Enviado: 16 fev 2016, 11:10
por cgecastro
Hoje chove... Voltagem da bateria com o limpa pingas ligado 14.32 V , muito melhor assim já carrega qualquer coisa

Projecto ... comunicar à centralina que os limpa pingas estão ligados sem os ligar efectivamente :) , começar por retirar o fusível

Quem tem esquemas do Leaf Mk1 ou me saiba dizer onde os arranjar