Página 4 de 4
Re: Segunda vida para o pack do Leaf
Enviado: 01 abr 2016, 10:38
por OCasal
Então a empresa tem razão. Também tem de haver uma BMS para lidar com a bateria depois de reorganizada para 48v?
Re: Segunda vida para o pack do Leaf
Enviado: 01 abr 2016, 12:06
por mjr
Não necessariamente, mas é mais seguro. Se fosse LiFePO4 eu diria que não é necessário, já tenho há mais de 2 anos e as células continuam equilibradas. Se fosse LiCo, teria mesmo de ter, é uma química perigosa como provam imensos vídeos no YouTube, incluindo os acidentes com Teslas. LiMn é intermédio. Eu numa primeira fase começava sem BMS e encontraria uma gama de tensões segura. Depois avaliaria se é de facto necessário. Quando digo eu, sou mesmo eu. Não recomendaria a outra pessoa se ela não estivesse 100% à vontade com as células.
Re: Segunda vida para o pack do Leaf
Enviado: 01 abr 2016, 15:22
por OCasal
E consegue-se uma BMS?
Re: Segunda vida para o pack do Leaf
Enviado: 01 abr 2016, 16:06
por RJSC
OCasal Escreveu:E consegue-se uma BMS?
Sim, vende-se paras as motos elétricas e os reparadores destas instalam-nos regularmente, especialmente quando passam motos de baterias de chumbo para lítio.
Inclusivamente um reparador de motos elétricas da zona de Lisboa já instalou céulas de Leaf numa mota (Vectrix) como no seguinte exemplo:
http://insideevs.com/vectrix-electric-s ... es-videos/
Na zona Norte há quem te instale/venda um BMS, por exemplo a E-Mobilidade (
http://www.uve.pt/page/e-mobilidade/) ou a interflexo (
http://www.portugalio.com/interflexo-si ... -controlo/).
São empresas pequenas em que trabalham entusiastas da mobilidade elétrica, não a típica empresa instaladora de painéis solares para quem quer vender eletricidade à rede.