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Re: Nissan LEAF - SOC Meter for Android

Enviado: 17 mai 2013, 22:45
por mjr
Filipe Escreveu:Se calhar estão a pensar deixar de ser Benfiquistas :mrgreen: ( tambem com os ùltimos resultados obtidos ,não era de admirar ) :(
Não vamos falar de coisas tristes... ;)

As barras vermelhas supostamente indicariam as células em que os shunts de balanceamento estão ativos, mas será certamente outra coisa pois já me aconteceu ver células com menos tensão a vermelho. Deveriam ser as com mais tensão a ser descarregadas para que se equilibrem com as outras.

Re: Nissan LEAF - SOC Meter for Android

Enviado: 18 mai 2013, 18:46
por mjr
Finalmente aprendi a tirar screenshots:

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A célula 4 é a que limita a energia do meu pack. Para SOC mais baixos o fosso entre essa célula e as restantes vai aumentando.

Re: Nissan LEAF - SOC Meter for Android

Enviado: 18 mai 2013, 20:02
por Filipe
mjr, seria interessante comparar o estado das baterias dos diversos Leaf's deste Forum com este instrumento; Que tal imaginares um conjunto de medições
com várias percentagens de carga, a diferentes temperaturas para diferentes quilometragens ( já que a Nissan não nos fornece essa informação ) 8-)

Re: Nissan LEAF - SOC Meter for Android

Enviado: 18 mai 2013, 20:27
por marcopns
Muito bom para quem pretende comprar um Leaf usado! Continuem a partilhar pessoal!

Re: Nissan LEAF - SOC Meter for Android

Enviado: 19 mai 2013, 12:12
por ruimegas
Fico a aguardar essa metodologia. Tenho todo o gosto em participar e contribuir para uma melhor interpretação dos dados da bateria do LEAF.

Re: Nissan LEAF - SOC Meter for Android

Enviado: 20 mai 2013, 16:18
por jfreire
Engraçado. A capacidade ontem à noite deu-me quase mais 0,5% :D

O SOC é equivalente à leitura anterior (~61%). Talvez porque a temperatura do pack está 2ºC mais alta?

Este ELM327 é a melhor invenção do mundo!!

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Re: Nissan LEAF - SOC Meter for Android

Enviado: 20 mai 2013, 18:34
por mjr
A capacidade reportada pelo BMS não é estável. Com temperaturas mais baixas costuma dar mais capacidade e vice-versa. Não me estou a referir à temperatura da bateria mas sim da temperatura ambiente durante as viagens e a carga. O sensor de corrente parece ter uma forte dependência da temperatura, reportando mais corrente a frio e menos corrente a quente. Ao integrar a corrente o BMS vai ajustando a capacidade da bateria. Estes últimos dias mais frios podem ter contribuído para o "aumentar" da capacidade do jfreire. A mim aconteceu o mesmo, tive um mínimo de 211gids há uns dias, mas agora voltou aos 213 gids (a 80% de SOC).

Os testes interessantes que acho que se devem fazer são:

-Tensões das células após carga a 100%. Esperar 30 minutos antes de realizar a medição.
-Tensões das células logo após o aviso de bateria fraca. Esperar 30 minutos antes de realizar a medição.
-Tensões das células logo após o aviso de bateria muito fraca. Esperar 30 minutos antes de realizar a medição.
-OPCIONAL - tensão das células em tartaruga. Esperar 30 minutos antes de realizar a medição. Este penso que só deve ser realizado se, por acaso, atingirem a tartaruga.

O objetivo é verificar se há alguma célula a limitar a capacidade do pack e "prever" uma eventual avaria da bateria. Uma célula com significativamente menos capacidade terá ciclos mais profundos que as outras e irá degradar-se mais, portanto feedback positivo.

Também acho interessante irem monitorizando a evolução da capacidade da bateria, tipo uma vez por mês. A forma da curva pode dar uma ideia de como evolui a degradação com o tempo e mais uma vez prever como estará a bateria daqui a alguns ano.

Re: Nissan LEAF - SOC Meter for Android

Enviado: 20 mai 2013, 19:47
por Filipe
Obrigado pelas informações para análise da saúde dos nossos Bichinhos, mjr. :D

Re: Nissan LEAF - SOC Meter for Android

Enviado: 24 mai 2013, 20:18
por victormcpinto
Após intervenção da Nissan e substuição do módulo 36.

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Re: Nissan LEAF - SOC Meter for Android

Enviado: 24 mai 2013, 20:42
por RJSC
Estranho... Esse módulo 36 novo ainda tem menos tensão que muitos outros antigos.