Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
rjspedition
Mensagens: 600
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de Aquisicao: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition »

Sem ideia, e até mesmo por não saber, sinto que arrisquei demasiado em deixar chegar a este ponto. :oops:

Comigo fizeram 52 mil km nestes 2 anos e uns meses, mas não sei qual o historial destes Dunlop, se não faz sentido serem os originais (são de 2015, carro é de 2016) pela distância percorrida (151000 ??? ), também não faz sentido terem sido colocados a meio da vida do carro com tamanha diferença de fabrico.


No eixo traseiro tem a mesma data de fabrico mas muito mais piso. É arranjar agora orçamento para os mandar sair também asap. :D
Avatar do Utilizador
civic
Mensagens: 2218
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por civic »

Depois dá feedback dos Nexen, os que vinham no SOUL eram uma miséria em piso molhado.
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3706
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Nonnus »

rjspedition Escreveu: 19 out 2023, 17:06 Comigo fizeram 52 mil km nestes 2 anos e uns meses, mas não sei qual o historial destes Dunlop, se não faz sentido serem os originais (são de 2015, carro é de 2016) pela distância percorrida (151000 ??? ), também não faz sentido terem sido colocados a meio da vida do carro com tamanha diferença de fabrico.
O que acontece muitas vezes é certas casas de pneus compra determinado modelo em grandes quantidades e depois vão ficando em armazém e acabam por passar da validade. Depois para despachar vendem ao desbarato, quem não sabe pensa que esta a fazer um bom negócio. Provavelmente deve ter sido o que aconteceu nesse carro, compraram uns pneus mais baratos sem saber que os pneus já eram mais velhos que o carro :lol: :lol:

Lembro-me de uma vez ter comprado uns pneus no Roady com 50% de desconto, metade do valor de mercado, era um desconto real, não daqueles descontos que aumentam o preço para depois baixar. Num ICE não é grave porque os pneus gastam-se num ápice, agora nos electricos como duram mais pode-se tornar perigoso.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Avatar do Utilizador
civic
Mensagens: 2218
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por civic »

No meu i4 os pneus traseiros estão a acabar, nem um ano tem, isso dos EVs.... :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
rjspedition
Mensagens: 600
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de Aquisicao: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition »

rjspedition Escreveu: 19 out 2023, 12:11 Mais um mês, agora com 151009 km, SOH de 69,15%.
Mais um mês, 152070, SOH de 68,33%.
Depois dá feedback dos Nexen, os que vinham no SOUL eram uma miséria em piso molhado.
Não tenho nada de nada a apontar, no entanto com o Leaf pratico habitualmente uma condução mais defensiva, e o estado dos anteriores também condiciona a avaliação que possa fazer agora. :lol: Estou mais confortável com o carro. ;)

Curioso que após troca e rotação de pneus, o "clac clac clac" desapareceu por completo por mais que vire a direção até ao máximo. Mais de 1 mês sem qualquer indício do ruído.

Ainda bem que não alinhei a gastar umas centenas de euros para cada lado quando o carro esteve em oficina. Decididamente, necessito de encontrar novo local que conheça e saiba trabalhar bem com os LEAF na grande Lisboa.
rjspedition
Mensagens: 600
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de Aquisicao: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition »

rjspedition Escreveu: 11 fev 2023, 00:48 ... ao mesmo tempo que o carro perdeu o "kick" ao carregar acelerador a fundo que tinha. Será que já é uma questão de hábito e já não noto? Pela primeira vez estou a achar que falta genica ao carro, principalmente em velocidades superiores a 90.
Recuperar esta passagem do ano passado, dado que cada vez mais e principalmente em subidas, o carro se nota mais "preso" e com menos pujança, ao mesmo tempo que a carga na bateria cai de forma mais acentuada.

Com o Hx na casa dos 38% salvo erro não deverão existir grandes milagres.
Antes da compra já tinha aceitado que o carro ia perder capacidade da bateria e que isso se iria refletir na autonomia, não me lembrei é que essa perda de capacidade se iria notar também (e tanto) na disponibilidade da entrega de energia, pelo menos é a explicação que encontro para o carro não desenvolver tanto.

Sempre a aprender. :D
rjspedition Escreveu: 11 fev 2023, 00:48 Curiosamente a autonomia mantêm-se no esperado (?) para a época mais fria do inverno, a fazer 70 km diários com mais 70 no GOM.
60km e já chega a casa nos 48%... :lol:
cfvp
Mensagens: 1987
Registado: 11 nov 2017, 22:14

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por cfvp »

É pena essas situações. :(

Não está apto para troca de bateria?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 52 000 kms
rjspedition
Mensagens: 600
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de Aquisicao: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition »

Tal como disse no tópico aqui ao lado, quase que podia ser eu a escrever isto hoje:
Infelizmente hoje o meu Leaf fez a última viagem "grande" até levar a bateria nova.
Não é felizmente ainda o caso (até quando...??), mas é cada vez mais difícil tirar o Leaf da rotina normal casa trabalho e tentar ir mais além.

O dia hoje acabou com 115 km feitos e com o spy assim:
PSX_20231208_225906.jpg
Pela primeira vez apareceu o aviso de células fracas, e também pela primeira vez em muito tempo o carro chegou a - - - % embora com 16% no Leaf Spy.

Para quem conhece saímos de Montemor (Loures) com 17% para chegar a Loures com 22%, com 15 km quase sempre a subir pela frente até casa. Não fosse pelo facto de ter vindo em ECO com o acelerador fortemente limitado (a queda de % até ao alto de Guerreiros foi quase inexistente) provavelmente não tinha chegado a casa.

A queda nas prestações (e é mesmo das prestações, não do SOH) da bateria desde o Verão tem sido completamente a pique sem ter existido grande alteração no percurso típico do carro. Qualquer subida é logo queda a pique no SOC.

Não sei o que esperar francamente do futuro do Leaf, provavelmente terá de ser equacionada a sua troca muito antes do previsto, é uma grande despesa completamente fora do plano.

Cada vez menos dá para confiar no carro, provavelmente é a altura de assumir que a sua compra terá sido um erro dispendioso.
Não está apto para troca de bateria?
Ainda não chegou lá, e o tempo está a acabar.
cfvp
Mensagens: 1987
Registado: 11 nov 2017, 22:14

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por cfvp »

Saiu a 17% e chegou com 22%? Isso é bom. :? :)

É pena o carro estar já a falhar assim. :( Quanto já poupaste?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 52 000 kms
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3706
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Nonnus »

Quando dizes que tempo está acabar é pelos 8 anos ou pelos km? Se for pelos km como já vimos muita da degradação acontece por tempo e não pelos km, é uma questão de aguentar o carro e como cada vez andas menos e tens duas células aparentemente com mais degradação vai chegar a uma altura que vais ver o SOH a cair a pique.

Houve uma altura que eu também pensei que ia morrer na praia, de um momento para outro duas células dão o estoiro e o SOH começou a cair a pique.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”